Pular para o conteúdo principal

Os verdadeiros significados de alguns dos emojis mais populares - BBC Mundo - 23 abril 2016


Thinkstock
Direito de imagemTHINKSTOCK
Image captionFrequentemente as pessoas compartilham emojis em mensagens ignorando o significado original
Alguns dos mais populares emojis – carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online – têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás.
Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge.
Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem.
AFPDireito de imagemAFP
Image captionTodos os emojis têm nomes oficiais
Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente.
Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas responsabilidades não está a de definir os significados dos símbolos.
Por isso o trabalho de Jeremy Burge é muito útil para quem quer saber o que há por trás dos símbolos que fazem parte da vida cotidiana moderna.
“Todos os emojis têm nomes oficiais. Este é um ponto de partida para saber o que os ícones significam”, disse Burge à BBC Mundo. “Agora este é o meu trabalho em tempo integral”.
Veja abaixo algumas das descobertas mais interessantes de Burge:

1. Os três macacos

EmojipediaDireito de imagemEMOJIPEDIA
Image captionEstes emojis se inspiram em esculturas de um templo xintoísta japonês (Imagem: Emojipedia)
Os emojis dos três macacos tapando os olhos, orelhas e boca, são os que ilustram os proverbio japonês “Não ver o mal, não ouvir o mal, não falar o mal”, segundo Burge.
A duas horas ao norte de Tóquio, no santuário xintoísta de Toshogu, construído na primeira metade do século 17, podem ser encontradas as esculturas com estes três macacos.
Geralmente os símbolos dos macacos são usados em tom de brincadeira para dizer que alguém não quis ver, escutar ou falar alguma coisa. O terceiro deles, o que tapa a boca, se usa às vezes também como promessa de guardar um segredo.
Apesar de não atribuir nenhum significado a eles, a Unicode Consortium incluiu o provérbio no nome oficial desses emojis: “See-no-evil-monkey”, “Hear-no-evil-monkey” e “Speak-no-evil-monkey” (“O macaco que não vê o mal”, “O macaco que não ouve o mal” e “O macaco que não fala o mal”, em tradução livre).

2. As coelhinhas

EmojipediaDireito de imagemEMOJIPEDIA
Image captionNa animação japonesa humanos frequentemente aparecem com características animais (Imagem: Emojipedia)
O significado do emoji das duas mulheres com orelhas de coelho pode ser bem óbvio no Japão: lá, as mulheres com orelhas de coelhos são sinônimo de sensualidade.
Segundo a Emojipedia, estas mulheres também podem ser vistas como um Kemonomimi: algo que, no mundo da animação japonesa é definido como um humano com características animais.
Hoje, esse emoji é frequentemente usado para expressar alegria ou diversão entre meninas ou grupos de amigas.

3. Código

O emoji do cadeado com a chave tem algo escondido. Quando se amplia a imagem é possível ler um código na chave: UM242.
EmojipediaDireito de imagemEMOJIPEDIA
Image captionA chave original foi criada pela empresa Herman Miller (Imagem: Emojipedia)
Segundo a Emojipedia, esse código pertence a um tipo de chave real, criado pela empresa de design americana Herman Miller.
A empresa nasceu no Estado do Michigan no início do século 20 e produziu móveis e peças que se transformaram em clássicos de design para casas e escritórios.

4. A mensagem do livro: 'Isto é para os loucos'

Jeremy Burge garante na Emojipedia que o símbolo do livro aberto de capa azul tem uma mensagem, originalmente em inglês.
EmojipediaDireito de imagemEMOJIPEDIA
Image captionAs palavras de Steve Jobs podem ser lidas no emoji do livro (Imagem: Emojipedia)
“Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo.”
O texto é parte da famosa campanha de publicidade da Apple Think Different (“Pense diferente”, em tradução livre), lançada no fim dos anos 90.
O emoji do livro foi lançado em 2010. Sobre esse emoji, a Unicode disse à BBC Mundo que a organização não tem nada a ver com a Apple.

