O líder norte-coreano Kim Jong-un, ao inspecionar a "estrutura número 92", mandou "guardar e cuidar" de uma arma nuclear, "mistério dos mistérios" que determina a "sobrevivência" do país, diz-se em um documento classificado que uma edição sul-coreana afirma ter obtido - POR: SPUTNIK BRASIL
O líder norte-coreano Kim Jong-un, ao inspecionar a "estrutura número 92", mandou "guardar e cuidar" de uma arma nuclear, "mistério dos mistérios" que determina a "sobrevivência" do país, diz-se em um documento classificado que uma edição sul-coreana afirma ter obtido.
De acordo com o jornal Chosun Ilbo, esta é a primeira afirmação do líder norte-coreano que confirma o fato do país possuir armas nucleares. A "estrutura número 92", segundo acham os serviços secretos sul-coreanos, serve para produzir mísseis e ogivas nucleares. Kim Jong-un visitou a fábrica em fevereiro, mas o documento relacionado com o evento, que não foi coberto pelas mídias, chegou às mãos dos jornalistas apenas agora.
© AP PHOTO/ FORÇAS DOS EUA, COREIA
Neste documento, particularmente, diz-se que durante a inspeção o líder do país destacou que "a elaboração e a produção de armas nucleares, sua manutenção e controle é um dos segredos militares da nossa Pátria, mistério dos mistérios que determina a sua sobrevivência".
No ano de 2012, Kim Jong-un afirmou que a Coreia do Norte era uma potência nuclear e que tem potencial nuclear, porém, muitos especialistas consideraram esta declaração apenas um lema de propaganda. O documento classificado, destinado para uso exclusivamente interno das autoridades militares e partidárias, de acordo com a edição, é uma evidência irrefutável de que a Coreia do Norte na verdade tem armas nucleares.
Pyongyang realizou já 5 testes nucleares. O último teste se deu em setembro do ano passado. Apesar disso, a maioria dos analistas continua pensando que a Coreia do Norte ainda não é capaz de produzir suas próprias armas nucleares, ficando por enquanto apenas em uma etapa de testes.
Comentários
Postar um comentário