Pular para o conteúdo principal

A DIFERENÇA ENTRE DESENVOLVER AÇÕES EFETIVAS E APENAS CRITICAR (VALE A PENA LER DE NOVO)- POR: MARCOS BENEDITO

 A DIFERENÇA ENTRE AGIR E CRITICAR

Marcos Benedito


Em 2009, tive a grata satisfação de participar do processo de Revisão do Tratado de Durban em Genebra na Suíça. 


Lembro-me das reuniões preparatórias em Brasília, foram pelo menos três, com ampla participação das principais lideranças da sociedade civil, movimento negro e do próprio governo. 


Neste período eu exercia também a presidência do INSPIR (Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial) e também participava do CNPIR (Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial), órgão ligado à SEPPIR (Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial) na representação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

  

As reuniões preparatórias eram muito intensas e desgastantes, com a participação ativa de todos os segmentos, cada um deles preocupados com cada item do Tratado, todos atentos até mesmo aos pontos e vírgulas que iriam fazer parte do documento final.


Frases iniciadas com “fortalecer”, “atender”, “garantir”, “buscar” eram totalmente esmiuçadas e na maioria dos casos trocadas por palavras mais objetivas e diretas que no ponto de vista da maioria traduziam melhor a intenção do texto e o compromisso de cada um dos atores sociais envolvidos.


Colocamos em prática a preocupação de sair do campo das generalizações, valorizando a praticidade e da aplicabilidade das ações.   


E realmente, aquelas preocupações foram consideradas e quase que totalmente contempladas na semana de debate que transcorreu no auditório principal do prédio da ONU (Organização das Nações Unidas). 


Acabei de ler e de comparar as propostas dos dois principais candidatos que estarão disputando a vaga de prefeito em Araçatuba.


Um dos candidatos não tem nada de concreto para apresentar, resumindo o seu plano de governo em melhorar aquilo que já existe. O outro é o atual prefeito, candidato a reeleição, que de uma maneira corajosa e desenvolvimentista, concretizou tudo aquilo que outros fizeram muito mal ou ficaram somente na intenção de realizar. 


A linguagem utilizada pelos dois candidatos, não deixa nenhuma margem de dúvida, enquanto um quer apenas “garantir” o outro diz que “estamos construindo”, um diz “disciplinar”, o outro diz “estamos revitalizando”. 


Araçatuba nos últimos três anos, transformou – se em destaque no cenário nacional de modelo de governança e na adoção de políticas sociais.


O Brasil do ano de 2003 para cá, tornou-se um dos únicos países no mundo que pratica verdadeiramente todas as políticas previstas no Tratado de Durban, através de ações concretas de ações afirmativas e da adoção de políticas públicas voltadas para a população afrodescendente brasileira. 


Uma expressão verbal pode trazer dentro de si a verdadeira intenção do nosso coração. 


Numa leitura mais atenciosa, podemos constatar sem nenhuma sombra de dúvida, se a intenção é fazer a crítica pela crítica ou verdadeiramente mudar para melhor a vida das pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...