5. O grito

EmojipediaDireito de imagemEMOJIPEDIA
Image captionO quadro de Munch inspirou o emoji do grito (Imagem: Emojipedia)
O pintor norueguês Edvard Munch não poderia imaginar que o personagem anônimo de sua famosa obra O Grito estaria nas mãos de pessoas espalhadas pelo mundo todo mais de cem anos depois.
O emoji de uma pessoa gritando com expressão de horror e mãos nas bochechas foi inspirado no quadro de Munch.
A página da Unicode Consortium inclui o nome do artista nas etiquetas para localizar o ícone.
Algumas versões dos aparelhos da Samsung acrescentam um fantasma saindo da boca do emoji.
EmojipediaDireito de imagemEMOJIPEDIA
Image captionO dia 17 de julho é o dia do Emoji desde 2014 (Imagem: Emojipedia)
A pintura O Grito data do fim do século 19 e existem quatro versões dela. O emoji existe desde 2010.

6. Data importante

O emoji do calendário traz a data 17 de julho, que coincide com o dia em que Steve Jobs apresentou o aplicativo exclusivo de calendário para Macs, o iCal, na MacWorldExpo de 2002.
Desde 2014 essa data também é o Dia Internacional do Emoji, criado pelo próprio Jeremy Burge.
“Achei que o dia 17 de julho seria uma data perfeita para comemorar”, disse Burge à BBC Mundo.
O símbolo do calendário foi lançado em 2010.

7. Fezes

EmojipediaDireito de imagemEMOJIPEDIA
Image captionEste é um símbolo de boa sorte? (Imagem: Emojipedia)
O emoji em forma de fezes parece, segundo a Emojipedia, um sorvete de chocolate.
Geralmente ele é usado para fazer piada com alguém. Mas, segundo a cultura japonesa, é um símbolo de boa sorte.

8. Ogro e duende japoneses

O emoji vermelho com dentes separados, chifres e cabelo desarrumado se chama ogro japonês, segundo a Unicode.
Ele representa um ogro chamado Namahage. Durante a noite de Ano Novo no noroeste do Japão, frequentemente são usadas máscaras com esse rosto.
EmojipediaDireito de imagemEMOJIPEDIA
Image captionEstes dois emojis são inspirados em criaturas fantásticas da cultura japonesa (Imagem: Emojipedia)
A lenda afirma que o ogro sai para buscar crianças que tenham se comportado mal e também para afugentar os espíritos malignos das casas.
A máscara vermelha com sobrancelhas grossas e expressão assustadora é um duende japonês, segundo informações da Unicode.
As duas criaturas são usadas pelos usuários do WhatsApp desde 2010.

9. Rezando?

EmojipediaDireito de imagemEMOJIPEDIA
Image captionNo Japão este é um sinal de agradecimento ou pedir desculpas (Imagem: Emojipedia)
As mãos juntas são frequentemente usadas como um símbolo de oração, para pedir algo com “fé” ou até para o famoso “toca aqui” (“high-five”).
Em alguns celulares o emoji aparece até com raios de luz em volta.
Na cultura japonesa, as mãos juntas são usadas para pedir desculpas ou agradecer.

10. Cara de sono

EmojipediaDireito de imagemEMOJIPEDIA
Image captionEste emoji significa tristeza ou sono? (Imagem: Emojipedia)
Este emoji parece expressar uma pequena tristeza. Mas essa não é a mensagem original.
Na verdade o ícone representa uma cara de sono, e a gota que sai dela é uma bolha de muco ou baba, de acordo com a Emojipedia.
A Unicode chama este emoji de “Sleepy Face” (“cara sonolenta”).
Os personagens de anime e mangá frequentemente recebem o desenho de uma gota parecida no rosto para indicar que estão dormindo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p