Estas pessoas sabem tudo sobre a indústria das tecnologias de informática e podem se dar ao luxo de comprar o aparelho que quiserem. No entanto, seus filhos estão proibidos de usar os mesmos gadgets utilizados por seus colegas deescola.
O Incrível.club resolveu investigar os motivos da proibição e descobriu muitas coisas sobre como é ser filho dos grandes gurus da tecnologia.
Bill Gates, fundador da Microsoft
Bill tem três filhos. Para todos eles, é proibido o uso de tablets e smartphones antes dos 14 anos. Segundo Gates, os filhos nunca reclamaram de não poderem andar por aí com aparelhos recentemente lançados, coisa que seus colegas fazem tranquilamente. Bill Gates e sua esposa, Melinda, contudo, são irredutíveis nesse assunto.
Quando os filhos de Gates chegaram à idade mínima estabelecida pelos pais para o uso de aparelhos tecnológicos, a família estabelece regras:
- smartphones e tablets só podem ser usados para estudar e conversar com os amigos;
- é proibido o uso durante as refeições e nos dormitórios;
- os pais têm direito de limitar o tempo de uso desses dispositivos.
Outra curiosidade é que os filhos de Gates não podem usar nada da "Apple", e sim celulares e tablets baseados em sistemas Windows.
Chris Anderson, fundador da empresa 3D Robotics, editor da revista Wired, sobre TI
Os filhos de Chris precisam seguir regras rígidas que restringem o uso de tablets e smartphones. De acordo com o empresário, seus filhos se queixam dizendo que nenhum de seus colegas de escola convivem com limitações deste tipo impostas pelos pais.
Mas o próprio Anderson diz que seu objetivo é simplesmente evitar que seus filhos desenvolvam uma dependência desse tipo de aparelho. Ainda segundo esse cuidadoso pai, as crianças podem se deparar na Internet com grande conteúdo voltados para adultos e bullying feito por pessoas escondidas pelo anonimato.
Dick Costolo, ex diretor-geral do Twitter
Dick decidiu não limitar o tempo que os filhos podem usar smartphones. No entanto, impôs certas regras "geográficas".
As crianças da família Costolo só podem usar esse tipo de dispositivo na sala. Isso quer dizer que eles não podem levar tablets para a cama nem usá-los durante as refeições.
Alex Constantinople, diretora da OutCast Agency, uma das maiores sócias de TI para o mundo dos negócios
Alex também é uma mãe muito rígida quando o assunto é o uso de dispositivos eletrônicos pelos filhos. Seu caçula não pode usar estes aparelhos de segunda a sexta. Já os mais velhos podem usá-los durante a semana, só que por apenas 30 minutos por dia.
Evan Williams, fundador do Twitter, e Pyra Labs, que trabalha no desenvolvimento de blogs
Evan e Sara são casados e têm dois filhos. Mas nenhum deles tem iPad.
Em vez disso, a casa dos Williams é repleta com centenas de livros. De acordo com o desenvolvedor, a literatura é suficiente para que os filhos encontrem toda a informação de que necessitam e para preencher os momentos livres com muita diversão.
Steve Jobs, empresário, fundador da Apple, NeXTV e Pixar
Você pode pensar que todos os membros da família de Steve Jobs são totalmente munidos com os gadgets mais modernos, sem desgrudar deles durante o dia inteiro. Mas a verdade não é essa.
Quando era vivo, Jobs admitiu que proibia aos filhos o uso do iPad. Ele tentou acostumá-los com a comunicação ao vivo, por isso a família sempre priorizou passar tardes conversando, reunindo-se também para o jantar.
A que conclusões podemos chegar?
Você decide se deve seguir ou não os exemplos dessas pessoas. Só quando seus filhos crescerem e comecem a tomar suas próprias decisões, ficará claro se os pais acertaram nos métodos de criação escolhidos.
Contudo, é indiscutível que os empresários citados acima sabem muito mais do universo digital do que nós, leigos no assunto. Talvez justamente por isso, eles analisem bem e antecipadamente os passos que devem — ou não — ser dados.
Foto de abertura Joi Ito
Comentários
Postar um comentário