Pular para o conteúdo principal

Admirável Mundo Velho - Por: Marcos Benedito

Ao atribuirmos aos militares o modelo de campanha eleitoral utilizado por Bolsonaro, nós estamos superavaliando a capacidade do Exército Brasileiro, e, menosprezando o "know all" dos Estados Unidos das Américas, que desde a década de 60, utiliza exatamente estes métodos de "projeção subliminar", que é modelo usado pelas redes sociais para definir os interesses comuns das pessoas, tecnologia de comunicação de massa e propaganda, para convencer as pessoas à votarem no candidato mais interessante para o sistema, de acordo com os interesses de uma minoria que quer se manter no poder.

Conheça Aldous Huxley - FONTE: YOUTUBE

Aldous Huxley (1894 — 1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Passou parte da sua vida nos Estados Unidos, e viveu em Los Angeles de 1937 até à sua morte, em 1963. Huxley produziu um total de 47 livros ao longo de sua vida entre os quais está o famoso "Brave New World" "Admirável Novo Mundo".



(A rare 1958 interview from the author of "Brave New World")

Veja a entrevista gravada no ano de 1958 pelo escritor Aldous Huxley, disponibilizada em nossos dias pelo YouTube!

Mike Wallace entrevista Aldous Huxley -Entrevista 18 de maio de 1958 (LEGENDADO)






Vários experimentos comerciais com mensagens subliminares foram conduzidos por volta dos anos 50 - FONTE: SILENTIDEA

A percepção subliminar é muitas vezes produzida deliberadamente por profissionais de comunicação por meio da qual você recebe e responde a informação e a instruções sem estar sabendo disto. Mensagens na forma de palavras impressas, imagens e vozes apresentadas muito rapidamente ou muito disfarçadas saltam o seu nível consciente de percepção e invadem sua mente. Qualquer coisa percebida conscientemente pode ser avaliada, criticada, discutida e possivelmente rejeitada. Qualquer coisa programada subliminarmente para o seu subconsciente não encontra resistência. 

Esta informação subliminar é armazenada no seu cérebro e se torna capaz de influenciar seus julgamentos, comportamentos e atitudes.

O uso de técnicas subliminares de comunicação na mídia impressa tem acontecido nos Estados Unidos pelo menos desde o período da Primeira Guerra Mundial. Por exemplo, a primeira página do jornal The Saturday Evening Post durante 1917 incorporou a palavra "sexo" embutida. Caso os leitores percebessem uma palavra ou imagem estranha ao contexto embutida na página, eles iriam desprezá-la como uma piada, um erro acidental, um acidente ou um produto das suas imaginações. 

 Em 22 de junho de 1956, a BBC experimentou com projeção de imagens subliminares na TV. Imagens foram piscadas na tela numa velocidade que as impedia de serem percebidas conscientemente, mas mesmo assim elas deixaram marcas na mente subconsciente dos espectadores. O experimento da BBC foi seguido de experimentos pela Canadian Broadcasting Corporation, Mexico's Televisa commercial TV and radio network, US TV station WTWO e muitas outras.

As experiências não ficaram limitadas à televisão. Em 1958, a estação de rádio WAAF em Chicago divulgou comerciais "subaudíveis". A KOL de Seattle divulgou mensagens difíceis de serem ouvidas abaixo da música tocada pelos seus disc jockeys. "How about a cup of coffee?" foi uma, e "Someone's at the door" foi outra. Em 8 de dezembro de 1972, o New York Times publicou que a In-Flight Motion Pictures iria começar a vender comerciais embutidos nos filmes que eles iriam distribuir para todas as principais companhias aéreas. Supermercados por todo o país estão reduzindo roubos numa taxa de 30 a 50 por cento emitindo mensagens subliminares tais como "Eu não roubarei" e "Nós estamos te vigiando". A companhia Stimutech, de East Lansing, Michigan chegou a vender um sistema de vídeo computadorizado que piscava mensagens subliminares na TV enquanto os espectadores assistiam à programação normal. Mensagens subliminares foram preparadas por equipes de psicólogos que usaram ideias freudianas para modificar padrões de pensamento e comportamento do espectador.

O mais conhecido experimento com mensagens subliminares foi conduzido pelo pesquisador de marketing e psicólogo James Vicary em 1957 durante a apresentação do filme Picnic. A cada 5 segundos as expressões "Com fome? Coma pipoca. Beba Coca-Cola." foram projetadas por 0,003 segundos. Aquilo foi extremamente rápido. O que você vê na imagem abaixo, por exemplo, pisca por 0,04 segundos. As vendas de pipoca e Coca naquele cinema aumentaram 57,8 por cento e 18,1 por cento respectivamente.

Numerosas pesquisas após este experimento confirmaram sem deixar sombra de dúvidas que mensagens subliminares funcionam. Quando a indústria da propaganda e agências do governo entenderam o potencial das mensagens subliminares, eles começaram a investir milhões no desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas subliminares, que podem ser usadas não apenas para marketing, mas também para pregação ideológica e controle da mente.

Em 1962, Vicary repentinamente confessou que ele havia fabricado os resultados do seu experimento. Por que alguém iria desacreditar a si próprio desta forma e perder sua dignidade e credibilidade? É óbvio que ele foi pago para fazer aquilo por aqueles que passaram a usar as mensagens subliminares para manipular pessoas. Relembre a frase do filme "Os Suspeitos (1995)": "O maior truque do Diabo sempre foi convencer o mundo de que ele não existe...". Isto é exatamente o truque que eles estão tentando aplicar, isto é, convencer o mundo 100% de que técnicas subliminares não funcionam. E eles já fizeram um trabalho muito bom. Tanto que há muitas pessoas que se recusam a acreditar que haja uma técnica que modifica comportamentos invisivelmente, que conduz sistemas básicos de valores, que modifica as motivações das pessoas e que as leva a comportamentos doentios em favor dos interesses de certas estruturas de poder e que têm existido e expandido seu uso ao longo de décadas ou mais. Estas pessoas irão chamá-lo de louco se você ousar lhes dizer que mensagens subliminares estão a atingi-las através de livros, jornais, revistas, filmes e músicas o tempo todo. Quase todo grande jornal, anúncio, canal de TV ou revista nos EUA possuem mensagens subliminares embutidas nos seus conteúdos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...