Pular para o conteúdo principal

O ÚLTIMO SUSPIRO - POR: MARCOS BENEDITO - 21/05/2020

Provavelmente, vivemos os tempos mais difíceis dos últimos 100 anos, na história da humanidade, e conseqüentemente; do Brasil

Um Brasil diferente, conectado, avançado tecnologicamente, mas que, no entanto, continua enfrentando problemas seríssimos em relação à desigualdade social. 

A riqueza continua concentrada nas mãos de poucos, a pobreza, nas mãos de muitos! 

Ainda somos muito atrasados nas relações humanas, a maioria da população continua privada de estrutura básica. 

A maioria das moradias não tem direito nem mesmo a tratamento de esgoto. 

A exclusão social é um dado concreto, ressaltada por todos os organismos relacionados aos Direitos Humanos, e neste contexto; somos campeões em mortes violentas, feminicídio, extermínio de jovens, discriminação racial, xenofobia, intolerância religiosa etc. 

Neste contexto, surge a pandemia do coronavírus! 

Ao escrever este artigo, o Brasil está assumindo o terceiro lugar, perdendo somente para Estados Unidos e Rússia, no número de contaminados pela covid 19. 

Mas o Brasil vai além, em decorrência de disputas políticas, o país se destaca também nos equivocados movimentos em torno da tentativa de controlar a doença, protagonizando uma disputa entre o Governo Federal e os Governos Municipais, que se reflete na população em forma de descaso em torno do isolamento social e da quarentena, considerando-se inclusive o mau exemplo protagonizado pela maior autoridade política, quando por mais de uma vez, incentivou aglomerações, participou de marchas de protesto, e até ironizou o número de mortos. 

Somos um povo que tem uma experiência dolorida, decorrente da fragilidade do sistema de saúde pública. 

O Brasil começa a pagar a conta da falta de investimento em estrutura, com o constante deslizamento de encostas, inundações, rompimento de barreiras, queimadas na Amazônia, gravíssimo acidentes provocados pela falta de zelo e de empenho dos governantes. 

Por outro lado, somos uma nação privilegiada, que raramente enfrenta um grande desastre natural, devido às características do nosso continente. 

Na maioria dos países que estão passando pelo ataque epidemiológico, houve um esforço coletivo da iniciativa pública e privada, para a adoção de medidas adequadas ao combate ao problema, possibilitando inclusive, a medição da curvatura do covid 19. 

Isto facilitou o cálculo da flexibilidade das políticas de controle, visando a retomada da rotina da produção econômica. 

Em nosso país, devido ao duplo comando, disputas políticas, desrespeito as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), subnotificação de casos, troca de Ministros durante a aceleração da contaminação, entre outros problemas; não se tem ao certo a previsão da estabilização dos números de caso, possível número de mortos, uma projeção do recuo da doença. 

Em algumas regiões, devido a falta de recursos, já se faz necessário a hierarquização dos doentes, com a respectiva escolha de qual a prioridade no uso do respirador artificial. 

Outro dado extremamente relevante, repercutido na imprensa; relata que muito embora as pessoas brancas sejam o maior número de contaminados, os óbitos atingem em maior número aos não brancos, em especial; aos negros. 

Paradoxalmente, em várias regiões do Brasil, crescem o número de carreatas incentivadas pelos empresários, que reproduzem o discurso midiático do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, pela volta dos trabalhadores aos meios de produção, que inclusive, promove a assinatura de protocolo de utilização de medicamento não aprovado pelo organismo de controle, e que de acordo com especialistas, não comprovou nenhuma eficácia no tratamento contra o coronavírus, além de provocar gravíssimos efeitos colaterais.  

O Brasil, pode não ser vítima de constantes desastres naturais, porém, os ataques provocados intencionalmente, por aqueles que deveriam zelar pela vida de cada brasileiro, podem provocar o registro histórico do maior genocídio da sua história


Comentários

  1. Infelizmente estamos passando pelo pior período da nossa história...e temos a frente um presidente despreparado que faz um desgoverno,sem capacidade nenhuma de estar a frente da nossa nação...e lamentável !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...