Pular para o conteúdo principal

Quando o wi-fi foi criado e o que o nome significa - Redação BBC News Mundo - 3 maio 2021

Wi-fi

Legenda da foto,

Graças à tecnologia wi-fi, podemos nos conectar à internet sem a necessidade de cabos

Para muitos, a palavra wi-fi se tornou uma das primeiras pronunciadas quando entramos em um lugar pela primeira vez.

Na casa de amigos, num restaurante ou numa sala de espera, perguntar se tem wi-fi e qual é a senha faz parte da rotina para garantir que estejamos sempre conectados à internet.

Mas você já se perguntou de onde vem essa palavra?

Dada sua semelhança com Hi-Fi (abreviatura em inglês para "High Fidelity", que significa Alta-fidelidade), você poderia supor que o termo é derivado de Wireless Fidelity, ou seja, da fidelidade do sinal sem fio.

Mas a palavra wi-fi é uma invenção que não tem nada a ver com isso.Fim do Talvez também te interesse

Conforme revelou em 2005 Phil Belanger, um dos membros fundadores da Wi-Fi Alliance, a associação global de empresas que deu origem ao wi-fi, a palavra não significa absolutamente nada: nasceu simplesmente como resultado de uma estratégia de marketing.

Símbolo do wi-fi em celular

CRÉDITO,GETTY IMAGES

Legenda da foto,

Hoje em dia há vários dispositivos que podem ser conectados por wi-fi

O termo wi-fi foi criado pela agência de marketing Interbrand. Ela foi encarregada do lançamento da marca e apresentou 10 sugestões de nomes à Wi-Fi Alliance para que escolhessem um.

"Precisávamos de algo um pouco mais atraente do que 'IEEE 802.11 b Direct Sequence", explicou Belanger citando a denominação oficial desse tipo de comunicação.

A confusão quanto ao significado do nome deste tipo de comunicação sem fio parece ter surgido como resultado de a empresa ter adicionado inicialmente em suas promoções a frase: "o padrão para fidelidade sem fio", uma vez que os membros do conselho de administração não confiavam em usar um nome inventado que não estivesse associado a nenhum significado.

Mais tarde, eles reconheceram que adicionar este texto foi um erro, disse Belanger, e removeram essa frase explicativa.

Invenção relativamente nova

A Wireless Ethernet Compatibility Alliance (hoje Wi-Fi Alliance), que deu origem ao wi-fi, foi formada em setembro de 1999 por seis empresas. Atualmente, cerca de 800 fazem parte do grupo.

Hedy Lamarr

CRÉDITO,GETTY IMAGES

Legenda da foto,

Além de atriz, Lamarr era uma inventora com uma mente brilhante

Mas antes de nascer esse sistema que transmite informações por ondas de rádio (que usa frequências entre 2 e 5 gigahertz do espectro eletromagnético), houve outras invenções e empreendimentos que tornaram essa forma de comunicação possível.

Uma das iniciativas mais notáveis ​​surgiu do esforço e da inteligência de Hedy Lamarr, uma aclamada estrela de Hollywood dos anos 1940 que, além de encenar o primeiro orgasmo em um filme, era um gênio da tecnologia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a atriz desenvolveu um sistema de torpedos guiados por rádio que os impedia de serem detectados pelo inimigo, e uma tecnologia de espectro alargado por salto de frequência que acabou dando origem ao primeiro padrão de conexão wi-fi (o IEEE 802.11) em 1997.

Mapa do mundo

CRÉDITO,GETTY IMAGES

Legenda da foto,

O wi-fi utiliza ondas de rádio como outras tecnologias

Outro passo importante no estabelecimento desta tecnologia ocorreu no início dos anos 1970, quando foi criada uma rede sem fio chamada ALOHAnet, que demonstrou que era possível enviar dados sem o uso de fios entre as ilhas do Havaí.

E em 1991, como explica a revista New Scientist, a AT&T e a NCR criaram o precursor do wi-fi como uma forma de conectar caixas registradoras, chamado WaveLAN.

Esta tecnologia — cujo potencial não foi imediatamente apreciado no início — se tornou tão popular que o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) criou o padrão 802.11 que hoje chamamos de wi-fi e que é fundamental para as comunicações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p