Uma mulher negra venceu o "Popstar" mas foi um show de homem branco passando vergonha - publicado 19 de Novembro de 2018, 11:50 a.m. Flora Paul Flora Paul Content Strategist - POR:BUZZ FEED
Jennifer Nascimento é uma rainha e cantou muito, mas mesmo assim o racismo e o machismo de cada dia não puderam dar um tempinho.Neste domingo rolou a final do "Popstar", show de talentos apresentado pela Taís Araújo onde o elenco de apoio da Globo canta e encanta. Os finalistas foram a atriz Jennifer Nascimento e o ruivo das operadoras de celular João Côrtes.

Reprodução / TV Globo
João cantou "Do seu lado" do Jota Quest e errou a letra umas três vezes. Depois veio Jennifer para cantar "Survivor" das Destiny's Child. Taís Araújo, esta diva negra, convocou a apresentação da Jenni assim:
João cantou "Do seu lado" do Jota Quest e errou a letra umas três vezes. Depois veio Jennifer para cantar "Survivor" das Destiny's Child. Taís Araújo, esta diva negra, convocou a apresentação da Jenni assim:

Reprodução / TV Glob
"A Jennifer Nascimento disputa o título de campeã com o sucesso do grupo do Destiny's Child que exalta o poder e a força da mulher"
A apresentação da Jennifer f
oi puro poder!
... e quase todos os jurados aplaudiram de pé no final!

Reprodução / TV Globo
Aqui vemos em pé os cantores Di Ferreiro, Fafá de Belém, Manu Gavassi e Toni Garrido. O jornalista Artur Xexéo está sentado.
A cantora Preta Gil, também mulher negra, se emocionou tanto que até esqueceu de dar 10 pra Jen, mas fez um elogio poderoso para atriz:

Reprodução / TV Globo
"Que ela é uma cantora incrível a gente já sabe, mas a força que ela traz de representatividade no canto dela é inacreditável. Você é uma sobrevivente sim, você luta por todas as mulheres negras desse país!"
Daí, Artur Xexéo, um homem branco, resolveu desmerecer a fala de Preta e fazer a seguinte interjeição:

Reprodução / TV Globo
"Ô Jennifer, a Preta falou que você luta pelas mulheres negras, mas na tua arte você luta pelas mulheres brancas, homens brancos e homens negros também".
Esse tipo de afirmação é equivocada porque enfraquece a luta de uma minoria menos privilegiada e coloca ela no mesmo lugar de pessoas bem mais privilegiadas, minimizando a importância do discurso e o poder da representatividade.
Você pode ler aqui no BuzzFeed Brasil como apesar da máxima "Todos são iguais perante a lei" as leis sempre estiveram contra a população negra – e só há 30 anos isso começou a mudar. Também pode ler como a representatividade negra importa.
Respira fundo, nada vai tirar o brilho de nossa Jenni, segue o baile. DAÍ ELA VENCEU O PROGRAMA!! SIMMMMM!!!!
Jennifer ficou muito emocionada e caiu no choro! E daí, bem no momento dela fazer seu discurso de campeã, o João Cortês, outro homem branco e no caso o segundo colocado, foi lá e INTERROMPEU ELA. SÉRIO. OLHEM ESTAS IMAGENS:
Reprodução / TV Globo
Tudo isso para agradecer a produção. Legal e tal fio, mas que tal deixar a vencedora ter o momento dela???? Que tal os homens deixarem as mulheres falarem??????? QUE TAL OS HOMENS BRANCOS DEIXAREM AS MULHERES NEGRAS FALAREM??????????
Reprodução / MTV
Este gif da Beyoncé me representa.
Depois, finalmente Jennifer pode falar no pouco tempo que restou e disse uma frase emocionante para os pais, que estavam no auditório:

Reprodução / TV Globo
"Mãe, pai, podem tirar o apartamento da venda que agora vamos quitar as dívidas!"
Jennifer Nascimento, você é uma mulher negra vitoriosa, empoderada, sobrevivente, se você quiser o mundo o Buzz te dá!
Comentários
Postar um comentário