Pular para o conteúdo principal

Admirável Mundo Velho - Por: Marcos Benedito

Ao atribuirmos aos militares o modelo de campanha eleitoral utilizado por Bolsonaro, nós estamos superavaliando a capacidade do Exército Brasileiro, e, menosprezando o "know all" dos Estados Unidos das Américas, que desde a década de 60, utiliza exatamente estes métodos de "projeção subliminar", que é modelo usado pelas redes sociais para definir os interesses comuns das pessoas, tecnologia de comunicação de massa e propaganda, para convencer as pessoas à votarem no candidato mais interessante para o sistema, de acordo com os interesses de uma minoria que quer se manter no poder.

Conheça Aldous Huxley - FONTE: YOUTUBE

Aldous Huxley (1894 — 1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Passou parte da sua vida nos Estados Unidos, e viveu em Los Angeles de 1937 até à sua morte, em 1963. Huxley produziu um total de 47 livros ao longo de sua vida entre os quais está o famoso "Brave New World" "Admirável Novo Mundo".



(A rare 1958 interview from the author of "Brave New World")

Veja a entrevista gravada no ano de 1958 pelo escritor Aldous Huxley, disponibilizada em nossos dias pelo YouTube!

Mike Wallace entrevista Aldous Huxley -Entrevista 18 de maio de 1958 (LEGENDADO)






Vários experimentos comerciais com mensagens subliminares foram conduzidos por volta dos anos 50 - FONTE: SILENTIDEA

A percepção subliminar é muitas vezes produzida deliberadamente por profissionais de comunicação por meio da qual você recebe e responde a informação e a instruções sem estar sabendo disto. Mensagens na forma de palavras impressas, imagens e vozes apresentadas muito rapidamente ou muito disfarçadas saltam o seu nível consciente de percepção e invadem sua mente. Qualquer coisa percebida conscientemente pode ser avaliada, criticada, discutida e possivelmente rejeitada. Qualquer coisa programada subliminarmente para o seu subconsciente não encontra resistência. 

Esta informação subliminar é armazenada no seu cérebro e se torna capaz de influenciar seus julgamentos, comportamentos e atitudes.

O uso de técnicas subliminares de comunicação na mídia impressa tem acontecido nos Estados Unidos pelo menos desde o período da Primeira Guerra Mundial. Por exemplo, a primeira página do jornal The Saturday Evening Post durante 1917 incorporou a palavra "sexo" embutida. Caso os leitores percebessem uma palavra ou imagem estranha ao contexto embutida na página, eles iriam desprezá-la como uma piada, um erro acidental, um acidente ou um produto das suas imaginações. 

 Em 22 de junho de 1956, a BBC experimentou com projeção de imagens subliminares na TV. Imagens foram piscadas na tela numa velocidade que as impedia de serem percebidas conscientemente, mas mesmo assim elas deixaram marcas na mente subconsciente dos espectadores. O experimento da BBC foi seguido de experimentos pela Canadian Broadcasting Corporation, Mexico's Televisa commercial TV and radio network, US TV station WTWO e muitas outras.

As experiências não ficaram limitadas à televisão. Em 1958, a estação de rádio WAAF em Chicago divulgou comerciais "subaudíveis". A KOL de Seattle divulgou mensagens difíceis de serem ouvidas abaixo da música tocada pelos seus disc jockeys. "How about a cup of coffee?" foi uma, e "Someone's at the door" foi outra. Em 8 de dezembro de 1972, o New York Times publicou que a In-Flight Motion Pictures iria começar a vender comerciais embutidos nos filmes que eles iriam distribuir para todas as principais companhias aéreas. Supermercados por todo o país estão reduzindo roubos numa taxa de 30 a 50 por cento emitindo mensagens subliminares tais como "Eu não roubarei" e "Nós estamos te vigiando". A companhia Stimutech, de East Lansing, Michigan chegou a vender um sistema de vídeo computadorizado que piscava mensagens subliminares na TV enquanto os espectadores assistiam à programação normal. Mensagens subliminares foram preparadas por equipes de psicólogos que usaram ideias freudianas para modificar padrões de pensamento e comportamento do espectador.

O mais conhecido experimento com mensagens subliminares foi conduzido pelo pesquisador de marketing e psicólogo James Vicary em 1957 durante a apresentação do filme Picnic. A cada 5 segundos as expressões "Com fome? Coma pipoca. Beba Coca-Cola." foram projetadas por 0,003 segundos. Aquilo foi extremamente rápido. O que você vê na imagem abaixo, por exemplo, pisca por 0,04 segundos. As vendas de pipoca e Coca naquele cinema aumentaram 57,8 por cento e 18,1 por cento respectivamente.

Numerosas pesquisas após este experimento confirmaram sem deixar sombra de dúvidas que mensagens subliminares funcionam. Quando a indústria da propaganda e agências do governo entenderam o potencial das mensagens subliminares, eles começaram a investir milhões no desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas subliminares, que podem ser usadas não apenas para marketing, mas também para pregação ideológica e controle da mente.

Em 1962, Vicary repentinamente confessou que ele havia fabricado os resultados do seu experimento. Por que alguém iria desacreditar a si próprio desta forma e perder sua dignidade e credibilidade? É óbvio que ele foi pago para fazer aquilo por aqueles que passaram a usar as mensagens subliminares para manipular pessoas. Relembre a frase do filme "Os Suspeitos (1995)": "O maior truque do Diabo sempre foi convencer o mundo de que ele não existe...". Isto é exatamente o truque que eles estão tentando aplicar, isto é, convencer o mundo 100% de que técnicas subliminares não funcionam. E eles já fizeram um trabalho muito bom. Tanto que há muitas pessoas que se recusam a acreditar que haja uma técnica que modifica comportamentos invisivelmente, que conduz sistemas básicos de valores, que modifica as motivações das pessoas e que as leva a comportamentos doentios em favor dos interesses de certas estruturas de poder e que têm existido e expandido seu uso ao longo de décadas ou mais. Estas pessoas irão chamá-lo de louco se você ousar lhes dizer que mensagens subliminares estão a atingi-las através de livros, jornais, revistas, filmes e músicas o tempo todo. Quase todo grande jornal, anúncio, canal de TV ou revista nos EUA possuem mensagens subliminares embutidas nos seus conteúdos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol...

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no c...

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p...