Pular para o conteúdo principal

NEPOTISMO NO YOUTUBE - Por Carol Prado, G1 22/12/2017

‘Nepotismo’ multiplica visualizações de namorados e parentes de celebridades do YouTube

Família de Niina Secrets tem 7 membros no site de vídeos; Irmãos Felipe e Luccas Neto mantinham relação discreta e hoje dividem canal e haters. Para executivo, interesse tem a ver com idealização de relacionamentos.

Por Carol Prado, G1
 

Marisa Santina (centro) com as filhas Niina Secrets (à esq.) e Fabiana Santina; as três são youtubers (Foto: Reprodução/Instagram/Marisa Santina)Marisa Santina (centro) com as filhas Niina Secrets (à esq.) e Fabiana Santina; as três são youtubers (Foto: Reprodução/Instagram/Marisa Santina)
Marisa Santina (centro) com as filhas Niina Secrets (à esq.) e Fabiana Santina; as três são youtubers (Foto: Reprodução/Instagram/Marisa Santina)
O sobrenome nem é tão conhecido assim. Mas, juntos, os membros da família Santina têm mais de 5 milhões de inscritos no YouTube.
O negócio começou com Bruna, a Niina Secrets - esse sim, um nome mais conhecido do meio. Depois do primeiro ano de canal, ela passou a arrastar uma penca de parentes ao universo das celebridades da internet e fez multiplicar as visualizações do clã.
Hoje, são sete Santinas produzindo vídeos para a plataforma: a mãe de Niina, Marisa; os irmãos, Fabiana e Bruno; e os primos, Carol, Rick e Sophia.
Uma espécie de “nepotismo”, termo que define o favorecimento de familiares (ou pessoas próximas), se tornou comum no YouTube. As consequências são bem menos graves do que em outros ambientes, é claro.
"O público que já acompanha o dia a dia de um influenciador e cria vínculos com sua vida acaba seguindo essas pessoas para fortalecer a sensação de proximidade", explica Luiz Felipe Barros, diretor executivo da Digital Stars, empresa que gerencia carreiras de youtubers.
A empresa costuma tratar da "dinâmica de exposição" da vida pessoal e das pessoas próximas de seus clientes. Para Barros, a parcela do público que "tem ou idealiza um determinado modelo de família ou relacionamento" tem facilidade para se identificar com esse tipo de conteúdo.
Felipe e Luccas Neto têm canal conjunto no YouTube (Foto: Alexandre Mauro/G1)Felipe e Luccas Neto têm canal conjunto no YouTube (Foto: Alexandre Mauro/G1)
Felipe e Luccas Neto têm canal conjunto no YouTube (Foto: Alexandre Mauro/G1)

Dividindo a casa e os haters


O caso mais famoso (e bem-sucedido) é dos irmãos Neto. Felipe já era bem conhecido no YouTube quando Luccas decidiu seguir seus passos. Até então, era diretor de marketing da Paramaker, empresa fundada pelo irmão para gerenciar canais de vídeos on-line, vendida para um grupo francês em 2015.
"Percebi que faltava alguém para se comunicar com as crianças. Os canais infantis tm dado muito certo", conta Luccas ao G1. Ele é lembrado principalmente pelo vídeo em que faz estripulias em uma banheira cheia de Nutella.
No início, nem todo o mundo sabia do parentesco. "Comparavam minha voz com a do Felipe e perguntavam se éramos primos", conta. Hoje, os dois têm um canal em parceria - o "Irmãos Neto" tem quase 6 milhões de seguidores.
Luccas (à esq.) e Felipe Neto em foto publicada no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/Luccas Neto)Luccas (à esq.) e Felipe Neto em foto publicada no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/Luccas Neto)
Luccas (à esq.) e Felipe Neto em foto publicada no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/Luccas Neto)
Também dividem a casa - uma mansão no Rio de Janeiro -, os fãs, que se autointiulam os "focoruja", e os haters, é claro. "Quem está na internet para criticar conteúdo dos outros não vai gostar de ninguém que faz sucesso."
Thayane Lima, namorada de Luccas que volta e meia aparece em seus vídeos, também já abriu seu canal. Não é muito ativa - "ainda vai focar nisso", diz o youtuber -, mas já tem 1,1 milhão de seguidores. É um bom começo.
Whindersson Nunes e Luisa Sonza são 'casal real' do YouTube (Foto: Alexandre Mauro/G1)Whindersson Nunes e Luisa Sonza são 'casal real' do YouTube (Foto: Alexandre Mauro/G1)
Whindersson Nunes e Luisa Sonza são 'casal real' do YouTube (Foto: Alexandre Mauro/G1)

