Pular para o conteúdo principal

JAZZ VERSUS FUNK CARIOCA - POR: MARCOS BENEDITO - 08/02/2023

A música brasileira sempre foi rica em diversidade e talento! 

Durante a década de 60,tivemos o surgimento da Bossa Nova, que serviu de inspiração para uma mudança de estilo de interpretação e de conteúdo nas letras compostas por jovens da classe média do rio de Janeiro. 

Nas décadas de 70 e 80, surgiram os grandes festivais da época, o país experimentou o surgimento do movimento do Tropicalismo e da música de protesto, isto tudo em plena Ditadura Militar, revelando grandes cantoras como, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Nara Leão, Elza Soares e outras. 

Passado o período dos grandes festivais, o Brasil continuou testemunhando o surgimento de novas e talentosas cantoras, como Cássia Eller, Baby do Brasil, Rita Lee, Iza, entre outras. 

A música americana, percorrendo a sua trajetória característica, também continua a florescer com artistas, como Samara Joy, uma excepcional cantora de jazz que venceu a indicação ao ao prêmio de revelação do Grammy 2023.

Anitta, que disputou com Samara Joy, tem um estilo musical centrado no erotismo, Samara Joy, ao contrário de Anitta, valoriza a tradição cultural do seu país, reverenciando o seu passado, prestando homenagem às grandes musas do jazz americano com a sua arte musical. 

A derrota de Anitta na indicação ao Grammy é um sinal de que ainda há esperança na valorização da boa música. 

Embora a música com apelo erótico possa ser popular, ainda há um lugar para a música de qualidade, como o jazz, que é valorizado por sua habilidade técnica e apreciação pela tradição.

O funk carioca é caracterizado por sua batida pesada e letras ousadas e controversas. 

Por outro lado, o jazz é uma forma musical que surgiu nos Estados Unidos no início do século XX, e, é conhecido por sua complexidade harmônica, improvisação e influências da música negra americana.

A vitória de Samara Joy sinaliza a valorização da música de qualidade e a importância de manter vivas as tradições musicais.

Algumas das grandes musas do jazz americano incluem Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Sarah Vaughan, Dinah Washington e muitas outras. Agora, o jazz conta com mais uma estrela brilhante, Samara Joy, que tem se destacado com sua voz forte e habilidade de interpretação. 

Ela se junta a essas lendas do jazz, continuando a preservar e valorizar a tradição musical americana. 

Enquanto isto, no Brasil, os apaixonados pela boa música, torcem para que este momento de banalidade musical passe rapidamente, para que assim como acontece nos EUA, possamos continuar vendo o surgimento de promissoras estrelas cantantes, em nosso cotidiano musical! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p