10.000 ANOS EM 200 SEGUNDOS: O ANÚNCIO DA GOOGLE É O INÍCIO DA SUPREMACIA QUÂNTICA NA COMPUTAÇÃO? - POR: CIÊNCIA NEWS
Uma equipe de especialistas trabalhando na máquina Sycamore do Google disse que seu sistema quântico executou um cálculo em 200 segundos que levaria um computador clássico 10.000 anos para ser concluído.
O dispositivo do Google poderia fazer com que até os supercomputadores mais poderosos do mundo - capazes de executar milhares de trilhões de cálculos por segundo - pareçam um brinquedinho do início dos anos 2000.
Computadores comuns, mesmo os mais rápidos, funcionam de maneira binária: realizam tarefas usando pequenos fragmentos de dados conhecidos como bits, que são apenas 1 ou 0.
Essa propriedade, conhecida como superposição, significa que um computador quântico, composto de vários qubits, pode processar um número enorme de possíveis resultados simultaneamente.
Mas fragmentos de dados em um computador quântico, conhecidos como qubits, podem ser 1 e 0 ao mesmo tempo.
O Sycamore, com apenas alguns milímetros de diâmetro, resolveu a tarefa em 200 segundos, um processo que em uma máquina comum levaria 10.000 anos - em outras palavras, várias centenas de milhões de vezes mais rápido.
O computador utiliza alguns dos aspectos mais impressionantes da mecânica quântica, incluindo um fenômeno conhecido como "entrelaçamento" - no qual dois membros de um par de bits podem existir em um único estado, mesmo que distante.
O CEO do Google, Sundar Pichai, afirmou que o resultado é uma grande mudança na computação.
Depois que um rascunho do artigo do laboratório do Google apareceu on-line no mês passado, a fabricante de chips IBM, que administra seu próprio programa de computação quântica, disse que as imagens dos feitos do computador Sycamore foram exageradas.
A busca pela supremacia quântica ainda está longe de terminar. Os próprios autores reconhecem a necessidade de um hardware melhor e de técnicas de monitoramento mais sofisticadas para realmente aproveitar o poder do quantum.
O anúncio de quarta-feira não foi isento de controvérsias.
Em vez de 10.000 anos para um supercomputador comum corresponder ao desempenho do Sycamore, os cientistas da IBM alegaram que seriam mais dois anos e meio usando os processadores tradicionais mais sofisticados.
"Como o significado original do termo 'supremacia quântica' ... era descrever o ponto em que os computadores quânticos podem fazer coisas que os computadores clássicos não conseguem, esse limite não foi atingido", escreveram eles em seu blog.
Fonte:
https://phys.org/news/2019-10-quantum...
Comentários
Postar um comentário