Casal real


Whindersson Nunes é líder em número de seguidores no Brasil. Sua namorada, Luisa Sonza, é conhecida como a "rainha dos covers" na internet. O "casal real" do YouTube se conheceu já dentro desse universo - “ele me conheceu”, corrige a moça.
O humorista admite que os vídeos em que o casal aparece junto ajudam a impulsionar os dois canais. "É uma forma bem legal de aproximar os fãs", afirma. No canal de Luisa, a publicação mais vista é um dueto com o namorado.
Luisa e Whindersson em foto publicada no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/whinderssonnunes)Luisa e Whindersson em foto publicada no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/whinderssonnunes)
Luisa e Whindersson em foto publicada no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/whinderssonnunes)
Whindersson participou do clipe "Acordando o prédio", de Luan Santana - que, por sua vez, gravou com Luisa a música "Não preciso de você pra nada". A cantora não gosta muito de falar sobre as interseções dos trabalhos dos dois.
“Não fazemos muitos vídeos juntos. Cada um faz o seu trabalho, sem intervenção. Separamos muito o trabalho da vida pessoal”, explica. Mas reconhece: "Com certeza eu ganhei mais visibilidade. Mas ele também ganhou mais criatividade. Eu o ajudo a fazer vídeos e stand-up.”
A família Santina tem 7 membros com canais no YouTube (Foto: Alexandre Mauro/G1)A família Santina tem 7 membros com canais no YouTube (Foto: Alexandre Mauro/G1)
A família Santina tem 7 membros com canais no YouTube (Foto: Alexandre Mauro/G1)

Assunto de família


A família Santina (aquela que tem sete canais) costuma se reunir mais em eventos de youtubers do que em volta de uma mesa de jantar, conta Fabi, irmã mais velha de Niina Secrets. "Cada um mora na sua casa, mas falamos sobre o assunto o tempo todo, porque é o trabalho de todo o mundo."
Ela ajudava a irmã a editar os vídeos, e aparecia em alguns, até começar a receber pedidos para criar seu próprio canal. Mas não sabia exatamente do que falar. "Não comecei o canal com um direcionamento", lembra.
"Falava do que eu gostava, o público pedia coisas e fazia o que eles pediam. Também fui encontrando as coisas que eu gosto de fazer."
Fabi Santina em encontro da família; Carol (centro), Bruno (à esq.), Niina, Rick e Sophia (ao fundo) também aparecem na foto (Foto: Reprodução/Instagram/Fabi Santina)Fabi Santina em encontro da família; Carol (centro), Bruno (à esq.), Niina, Rick e Sophia (ao fundo) também aparecem na foto (Foto: Reprodução/Instagram/Fabi Santina)
Fabi Santina em encontro da família; Carol (centro), Bruno (à esq.), Niina, Rick e Sophia (ao fundo) também aparecem na foto (Foto: Reprodução/Instagram/Fabi Santina)
Aos poucos, outros membros da família foram entrando no negócio. Os assuntos tratados pelos Santina vão de games a estratégias para se tornar um youtuber de sucesso, passando por viagens, dietas e dicas de beleza.
"Nunca rolou competição. Cada um tem seu segmento. Quando um de nós está desanimado, a família incentiva", diz Fabi.
Mariana Nolasco e Pedro Pascual têm canais de covers (Foto: Alexandre Mauro/G1)Mariana Nolasco e Pedro Pascual têm canais de covers (Foto: Alexandre Mauro/G1)
Mariana Nolasco e Pedro Pascual têm canais de covers (Foto: Alexandre Mauro/G1)

Romance musical


Há um rapaz que, recorrentemente, aparece tocando violão ao lado de Mariana Nolasco, outro fenômeno dos covers no YouTube. É seu namorado, o também músico Pedro Pascual.
Ele mora e trabalha com a namorada, editando vídeos, administrando canais e tocando com ela nos shows. Foi também por incentivo de Mariana que passou a "tocar e cantar coisas mais pop" e criou seu próprio canal, também de covers.
"Ela que me trouxe para esse mundo. Eu tinha vergonha, ainda tenho, mas era pior", lembra. "Ainda tenho muito a aprender. Não me considero cantor, sou mais um instrumentista."
Pedro Pascual e a namorada, Mariana Nolasco (Foto: Reprodução/Instagram/Pedro Pascual)Pedro Pascual e a namorada, Mariana Nolasco (Foto: Reprodução/Instagram/Pedro Pascual)
Pedro Pascual e a namorada, Mariana Nolasco (Foto: Reprodução/Instagram/Pedro Pascual)
O romance musical dos dois faz fãs suspirarem nos comentários de vídeos em que o casal aparece junto. A publicação mais popular de Pedro é também um dueto com a namorada. Mas o músico afirma ter seu próprio público. "Acho que as pessoas que me seguem são mais velhas."
Pedro também compõe e trabalha com Mariana na produção do disco de estreia dela. Ele quer lançar, em 2018, um trabalho próprio. "Se a Mari vai estar? Pode ser que sim."



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p