BBC demite apresentador que usou foto de chimpanzé em tuíte sobre bebê de Meghan e Harry - POR: BBC (LONDRES)
O apresentador de rádio Danny Baker foi demitido pela BBC após publicar uma foto de um chimpanzé, num tuíte sobre o bebê de Meghan Markle e do príncipe Harry.
A imagem, que agora foi deletada do Twitter, mostrava um casal dando as mãos a um chimpanzé usando roupas. A foto vinha com a seguinte legenda: "Bebê real deixa o hospital".
O apresentador da 5 Live, emissora de rádio da BBC dedicada a notícias e esportes, com grande participação de ouvintes, foi acusado de ridicularizar as raízes negras de Meghan Markle.
Um porta-voz da BBC disse que postagem foi "um sério erro de julgamento". Baker, de 61 anos, um dos radialistas mais conhecidos da Grã-Bretanha, apresentava um programa aos finais de semana. A BBC informou que o tuíte dele "contraria os valores que nós, como emissora, desejamos incorporar".
"Danny é um apresentador brilhante, mas não vai mais apresentar seu programa semanal com a gente", acrescentou a empresa.null.
Baker anunciou a própria demissão no Twitter e publicou um pedido de desculpas dizendo que não teve a intenção de fazer piada sobre "raça e macacos".
"Era para ser uma piada sobre realeza x animais de circo, mas foi interpretada como sendo sobre raça e macacos, por isso foi devidamente deletado."
Depois, Baker passou a criticar, nas redes sociais, a decisão da BBC de demiti-lo.
"A ligação para me demitir foi uma aula máster de pseudo-severidade pomposa", disse.
"Literalmente, me jogaram debaixo do ônibus."
O príncipe Harry e Meghan Markle, cuja mãe, Doria Ragland, é negra, revelaram na quarta-feira que seu filho será chamado Archie Harrison Mountbatten-Windsor.
Antes de ser demitido, Baker disse a seus cerca de 500 mil seguidores no Twitter que foi abordado por repórteres na saída de sua casa, e que foi perguntado: "Você acha que pessoas negras se parecem com macacos?"
No tuíte, ele respondeu: "Não, meu chapa. Foi uma piada. Chimpanzé aristocrático. Fui alertado da conotação. Chocado. Apagado. Pedi desculpas."
É a segunda vez que o apresentador foi demitido pela 5 Live. Em 1997, ele foi demitido após encorajar torcedores a "tornar a vida de um juiz um inferno" após este ter apitado um pênalti polêmico.
Comentários
Postar um comentário