O Irã inaugurou na última quinta-feira uma instalação de comando e controle da Defesa Aérea chamada “Mitzuma Matzuma” ao redor da instalação nuclear em Fordow, no distrito de Qom, publicou o Centro de Assuntos Públicos e de Estado de Jerusalém, citando a mídia do país. O anúncio ocorre em meio a especulações crescentes de que Israel está se preparando para a possibilidade de um ataque às instalações nucleares iranianas.
A comandante da defesa aérea iraniana, Alirza Sabahi Fred, inaugurou o quartel-general, dizendo que o Irã está expandindo seu sistema de defesa aérea e que “o inimigo não pode nem pensar em atacar o Irã”. Sabahi Fred elogiou a defesa aérea e os sistemas de defesa cibernética do Irã e disse que eles eram muito avançados tecnologicamente.
A base em Purdue serve como uma instalação subterrânea para enriquecimento de urânio usando 2 centrífugas IR. Em janeiro, o Irã começou a enriquecer a instalação de urânio em 20% e, ao mesmo tempo, a instalação de enriquecimento em Natanz começou a enriquecer urânio em 60%. Em janeiro de 2013, uma explosão ocorreu em uma instalação em Purdue e uma instalação elétrica adjacente.
Ao mesmo tempo, Mahdi Farahi, vice-ministro da Defesa Mahdi Farahi, disse que o Irã em breve lançaria uma versão nova e mais avançada do sistema de defesa aérea avançado Bavar-373 que supera em tecnologia o avançado sistema de defesa aérea 400 S.
O Irã revelou Bavar-373 durante agosto de 2019 após lançar o sistema Bavar-373 de forma independente em resposta a uma proibição imposta à Rússia de exportar o sistema 300S GNA para o Irã e afirmou que é capaz de identificar 300 alvos simultaneamente, rastreando 60 deles interceptando 6 alvos Simultaneamente e até mesmo lidar com tentativas de bloqueio e assim por diante. (Bavar-373 é mais avançado do que o russo 400S).
O tenente-coronel Michael Segal, pesquisador sênior do Centro de Assuntos Públicos e do Estado de Jerusalém e ex-chefe do ramo iraniano da divisão de pesquisa das Forças Armadas, disse que em sistemas feitos para proteger instalações nucleares e infraestrutura estratégica. Se o sistema GNA iraniano for realmente melhor do que o sistema russo, ele poderá adquirir e atingir alvos em um raio de 400 km.
Em junho, Dimitri Shugab, diretor do serviço de cooperação técnico-militar russo, disse que o ministro da Defesa iraniano havia demonstrado interesse em uma série de sistemas de defesa aérea russos, incluindo o 400S, durante sua visita à exposição ARMY-2020 na Rússia.
Segal enfatiza que a aquisição do sistema pelo Irã pode levar a sanções dos EUA à Rússia, embora o acordo nuclear tenha levantado o embargo do Irã às exportações e importações de armas.
Fonte: IsraelHayom
Comentários
Postar um comentário