Frota do Irã se fortalece com mais de 180 drones de produção nacional (FOTOS) - 23.09.2020 - POR: SPUTNIK BRASIL
Frota do Irã se fortalece com mais de 180 drones de produção nacional (FOTOS)
Nesta quarta-feira (23), a frota naval do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês) recebeu 188 veículos aéreos não tripulados (UAV, na sigla em inglês) e helicópteros.
Na cerimônia de entrega na cidade de Bandar Abbas, o almirante da força naval, Alireza Tangsiri, afirmou que três modelos de drones de lançamento vertical (Sepeher, Shahab-2 e Hodhod-4) foram revelados pela 1ª vez e seriam usados para missões de reconhecimento.
Fotos da cerimônia de transferência de 188 drones e helicópteros para a Marinha do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã. Parece que são veículos tanto novos quanto revisados.
De acordo com ele, diversos drones Mohajer produzidos localmente também vão integrar a frota. Os novos aparelhos possuem resistência em voos a grande altitude e capacidade de operar em longas distâncias.
"Com os drones integrando [a frota], todas as missões da Marinha do IRGC serão cobertas por drones iranianos locais", salientou Tangsiri.
Ele também divulgou que veículos aéreos não tripulados iranianos rastrearam nesta semana o porta-aviões Nimitz antes de este passar pelo estreito de Ormuz para entrar no golfo Pérsico.
O anúncio ocorre após o comandante da Força Aérea do Irã, Mohammad Zalbeigi, afirmar à agência Mehr News no final de maio que a criação e produção de aeronaves localmente era uma questão de tempo, apesar do peso das sanções impostas pelos EUA.
Zalbeigi comentou que o caça iraniano Kowsar, que atualmente está em serviço na Força Aérea do país persa, pode ser um exemplo do progresso da produção local.
Em julho de 2019, o Exército iraniano recebeu seus primeiros drones Mohajer-6, que até então só tinham sido utilizados pelo IRGC.
Tensões entre EUA e Irã
A entrada em serviço dos drones ocorre em meio ao aumento das tensões entre Teerã e Washington, que escalaram após o assassinato do comandante iraniano Qassem Soleimani, morto em um ataque de drones dos EUA em 3 de janeiro deste ano.
As tensões persistem desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a retirada do tratado nuclear com o Irã, o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) em maio de 2018, impondo novas sanções econômicas contra o país.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário