Pular para o conteúdo principal

Mike Pompeo disse que os Estados Unidos estão pensando em banir o TikTok - by Pranav Dixit - BuzzFeed News Reporter

Questionado sobre se os americanos deveriam baixar o TikTok em seus celulares, ele respondeu: “Apenas se você quiser que suas informações privadas terminem nas mãos do Partido Comunista Chinês

Prakash Singh / Getty ImagesIndianos seguram cartazes incitando as pessoas a remover aplicativos chineses em Nova Déli (foto tirada em 30 de junho). O TikTok negou que tenha compartilhado informações sobre os usuários indianos com o governo chinês após ser banido da Índia na semana passada.Os Estados Unidos estão pensando em banir o TikTok e outros aplicativos chineses por motivos de segurança nacional, afirmou Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, em uma entrevista a Laura Ingraham, da Fox News.“Você deve saber que estamos levando isso muito a sério. Definitivamente estamos analisando isso”, disse Pompeo em resposta a uma pergunta de Ingraham sobre se os EUA considerariam banir os aplicativos chineses de redes sociais dias após a Índia – o maior mercado do TikTok fora da China – ter banido quase 60 aplicativos chineses, incluindo o TikTok, após confrontos na fronteira entre os dois países.“No que diz respeito aos aplicativos chineses nos celulares das pessoas, posso assegurar a você que os Estados Unidos também acertarão nesse ponto, Laura”, disse Pompeo. “Eu não quero passar à frente do presidente, mas é algo que estamos analisando.”

Quando perguntado se os americanos deveriam baixar o TikTok em seus telefones, Pompeo respondeu: “Apenas se você quiser que suas informações privadas terminem nas mãos do Partido Comunista Chinês.”

Em resposta aos comentários de Pompeo, um porta-voz do TikTok disse o seguinte ao BuzzFeed News: “O TikTok é dirigido por um diretor-executivo americano, com centenas de funcionários e lideranças importantes nos campos de segurança, privacidade, produtos e políticas públicas nos EUA. A nossa maior prioridade é promover uma experiência segura e confiável no aplicativo para os nossos usuários. Nunca fornecemos dados de usuários ao governo chinês e não o faríamos mesmo se isso fosse solicitado.”

Os comentários de Pompeo foram feitos em um período de crescente tensão entre os Estados Unidos e a China nas áreas de comércio, tecnologia e segurança nacional, dentre outras. Na semana passada, a Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission ou FCC) declarou as empresas chinesas de telecomunicação Huawei e ZTE como ameaças à segurança nacional, proibindo que redes nos EUA utilizem fundos federais para comprar equipamentos dessas empresas.

Após a Índia banir 59 aplicativos chineses na semana passada, Pompeo disse que os Estados Unidos louvavam a iniciativa de banir aplicativos móveis “que poderiam atuar como apêndices do Estado de vigilância do Partido Comunista Chinês”.

O TikTok pertence à ByteDance, uma empresa com sede em Pequim que é considerada uma das mais valiosas do mundo – a empresa foi avaliada em US$ 100 bilhões em maio, segundo o site especializado Business Insider. Nos últimos anos, o aplicativo explodiu em popularidade entre adolescentes e jovens millenials em países como a Índia e os Estados Unidos, registrando mais de 2 bilhões de downloads no início deste ano. É o primeiro aplicativo chinês que realmente teve algum sucesso fora de seu país de origem.

Mas a popularidade do TikTok e seus vínculos com a China têm sido alvo de escrutínio no mundo todo. No ano passado, parlamentares dos EUA expressaram preocupação com a censura da empresa a usuários que criticavam o governo chinês e com a possibilidade do aplicativo enviar dados privados dos americanos à China.

Para ganhar a confiança de Washington, o TikTok contratou no ano passado Kevin Mayer, ex-executivo da Disney nos EUA, para ser o diretor-executivo da empresa, além de ter assegurado que o aplicativo opera em separado da ByteDance. A empresa armazena os dados de usuários americanos exclusivamente em servidores no estado da Virgínia e em Singapura, relatou o jornal New York Times no ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...