Pular para o conteúdo principal

Frota do Irã se fortalece com mais de 180 drones de produção nacional (FOTOS) - 23.09.2020 - POR: SPUTNIK BRASIL

 Drone iraniano é lançado durante exercício militar no sul do Irã (imagem de arquivo)

As aeronaves devem aumentar as capacidades de vigilância e reconhecimento do país, assim como permitir realizar bombardeios de forma remota.

Nesta quarta-feira (23), a frota naval do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês) recebeu 188 veículos aéreos não tripulados (UAV, na sigla em inglês) e helicópteros.

Na cerimônia de entrega na cidade de Bandar Abbas, o almirante da força naval, Alireza Tangsiri, afirmou que três modelos de drones de lançamento vertical (Sepeher, Shahab-2 e Hodhod-4) foram revelados pela 1ª vez e seriam usados para missões de reconhecimento.

​Fotos da cerimônia de transferência de 188 drones e helicópteros para a Marinha do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã. Parece que são veículos tanto novos quanto revisados.

​De acordo com ele, diversos drones Mohajer produzidos localmente também vão integrar a frota. Os novos aparelhos possuem resistência em voos a grande altitude e capacidade de operar em longas distâncias.

"Com os drones integrando [a frota], todas as missões da Marinha do IRGC serão cobertas por drones iranianos locais", salientou Tangsiri.

Ele também divulgou que veículos aéreos não tripulados iranianos rastrearam nesta semana o porta-aviões Nimitz antes de este passar pelo estreito de Ormuz para entrar no golfo Pérsico.

O anúncio ocorre após o comandante da Força Aérea do Irã, Mohammad Zalbeigi, afirmar à agência Mehr News no final de maio que a criação e produção de aeronaves localmente era uma questão de tempo, apesar do peso das sanções impostas pelos EUA.

Zalbeigi comentou que o caça iraniano Kowsar, que atualmente está em serviço na Força Aérea do país persa, pode ser um exemplo do progresso da produção local.

Em julho de 2019, o Exército iraniano recebeu seus primeiros drones Mohajer-6, que até então só tinham sido utilizados pelo IRGC.

Drone iraniano Mohajer-6
© FOTO / YOUTUBE / PERSIAN_BOY
Drone iraniano Mohajer-6

Tensões entre EUA e Irã

A entrada em serviço dos drones ocorre em meio ao aumento das tensões entre Teerã e Washington, que escalaram após o assassinato do comandante iraniano Qassem Soleimani, morto em um ataque de drones dos EUA em 3 de janeiro deste ano.

As tensões persistem desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a retirada do tratado nuclear com o Irã, o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) em maio de 2018, impondo novas sanções econômicas contra o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p