Pular para o conteúdo principal

Funcionários do Twitter na África acusam Elon Musk de discriminação - Larry Madowoda - CNN 21/11/2022

 

Twitter demitiu todos os funcionários africanos, exceto um, apenas quatro dias depois que a empresa abriu um escritório físico após a aquisição de Musk

Funcionários de cerca de uma dúzia não receberam indenização, o que eles dizem ser exigido pelas leis trabalhistas de Gana, com base em seus contratos de trabalho
Funcionários de cerca de uma dúzia não receberam indenização, o que eles dizem ser exigido pelas leis trabalhistas de Gana, com base em seus contratos de trabalhoREUTERS/Carlos Barria

Funcionários demitidos na sede do Twitter na África estão acusando o Twitter de “desrespeitar deliberada e imprudentemente as leis de Gana” e tentar “silenciá-los e intimidá-los” depois que foram demitidos.

A equipe contratou um advogado e enviou uma carta à empresa exigindo que ela cumpra as leis trabalhistas do país da África Ocidental, forneça a eles uma indenização adicional e outros benefícios relevantes.

Eles também fizeram uma petição ao governo de Gana para obrigar o Twitter a “cumprir as leis de Gana sobre redundância e oferecer aos funcionários uma negociação justa e um pagamento por demissão”, de acordo com uma carta ao chefe do trabalho do país obtida pela CNN.

“Está claro que o Twitter, Inc. sob o comando do Sr. Elon Musk está deliberadamente ou imprudentemente desrespeitando as leis de Gana, está operando de má fé e de uma maneira que busca silenciar e intimidar ex-funcionários a aceitar quaisquer termos unilateralmente lançados contra eles”, a carta afirma.

O Twitter demitiu todos os funcionários africanos, exceto um, apenas quatro dias depois que a empresa abriu um escritório físico na capital Accra após a aquisição de Elon Musk.

Mas os funcionários de cerca de uma dúzia não receberam indenização, o que eles dizem ser exigido pelas leis trabalhistas de Gana, com base em seus contratos de trabalho.

Eles também alegam que não foram informados sobre os próximos passos — ao contrário dos funcionários nos Estados Unidos e na Europa — até um dia depois que a CNN noticiou sua situação.

Na carta ao Twitter Ghana Ltd, os funcionários africanos rejeitaram um “Acordo de Separação Mútua de Gana” do Twitter, que eles dizem ter sido enviado para seus e-mails pessoais oferecendo o pagamento final que a empresa afirma ter chegado após uma negociação .

Vários membros da equipe e seu advogado disseram que não houve tal negociação sobre indenizações. Eles alegam que estava abaixo do exigido por lei e contradiz o que Musk twittou que os funcionários que partiriam receberiam.

“Todos os que saíram receberam uma oferta de 3 meses de indenização, o que é 50% a mais do que o exigido legalmente”, tuitou Musk.

O Twitter informou aos funcionários baseados em Gana no início de novembro que eles seriam pagos até o último dia de trabalho — 4 de dezembro. E continuarão a receber o pagamento integral e os benefícios durante o período de aviso prévio de 30 dias.

“Foi muito vago, não falou sobre licença pendente ou folga remunerada, e apenas pediu que assinássemos se concordássemos. Nunca me preocupei em voltar ao documento porque é um lixo e ainda viola as leis trabalhistas aqui”, disse um ex-funcionário à CNN sob condição de anonimato.

A equipe de Accra acusa o Twitter de tratá-los de má-fé, de falta de transparência e de discriminação em relação a funcionários demitidos em outras jurisdições.

“Os funcionários estão angustiados, humilhados e intimidados com essa reviravolta. Há funcionários não ganenses, alguns com famílias jovens, que se mudaram para cá para trabalhar e agora foram deixados sem cerimônia em apuros, sem provisão para despesas de repatriação e nenhuma maneira de se comunicar com o Twitter”, diz o aviso ao Diretor de Trabalho de Gana.

A advogada deles, Carla Olympio, diz que a rescisão repentina de quase toda a equipe violou a lei trabalhista de Gana porque é considerada uma “demissão” que requer um aviso de três meses às autoridades e uma negociação sobre o pagamento por demissão.

“Em total contraste com as garantias internas da empresa dadas aos funcionários do Twitter em todo o mundo antes da aquisição, parece que pouca tentativa foi feita para cumprir as leis trabalhistas de Gana e as proteções nelas consagradas para trabalhadores em circunstâncias em que as empresas estão realizando demissões em massa devido a uma reestruturação ou reorganização”, escreveu ela em comunicado à CNN.

Os funcionários disseram em seu apelo ao Chief Labor Officer de Gana que a entrada formal do Twitter no continente começou com “grande fanfarra e com o apoio do governo”, e esperam atenção semelhante à sua situação agora.

Eles estão exigindo 3 meses de salário bruto como indenização, despesas de repatriação para funcionários não ganenses, aquisição de opções de ações fornecidas em seus contratos e outros benefícios, como continuação de assistência médica, oferecidos a funcionários em todo o mundo.

CNN entrou em contato com o Ministério de Emprego e Relações Trabalhistas de Gana para comentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...