Pular para o conteúdo principal

A única música brasileira na lista das 500 melhores da história na revista Rolling Stone 14 outubro 2021 - POR: ROLLING STONES

 

The Beatles

Legenda da foto,

Uma música dos Beatles foi eleita como uma das 10 melhores de todos os tempos pela Rolling Stone

Quase duas décadas depois de lançar a lista das "500 melhores músicas de todos os tempos", a revista Rolling Stone finalmente atualizou seu famoso ranking.

Para fazer a nova seleção, a publicação americana afirma que convocou mais de 250 artistas, músicos e produtores, além de críticos e jornalistas da indústria musical.

    "Cada um enviou uma lista com um ranking de suas 50 músicas favoritas de todos os tempos, e tabulamos os resultados", explica a revista.

    No total, eles votaram em cerca de 4 mil músicas — e daí saiu a lista das 500 melhores.

    De acordo com a publicação, a primeira versão da lista era repleta de canções de rock e soul, enquanto na nova edição predominam os gêneros hip hop, country moderno, indie, pop latino, reggae e R&B.Fim do Talvez também te interesse

    Das 500 novas músicas selecionadas, há apenas uma brasileira. A canção Ponta de Lança Africano (Umbabarauma), lançada em 1976 por Jorge Ben, aparece como a 351ª colocada.

    A música é a primeira faixa do álbum África Brasil (1976), de Jorge Ben, um "artista versátil", segundo a revista, que "combinou sem esforço bossa nova e samba com rock e funk".

    Jorge Ben

    CRÉDITO,HAYLEY MADDEN/REDFERNS VIA GETTY IMAGES

    Legenda da foto,

    'Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)', de Jorge Ben, foi lançada em 1976

    A maior parte das canções são em inglês, sendo a maioria delas lançada nos Estados Unidos.

    De acordo com a revista, mais da metade — 254 ao todo —não estavam presentes na lista original, publicada em 2004, incluindo um terço das 100 primeiras.

    "O resultado é uma visão mais ampla e inclusiva do pop, música que continua a reescrever sua história a cada batida", diz a revista.

    Aretha Franklin

    CRÉDITO,GETTY IMAGES

    Legenda da foto,

    'Respect', de Aretha Franklin, encabeça a lista compilada pela Rolling Stone

    As 10 melhores

    Das 10 músicas eleitas as melhores de todos os tempos, oito são clássicos do século passado.

    • Respect, Aretha Franklin (1967)
    • Fight the power, Public Enemy (1989)
    • A change is gonna come, Sam Cooke (1964)
    • Like a rolling stone, Bob Dylan (1965)
    • Smells like teen spirit, Nirvana (1991)
    • What's going on, Marvin Gaye (1971)
    • Strawberry fields forever, The Beatles (1967)
    • Get ur freak on, Missy Elliott (2001)
    • Dreams, Fleetwood Mac (1977)
    • Hey ya!, Outkast (2003)

    Ao contar a história por trás de Respect, a Rolling Stone observa que a canção "catalisou o rock & roll, o gospel e o blues para criar o modelo de soul music que os artistas continuam a buscar na atualidade".

    "Em suas memórias de 1999, Franklin escreveu que a música refletia 'a necessidade do homem e da mulher comuns na rua, do homem de negócios, da mãe, do bombeiro, do professor; todos eles queriam respeito'. Ainda queremos."

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

    “EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

    19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

    Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

    Empresas impõem regras para jornalistas

    REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p