É muito importante salientar que o calendário judaico hoje não é o calendário bíblico, mas sem dúvida alguma está baseado nele. Com algumas regras acrescentadas afim de corrigir a diferença anual das estações e acima de tudo, uma mudança radical nos nomes, para os nomes do meses do calendário babilônico, entre eles, alguns que levantam suspeitas de serem nomes de deidades babilônicas.
O Calendário Judaico segundo a qual são realizadas as atividades do cotidiano de todos nós foi adotado para orientar a população judaica principalmente quando estava no cativeiro após a expulsão por parte dos romanos. A maioria dos habitantes de Israel vivem de acordo com o calendário internacional, Gregoriano, e em parte de acordo com o calendário Judaico. Esta convivência hoje com o calendário cristão-gregoriano não é prejudicial, é uma adaptação a realidade internacional, porém os ciclos de festas e memoriais, dias santos e meses judaicos continuam sendo observado principalmente pela população mais religiosa do país.
A fonte de todos os nomes dos meses do calendário judaico é do idioma Acádio, um antigo idioma da Babilônia babilônica. O acadiano era a língua falada e escrita pelos judeus na Babilônia durante o exílio logo após a destruição do Primeiro. Os nomes dos meses foram trazidos para Israel em Israel por Shavei Zion, ou seja, pelos judeus que voltaram da Babilônia para Israel Israel com Esdras e Neemias.
Os nomes dos meses que eram comuns em Israel antes do exílio babilônico não foram preservadas. O calendário de Gezer do século X AC não menciona os nomes dos meses, mas foi nomeado para o trabalho feito nos campos e vinhas, a fim de dar aplicabilidade do volume de negócios anual de como funcionava a agricultura. Os nomes de alguns meses do ano estão mencionados nos livros de Reis, mas não são aplicáveis no dia a dia na rotina judaica como eram “Mês robusto” = Tishrei; “Mês do sêlo” = Cheshvan, no calendário dos cananeus estes eram nomes de sacrifícios mensais que ocorriam a cada lua nova.
Segue abaixo os nomes dos meses judaicos
Mês de Tishrei
Acadiano Tishrei = Iniciar. Este mês é mencionado em I Reis 8:2 chamado Lua robusta ou Mês robusto. Há apenas um mês do resto dos nomes babilônicos, que também é Ugarit (3) = lua vai servir.
Tishri
Mês de Cheshvan
Acadiano, Lua ou Mes de selo ou completa = oitavo mês. Mencionado no I Livro dos Reis 6:38 chamada Yareach Bull.
Mês de Kislev
Assírio, Lua espessa ou Mês espesso. Acadianas – micelas = óleo espesso. palavra hipotética significando lombo expectativa de chuva. É mencionado duas vezes na Bíblia – o livro de Zacarias 7:1 e em Neemias 1:1.
Mês de Tevet
Acadiano, afundamento. Aparentemente, a lama que se acumula por causa das chuvas. Mencionado no livro de Ester 2:16.
Mês de Shivat
Acadiano, tribo – o mês com chuva. Mencionado no livro de Zacarias 1:7.
Mês de Adar
Acadiano, o significado não é claro. Sugerem que a interpretação que é um mês cinzento, chuvoso, mal iluminado (nublado). Mencionado no livro de Ester, 3:7.
azevinho
Mês de Nissan
Acadiano, brotos, rebentos, mencionado em Neemias, 2:1, Livro de Ester, 3:7.
Nissan
Mês de Yar
Acadiano, significa que a luz. Mencionado no Talmud, Tratado Rosh Hashaná.
Mês de Sivan
Acadiano: Uma data fixa.
Mês de Tamuz
Acadiano, Tamuz é o nome de um deus babilônico antigo.
Tamuz
Mês de Av
Acadiano: Abu = Canas, juncos. Nele fazia-se o corte de cana. Também chamado Av Menachem segundo uma lenda nele teria nascido o Messias, em Tishá be’Áv.
Mês de Elul
Acadiano,colheita, eu seja, neste mês fazia-se a colheita.
Comentários
Postar um comentário