Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica.
Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana.
São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o Incrível.club mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social.
Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incêndios
Na Alemanha, 91,4% dos cargos de direção são ocupados por homens. A L’Oreal analisou a pesquisa que mostra esses dados e os resultados foram apresentados na forma de uma “propaganda de cosméticos” para homens
“Este é um anúncio para homens. Contratem mais mulheres para cargos de liderança. Todas nós valemos muito. Benefício: + 15% no faturamento com mulheres na liderança”.
“Quando estiver bêbado, deixe o Uber dirigir por você”
“Agora você vê. Agora, não”. Anúncio da Fiat que mostra como o motorista pode ficar distraído após beber
“Usado em um segundo, 300 anos para desaparecer”
Publicidade social que mostra os efeitos do aquecimento global: “Se está derretido, está arruinado”
Na campanha publicitária da ONG de defesa animal PETA, surge um “universo paralelo”, que reflete a crueldade com que muita gente lida com os animais
A entidade beneficente francesa L214 informa: para produzir
1 kg de carne, são necessários 7.900 litros de água
Os pais costumam recompensar as conquistas dos filhos com fast food. A Nestlé mostra, com um anúncio bem pensado, o que é realmente bom para as crianças
“Você compra, o mar paga”. A cada ano, 26 milhões de toneladas de plástico vão para os oceanos. E os animais marinhos pagam a conta
Propaganda social experimental na França estimula as pessoas a jogarem o lixo no lixo
“Um em cada quatro americanos acredita em zumbis, mas não nas mudanças climáticas. Mais de 20% dos americanos acreditam em vampiros, porém mais de 25% deles não creem nas mudanças climáticas”
Uma campanha publicitária para mostrar o quanto as pessoas se distraem quando usam o celular no trânsito
“Roupas quentinhas também salvam vidas”, anúncio do Exército de Salvação
Uma propaganda de cunho social que afirma: “As férias reduzem em 30% as chances de sofrer um ataque cardíaco”, e estimula períodos mais frequentes de descanso
Campanha com o objetivo de mostrar que quem usa o celular enquanto dirige pode acabar seguindo a “luz do outro lado”
“Qualquer trabalho é melhor do que ser atração turística”
“Pessoas com um estilo de vida sedentário não conseguem escapar de doenças. Pratique esportes”
Peça publicitária pelo Dia Mundial da Água: “Leve água às suas vidas”
Que assunto você abordaria em uma propaganda de cunho social? Deixe seu comentário!
Imagem de capa Peta
Comentários
Postar um comentário