Pular para o conteúdo principal

Ivanka Trump, a filhíssima do presidente - 10/07/2019 - AMANDA MARS - POR: EL PAÍS

Aos 37 anos, ela conseguiu um protagonismo inusitado na Casa Branca


Ivanka Trump, a filhíssima do presidente
LUIS GRAÑENA
Quando tinha 10 anos, Ivanka Trumpera uma garota com muito dinheiro e um pânico atroz. Naquele ano de 1990, a imprensa cor-de-rosa falava do romance de seu famosíssimo pai com outra mulher, Marla Maples, e do iminente divórcio de seus pais, o que lhe proporcionava momentos muito amargos na escola. Um dia chegou em casa chorando e perguntou: “Mamãe, isso significa que eu vou deixar de ser Ivanka Trump?”. É difícil imaginar hoje essa menina como a filha do presidente dos EUA, transformada subitamente e aos 37 anos em uma das altas diplomatas do Governo mais poderoso do mundo, presente em todo tipo de cúpula ou reunião oficial, acompanhando o pai como se de uma princesa herdeira se tratasse.
Quando chegou ao poder, o republicano nomeou Ivanka e seu marido, Jared Kushner, assessores do presidente, um título vago que lhes permite participar de qualquer reunião ou negociação. Ela havia começado como modelo, tinha trabalhado nos negócios da família e no reality show do pai (O Aprendiz), para acabar abrindo sua própria empresa de moda. Há alguns anos, publicou um livro intitulado Women Who Work: Rewriting the Rules for Success (Mulheres que Trabalham: Reescrevendo as Regras do Sucesso) e contou um dos seus segredos: “Cultivar a autenticidade”. A Ivanka adulta já não deve temer, não há ninguém mais Trump do que ela.
O presidente disse abertamente que a vê como mais do que uma boa candidata à Casa Branca, que cogitou propô-la para dirigir o Banco Mundial e que ela teria sido perfeita como embaixadora na ONU. “Jared e Ivanka são os supostos príncipes da América. Sua rápida e dourada ascensão a um nível de poder extraordinário na Casa Branca não tem precedentes e é perigosa”, diz a jornalista investigativa Vicky Ward em um livro recente, Kushner, Inc. Ivanka, que significa pequena Ivana, o nome de sua mãe, sempre foi a preferida do presidente. Foi ela a escolhida para fazer parte de sua equipe de confiança. Ele se desfaz em elogios a sua inteligência, seu poder de negociação, ele a vê como um belo alter ego. Anos atrás, em uma entrevista, chegou a dizer: “É sexy, não? Se não fosse minha filha, sairia com ela”. Pura provocação, puro Trump.

Estudou alguns anos em Georgetown, mas acabou se formando na mesma escola de negócios que
 Trump, Wharton (Pensilvânia). Anos depois conheceu Jared, um jovem rico pelo qual se converteu ao judaísmo e adotou o nome de Yael quando se casou em 2009. O casal se instalou em um luxuoso apartamento em Manhattan, teve três filhos em um tempo relativamente curto (2011, 2013 e 2016 ) e fez fortuna, muita fortuna. Seus negócios e investimentos proporcionaram uma renda de 135 milhões de dólares no ano passado (cerca de 471 milhões de reais). Ela acabou fechando a empresa de moda e acessórios, que não passava por seu melhor momento e também provocava muitas críticas por conflito de interesses: na mesma noite que jantava na Flórida com o presidente Xi Jinping e seu pai, Pequim aprovou várias licenças comerciais para sua empresa de joias.O fascínio é recíproco. A mãe conta em suas memórias que na infância Ivanka –principalmente depois do divórcio– procurava o tempo todo a atenção do pai. Muito mais do que seus irmãos, o mais velho, Donald e o menor, Eric. “Ivanka ia vê-lo no escritório a cada oportunidade e telefonava para ele constantemente do armário do bedel da escola”, explica a ex-mulher do atual presidente.
Quando o pai iniciou sua corrida à Casa Branca, Jared e Ivanka se tornaram sua sombra e, ao vencer, incorporou-os à sua equipe. A lei antinepotismo que os EUA aprovaram no final dos anos sessenta para evitar casos como o de JFK (que nomeou seu irmão Bob procurador-geral) não os afetou: não são cargos executivos e, além disso, eles não recebem. Mas seu poder não parou de crescer desde que se mudaram para Washington. Trump confiou ao jovem Kushner as negociações sobre o Oriente Médio e o México, enquanto o papel dela –assessoria em criação de emprego e empoderamento feminino– é mais flexível e lhe permite participar em eventos muito variados (um dos últimos foi a cúpula do G20), tentando encarnar o rosto amável desta conflituosa Administração.
Ivanka apareceu frequentemente retratada na imprensa como uma voz moderada –e também moderadora– na Casa Branca. Não há nenhum dado que o justifique, mas isso é o que vazou de fontes anônimas em várias polêmicas, como o abandono do Acordo sobre o Clima, o veto migratório ou os soldados transgênero do Exército. Vários artigos afirmaram que o casal tratou de fazer o presidente mudar de opinião. O veto migratório foi aprovado, o Pacto de Paris foi quebrado e pessoas transgênero foram excluídas das forças armadas. Eles, publicamente, nunca colocaram objeção alguma.
Alguns dos altos funcionários que deixaram a Administração tentaram conter a influência do casal no dia-a-dia, como o chefe de gabinete John Kelly, que perdeu o jogo. Também o chefe do Conselho Econômico, Gary Cohn, saiu aborrecido com eles. O livro da jornalista Ward conta que Cohn, que é judeu, ficou furioso com os comentários indulgentes do presidente em relação aos neonazistas dos conflitos de Charlottesville e não recebeu apoio do casal. “Ela acha que vai ser presidenta dos EUA”, disse Cohn quando se demitiu. “Pensa que é como os Kennedys, os Bush e, agora, os Trump”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...