Pular para o conteúdo principal

VALE A PENA VER DE NOVO - INAUGURAÇÃO DA EMEB PROFESSOR ALVINO BARBOSA NO JARDIM ETEMP - FONTE: ASSOCIAÇÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA DE ARAÇATUBA E FOLHA DA REGIÃO

INAUGURAÇÃO DA EMEB PROFESSOR ALVINO BARBOSA NO JARDIM ETEMP - FONTE: ASSOCIAÇÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA DE ARAÇATUBA E FOLHA DA REGIÃO

Foto de Alvino Barbosa - Folha da Região

No dia 04 de fevereiro de 2015, a Prefeitura Municipal de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, estará inaugurando a EMEB Professor Alvino Barbosa, localizada no Jardim Etemp em Araçatuba.

A inauguração contará com a presença do Sr. Prefeito Cido Sério, o Sr. Luiz Carlos Custódio, secretário da educação do município e várias outras autoridades do Legislativo e do Executivo, além de representantes da Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba e diversos outros representantes do movimento negro local.

Renato Barbosa, deverá ser o porta-voz da família do Professor Alvino Barbosa.

Para as entidades que compõe o Movimento Negro de Araçatuba, a homenagem ao Professor Alvino Barbosa contribui para que toda a sua luta seja reconhecida pela população de Araçatuba, inserindo-o entre os maiores representantes da luta pela igualdade de oportunidades e justiça social no Brasil.

Conheça o Professor Alvino Barbosa:

Conhecido como um homem exigente, porém muito competente, o professor Alvino Barbosa nos deixou para sempre. Foi-se o homem, ficou seu invejável legado cultural.
Professor, técnico em contabilidade e bacharel em direito, Alvino esteve sempre ligado à vida acadêmica, ora como aluno, ora como professor. Como aluno, destacou-se nas instituições em que cursou, destacando os cursos frequentados nas faculdades de filosofia, ciências e letras de Araçatuba, Jales, Ribeirão Preto e Bauru.
Irrequieto, frequentou ainda a Universidade Católica de Minas Gerais, visando aperfeiçoar os conhecimentos nas áreas em que lecionava. Dividindo seu tempo com a família e o magistério, Alvino, sempre faminto por cultura, decidiu já adulto mais uma vez encarar os bancos acadêmicos, desta feita na faculdade de ciências jurídicas e sociais de Araçatuba, no Unitoledo, donde veio a se formar nos meados de 2005.

Como professor, lecionou em 21 escolas de primeiro e segundo graus nas cidades de Araçatuba, Guararapes e Valparaíso, além de exercer a nobre profissão em mais de dez faculdades, destacando-se a de filosofia, ciências e letras de Araçatuba, a FEA (Fundação Educacional de Araçatuba) e a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales. 

Alvino tinha notável preferência pela geografia, e essa característica o levou a lecionar geografia, física geral, humana e do Brasil. Ao longo da sua atuação como professor, lecionou também geografia econômica, alem de estudos dos problemas brasileiros (EPB), economia regional e urbana, cultura brasileira e, por fim, direito internacional público e direito comercial. 

Como escritor, dedicou-se ao estudo da geografia, tendo publicado vários livros, com destaque aos didáticos: estudos de geografia física I, II e III; estudos de geografia do Brasil I, II e III; estudos de geografia humana II e III e estudos de geografia humana geral e do Brasil. 

A sua contribuição social também foi notável, pois juntamente com outros membros da comunidade negra de Araçatuba, fundou em 1988 a Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba, da qual foi presidente por três mandatos. Essa sua atividade consumiu-lhe muito tempo, pois Alvino sempre dedicado àquilo que fazia, exigia dos seus pares, assim como de si próprio, uma resposta rápida aos problemas que afligiam a comunidade negra de Araçatuba. 

Pois é, o conhecido e festejado professor Alvino faleceu no 13 de junho de 2010, deixando-nos seus preciosos ensinamentos culturais e sociais, e a certeza de que certamente todos nós precisamos fazer deles bom uso. Alvino, até sempre.
VEJA ENTREVISTA DO PROFESSOR ALVINO CONCEDIDA À FOLHA DA REGIÃO:
http://fccn-aracatuba.blogspot.com.br/2011/04/historiador-fala-sobre-dia.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p