Pular para o conteúdo principal

Entre no bunker de Stalin e em outros lugares secretos da União Soviética (FOTOS, VÍDEO) - POR: SPUTNIK BRASIL

Entre no bunker de Stalin e em outros lugares secretos da União Soviética (FOTOS, VÍDEO)

CC BY 2.0 / Kate Brady / Bunker
Até hoje, no território russo permaneceram testemunhas subterrâneas daquilo que o país viveu na época da URSS, no período da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria. Trata-se de verdadeiros monumentos construídos para resistir a um ataque, inclusive nuclear, que dão uma ideia sobre a atmosfera daqueles tempos.
Bunker de Samara
Construído especialmente para proteger Josef Stalin, o bunker de Samara era considerado a fortificação mais profunda da época da Segunda Guerra Mundial. Situado a 37 metros de profundidade, pode ser muito mais seguro do que o bunker de Hitler, construído a 16 metros debaixo da terra, sem mencionar o gabinete do então premiê britânico, Winston Churchill, localizado a 5 metros debaixo do edifício do Departamento do Tesouro Geral de Sua Majestade.
Bunker de Samara
© SPUTNIK/ IOURI STRELETS
Bunker de Samara
A cidade de Samara, conhecida como Kuibyshev entre 1935 e 1991, chegou a ser na época uma espécie de "capital reserva", aonde o governo soviético se transportou de Moscou em outubro de 1941 (todos, exceto Stalin que decidiu ficar na capital), quando as tropas nazistas estavam se aproximando cada vez mais das áreas urbanas.
Se conseguir descer pelo poço vertical a seus 14 metros de profundidade, só atravessará o primeiro nível de fortificação. Para chegar até o gabinete de Stalin, terá que passar por outro túnel vertical de 23 metros. O abrigo copia o interior do gabinete de Stalin no Kremlin de Moscou.
Bunker de Samara
© SPUTNIK/ ALEKSEI BABUCHKIN
Bunker de Samara
Bunker 42 em Moscou
À primeira vista, trata-se de uma discreta casa senhorial de dois andares em uma rua sem saída no centro de Moscou, no bairro de Taganskaya. Mas a sua fachada oculta uma cúpula de cimento de seis metros de espessura que cobre um poço de 60 metros de profundidade. No nível mais profundo, justamente na linha circular do metrô de Moscou, estão conservados quatro túneis conectados entre si que antigamente albergavam o posto de comando dos reservistas da brigada de aviação de longo alcance.
Bunker 42 em Moscou
Bunker 42 em Moscou
Hoje, este abrigo se converteu no Museu da Guerra Fria. Se quiser mergulhar na atmosfera da Guerra Fria, terá que descer 310 degraus, passar por um túnel larguíssimo e intermináveis corredores separados por portas enormes. No final, será pego(a) de surpresa: se apagarão todas as luzes, todo se encherá de fumaça, são acesas as luzes vermelhas de emergência e um altifalante anunciará que a capital foi atacada pelas armas nucleares. De brincadeira, claro.
Interior do bunker 42 em Moscou
Interior do bunker 42 em Moscou
Cidade subterrânea de Yamantau
O monte Yamantau, situado no sul dos Urais, hoje em dia continua sendo um objeto de rumores de todo o tipo. Por exemplo, segundo numerosos artigos da imprensa ocidental dos anos 90, o monte passou a ser, até os finais da União Soviética, um enorme complexo subterrâneo com uma fábrica militar secreta em seu anterior, uma segunda residência para o presidente e seu governo e um armazém de munições.
​De acordo com os mapas estadunidenses da época, existiria inclusive uma estrada de ferro que chega até o interior do complexo. Também há rumores de que a montanha russa será fechada para os turistas e que seu cume é protegido com muito cuidado. O fato de o exército russo nunca ter feito nenhum comentário sobre a montanha e de ela estar localizada a uma distância cautelosa do Ocidente sugere que algo deve haver dentro do monte.
Depósito de ogivas nucleares Javor 51
Para garantir sua supremacia em caso de guerra nuclear com a Europa, a União Soviética criou numerosos depósitos de ogivas nucleares, secretamente, claro, em vários países do Pacto de Varsóvia. Foi assim no caso de Javor 51, localizado no sudoeste da cidade de Praga, na República Tcheca.
A instalação foi construída em conformidade com os planos soviéticos, mas as obras correram a cargo do Corpo de Engenheiros do exército tcheco, que pensava estar construindo uma estação de telecomunicações. Após conclusão da obra, a instalação foi transferida para o exército soviético que passou a armazenar ogivas soviéticas de mísseis de curto e médio alcance. Só depois do colapso da URSS, as autoridades tchecas se deram conta daquilo que havia lá debaixo.
Os documentos sobre o Javor 51, bem como sobre outras instalações similares, continuam sendo material secreto da Federação da Rússia. Atualmente, este depósito é outro museu da Guerra Fria.
Refúgio submarino de Balaklava
O refúgio submarino de Balaklava, situado no monte de Tavros, na Crimeia, foi construído de mármore de grande resistência. A espessura da rocha que cobre seus túneis e canais supera 100 metros, ou seja, é capaz de suportar um impacto direto de uma bomba de 100 quilotons.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...