Pular para o conteúdo principal

Uma milícia pró-Trump clama por uma nova guerra civil, e o Twitter não vê violação de suas regras - Ryan Broderick BuzzFeed News Reporter

Quando é que promover o extremismo violento não significa promover o extremismo violento? Quando o Twitter diz que não.

Andrew Lichtenstein / Getty Images
Membros da Oath Keepers ocupam o campo da Batalha de Gettysburg para impedir uma suposta queima de bandeiras confederadas por grupos antifascistas em 1º de julho de 2017.
Um tuíte falando sobre uma segunda guerra civil americana escrito por uma milícia de extrema-direita dos Estados Unidos com quase 24.000 seguidores não viola os termos de serviço do Twitter.
Na noite de domingo, Donald Trump tuitou uma discussão mencionando declarações feitas pelo pastor Robert Jeffress no canal Fox News dizendo que, se o presidente dos EUA sofrer um impeachment, será o início de uma guerra civil.
A conta no Twitter pertencente à Oath Keepers, que o Southern Poverty Law Center descreve como "um dos maiores grupos radicais antigovernistas dos EUA na atualidade", publicou um tuíte citando o presidente e acrescentou: "É importante que esta discussão inteira seja lida. O termo 'guerra civil' está cada vez mais na boca da população. E não é só uma 'guerra fria civil' — é uma guerra 'quente' civil total. O fato é que patriotas consideram a esquerda como inimigos domésticos da Constituição que estão determinados a destruir a república..."
O Twitter disse ao BuzzFeed News que não comentaria sobre se os tuítes que clamam pela guerra civil violam ou não seus termos de serviço. Mas o BuzzFeed News apurou que a plataforma não tem intenção de remover o tuíte ou de tomar qualquer ação baseada em suas políticas contra a conta da organização.
Em junho, o Twitter formalizou um processo que vinha operando em segredo havia anos. Políticos que violassem os termos de serviço da empresa não seriam punidos, e seu conteúdo permaneceria no site caso atingisse um determinado grau de "interesse público". Se o conteúdo de um político não atendesse aos critérios de interesse jornalístico, seus tuítes permaneceriam no ar, mas em quarentena, precedidos de um aviso legal.
Trump, como presidente dos Estados Unidos, qualifica-se, por definição, como uma exceção de interesse público. Mas uma milícia não estaria, presumivelmente, protegida pelos mesmos critérios.
De acordo com as regras e políticas atuais do Twitter, qualquer conteúdo que promova violência, terrorismo ou extremismo violento não é permitido. "Não é permitido fazer ameaças de violência contra um indivíduo ou um grupo de pessoas", dizem os termos de serviço do Twitter. "Não é permitido ameaçar nem promover terrorismo ou extremismo violento."
Com a decisão do Twitter, parece que um grupo miliciano tuitando sobre uma "guerra 'quente' civil total" não se qualifica como promover extremismo violento.
A organização Oath Keepers foi fundada em 2009 por Stewart Rhodes, ex-paraquedista militar e ex-funcionário do deputado republicano Ron Paul. Embora a organização alegue ser um grupo apartidário de ex-militares e policiais que fizeram o juramento de "defender a Constituição contra todos os inimigos, estrangeiros e domésticos", a Liga Antidifamação e o Southern Poverty Law Center a classificam como um um grupo extremista fortemente armado.
Durante os protestos de 2014 e 2015 em Ferguson, Missouri, membros da milícia percorreram as ruas com rifles Bushmaster calibre .50. Em junho, durante uma manifestação de republicanos contra leis de mudanças climáticas, o Senado Estadual teve que ser fechado devido a uma "possível ameaça de milícia" depois que os membros da Oath Keepers chegaram para protestar.
A Oath Keepers não respondeu ao pedido para comentar, embora a conta do grupo no Twitter permanecesse ativa enquanto pessoas a acusavam de cometer traição e diziam que iriam denunciá-la à equipe de segurança do Twitter.
"Trump não está ameaçando uma guerra civil, e nem eu", a conta tuitou. "Mas a esquerda está se arriscando a criar uma. Só um fato."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...