Pular para o conteúdo principal

QAnon: o que é e de onde veio o grupo que participou da invasão ao Congresso dos EUA - Mike Wendling - BBC News - 07/01/2021

 

Apoiador do QAnon

Legenda da foto,

Manifestantes invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos EUA

Apoiadores do movimento QAnon estavam entre a multidão que o Capitólio, sede do Congresso dos EUA, na quarta-feira (6/1).

Vários ativistas proeminentes foram vistos no interior do prédio, enquanto outros exibiam faixas de apoio ao movimento dentro e fora do local.

O presidente americano, Donald Trump, considerado um herói pelo movimento, chegou perto de endossar a teoria da conspiração e descreveu os ativistas do QAnon como "pessoas que amam nosso país".

Pule Twitter post, 1

Final de Twitter post, 1

Mas o que é o QAnon e quem são seus apoiadores?

Um manifestante vestindo uma camisa do QAnon fala com a polícia dentro do edifício do Capitólio dos EUA na quarta-feira
Legenda da foto,

Um manifestante vestindo uma camisa com o slogan do QAnon 'Confie no plano' fala com a polícia dentro do prédio do Capitólio dos EUA na quarta-feira

O que é?

Em sua essência, o QAnon é uma teoria ampla e completamente infundada que diz que o presidente Trump está travando uma guerra secreta contra os pedófilos adoradores de Satanás do alto escalão do governo, do mundo empresarial e da imprensa.

Seus apoiadores vaticinam que esta luta levará a um dia de ajuste de contas, em que pessoas proeminentes, como a ex-candidata presidencial Hillary Clinton, serão presas e executadas.

Essa é a definição geral, mas há tantos desdobramentos, desvios e debates internos que a lista total de afirmações do QAnon é enorme — e muitas vezes contraditória. Os adeptos recorrem a eventos de notícias, fatos históricos e numerologia para desenvolver suas próprias conclusões rebuscadas.

Pule YouTube post, 1
Legenda do vídeo,Alerta: Conteúdo de terceiros pode conter publicidade

Final de YouTube post, 1

Onde é que tudo começou?

Em outubro de 2017, um usuário anônimo fez uma série de postagens na rede social 4chan. O usuário assinou como "Q" e afirmou ter um nível de aprovação de segurança dos EUA conhecido como "autorização Q".

Essas mensagens ficaram conhecidas como "Q drops" ou "breadcrumbs", muitas vezes escritas em linguagem enigmática salpicada de slogans, promessas e temas pró-Trump.

Rapidamente, a teoria ganhou milhares de fãs. A quantidade de tráfego sobre o assunto nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter, Reddit e YouTube explodiu desde 2017, e os números aumentaram ainda mais durante a pandemia do coronavírus.

Apoiadores do QAnon trazem faixas e bandeiras para manifestações em apoio ao presidente Trump
Legenda da foto,

Apoiadores do QAnon trazem faixas e bandeiras para manifestações em apoio ao presidente Trump

As grandes empresas de mídia social subsequentemente endureceram suas regras sobre o conteúdo QAnon e retiraram centenas de contas e vídeos de apoio.

Mas as redes sociais e pesquisas de opinião mostram que há pelo menos centenas de milhares, senão milhões, de pessoas que acreditam em pelo menos algumas das teorias bizarras apresentadas pelo QAnon.

E sua popularidade não diminuiu apesar de ter sido repetidamente desmaracada. Por exemplo, os primeiros "Q drops" focaram na investigação do procurador especial Robert Mueller.

Os apoiadores do QAnon alegam que a investigação de Mueller sobre a interferência russa nas eleições de 2016 nos EUA foi na verdade um acobertamento elaborado sobre uma investigação sobre pedófilos. Quando terminou sem nenhuma revelação bombástica, a atenção dos teóricos da conspiração se voltou para outro lugar.

Qual é o impacto do QAnon?

Adeptos do movimento impulsionam hashtags e coordenam ataques dos que consideram inimigos — políticos, celebridades e jornalistas que eles acreditam estar encobrindo os pedófilos.

Não são apenas mensagens ameaçadoras online. O Twitter diz que tomou medidas contra a QAnon por causa do potencial de "danos offline".

Vários apoiadores do QAnon foram presos após fazer ameaças ou tomar medidas de fato offline.

Em um caso notável em 2018, um homem fortemente armado bloqueou uma ponte sobre a Represa Hoover. Mais tarde, Matthew Wright se declarou culpado de uma acusação de terrorismo.

"Para onde vamos, vamos todos", frequentemente abreviado como "WWG1WGA!" (em inglês) é um dos slogans mais populares do QAnon
Legenda da foto,

"Para onde vamos, vamos todos", frequentemente abreviado como "WWG1WGA!" (em inglês) é um dos slogans mais populares do QAnon

Um estudo do instituto de pesquisa Pew Research Center em setembro de 2020 descobriu que quase metade dos americanos tinha ouvido falar do QAnon — o dobro do número de seis meses antes. Dos que ouviram falar, um quinto teve uma visão positiva do movimento.

Apoiadores exibindo pôsteres do QAnon apareceram nos comícios de Trump no verão passado
Legenda da foto,

Apoiadores exibindo pôsteres do QAnon apareceram nos comícios de Trump no verão passado

E para muitos adeptos, o QAnon forma a base de apoio ao presidente Trump.

Uma das dezenas de sinais e camisetas com o tema QA, capturados por câmeras durante um comício de Trump
Legenda da foto,

Uma das dezenas de sinais e camisetas com o tema QA, capturados por câmeras durante um comício de Trump

Trump, involuntariamente ou não, retuitou apoiadores do QAnon e, antes da eleição, seu filho Eric Trump postou um meme do QAnon no Instagram.

Uma defensora do QAnon, Marjorie Taylor Greene, da Geórgia, foi eleita para o Congresso dos EUA em novembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...