Pular para o conteúdo principal

Farol Santander: Homenagem ou Pilhagem? - Por: Marcos Benedito

#FAROLDAVERGONHA
 


A Torre do Banespa, no passado foi uma grande referência para a Cidade de São Paulo. 
Não somente pela sua magnifica arquitetura, mas também, por ter sido sede do Banco Banespa. 

Banco que ocupou um lugar de destaque no Sistema Financeiro Brasileiro. 

O Banespa, que até hoje é cultuado por grande parte dos seus antigos trabalhadores, conhecidos orgulhosamente como banespianos, marcou a sua história com grandes investimentos, patrocinando esportes, promovendo intercâmbios culturais,  angariando medalhas para o esporte nacional. 

Uma instituição bancária verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento de São Paulo, com o social e o bem estar dos seus colaboradores.

Um banco com uma representação sindical muito atuante, que conquistou ao longo dos anos excelentes condições de trabalho para a grande maioria dos trabalhadores do banco estatal.

Mas de repente, ao longe, no horizonte, surgiram as caravelas espanholas...!

Adquiriram, no ano de 1997, o Banco Geral do Comércio, iniciando uma voraz escalada de aquisições de bancos brasileiros, entre eles, no ano 2.000, o Banespa, com sua imponente estrutura, que incluía a popularmente conhecida "Torre do Banespa", um prédio histórico, em pleno centro da cidade de São Paulo.

Emudeceram aos incrédulos, surpreenderam a concorrência, impactaram a resistência.

Culminaram o golpe atracando as suas caravelas tecnológicas em pleno centro de São Paulo, e depois disto, continuaram abocanhando outros grandes bancos, com uma resistência menos intensa, pois assim como ocorreu nos anos 1.500, na invasão espanhola no Continente Americano, após a dominação do povo indígena, causando grande número de mortos, a doença já estava espalhada!

A história conta que em determinado momento, Montezuma, o guerreiro/chefe asteca, já não tinha poder e nem forças para resistir ao ataque dos invasores. 

Passados quase 20 anos, após a primeira aquisição no Brasil, o invasor espanhol, desfere mais um golpe de misericórdia. 

Transforma o histórico e cultuado prédio do Banespa em "Farol Santander".

Numa desfaçatez tamanha, transformam um símbolo nacional em uma atração turística, com traços marcantes da cultura espanhola, manchando a história e as cores do antigo banco, que por ser um banco estatal, trazia consigo as cores da bandeira do Estado de São Paulo, desconsiderando o passado e o legado de milhares de trabalhadores que com o seu suor e lágrimas construíram a história do antigo "Banespão"!

Muitos foram inseridos no simulacro de Pedido de Demissão Voluntária (PDV).  

Outros, foram demitidos doentes devido a pressão pelo alcance de metas.

Vários, lesionados para sempre, por terem adquiridos LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/ Doenças Ósseas Relacionadas ao Trabalho). 

O "Farol Santander", é uma agressão contra a história dos paulistanos, uma ofensa contra os trabalhadores, e ao mesmo tempo, uma demonstração da capacidade e da metodologia desenvolvida pelos colonizadores espanhóis. 

Apropriam-se, apagam a cultura, usurpam às riquezas, fincam suas bandeiras e estabelecem o "farol da vergonha", para que às suas vitimas não esqueçam do seu poderio bélico, aliado a sua inesgotável e ambiciosa ganância financeira! 

Todas as noites, quando o "Farol" estiver sendo aceso, as pessoas se lembrarão dos milhares de pais de família que tiveram os seus sonhos interrompidos, pela voracidade gananciosa das caravelas espanholas! 



Comentários

  1. Belo texto, companheiro! Forte abraço e seguimos nas lutas, sempre! William Mendes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...