Pular para o conteúdo principal

'Bluesman', o curta do rapper Baco Exu do Blues que superou Beyoncé e Jay-Z no Cannes Lions - By Amauri Terto - POR: HUFFPOST

Filme que aborda questões de raça no Brasil faturou prêmio inédito para o País um dos principais festivais do mercado de publicidade.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
"Ver o rap brasileiro chegando, disputando com o rap estrangeiro e ganhando espaço entre eles é muito impactante”, comemora o rapper baiano Baco Exu do Blues.
O curta-metragem Bluesman, do rapper baiano Baco Exu do Blues, venceu o Gran Prix (grande prêmio) do Cannes Lions - Festival Internacional de Criatividade, um dos mais importantes do mercado de publicidade do mundo - cuja edição 2019 está sendo realizada nesta semana no sul da França.
Esse é um prêmio inédito para o Brasil na categoria Entertainment for Music (entretenimento para música). Neste ano, foram dois vencedores: o incômodo clipe de This is America, do rapper Childish Gambino (codinome de Donald Glover) também foi premiado. Ambos desbancaram o clipe de Apeshit , de Beyoncé e Jay-Z, gravado no Museu do Louvre, que também estava na disputa.
Bluesman tem 8 minutos de duração e reúne trechos de três músicas do segundo disco de Baco, homônimo, que foi lançado no final de 2018. Protagonizado pelo ator Kelson Succi e pelo veterano Hilton Cobra, o filme é fruto de uma parceria entre as empresas Coala.lab, AKQA, Stink e 999.
A direção do curta é de Douglas Ratzlaff Bernardt.
O enredo do filme aborda questões de raça no Brasil, incluindo o racismo estrutural que faz o espectador considerar de imediato como bandido um personagem negro correndo em vez de um cidadão atrasado para o trabalho.
“Nós escolhemos Bluesman como o Grand Prix do ano porque é brilhante, é um trabalho de arte e é feito com classe”, disse a presidente do júri da premiação, Paulette Long, informou o jornal Estadão. “O curta-metragem reverte a simbologia da dominação branca para combater o racismo institucionalizado.”
Em nota enviada ao jornal O Globo, Baco comemorou a vitória. “A primeira coisa que pensei quando soube da notícia foi sobre a importância disso para o rap nacional. Ver o rap brasileiro chegando, disputando com o rap estrangeiro e ganhando espaço entre eles é muito impactante”, destacou o rapper.
“Além disso, o fato de um filme com um discurso negro, com todo elenco negro e que retrata a fragilidade e a força negra conseguir conquistar um prêmio desse tamanho sendo rap brasileiro é muito doido”, finalizou.
“O Baco é um gênio, e o mundo precisa ouvir a música dele. O Brasil tem tantas coisas boas, mas está vivendo um momento pesado como nação, sem autoestima”, disse Diego Machado, fundador da Akqa, também ao jornal Estadão. “Ver um talento baiano ganhando holofotes no mundo dá esperança a muita gente”, completou. 
Disponível no YouTube, o curta-metragem Bluesman acumula até agora quase 1,5 milhão de visualizações. Assista ao filme no player abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p