Pular para o conteúdo principal

OBSERVANDO A PAUTA - Fotógrafo mostra em montagens o 'tráfego intenso' em grandes aeroportos do mundo - Stephen Dowling Da BBC Future


Montagem de fotos de aviõesDireito de imagemMIKE KELLEY
Image captionMontagem feita com voos do aeroporto de Munique

Em qualquer momento do dia, cerca de um milhão de pessoas no mundo inteiro têm algo em comum - elas estão no ar, em algum dos milhares de aviões de companhias aéreas que ajudaram a transformar o modo como viajamos.
Nosso desejo de conhecer novos lugares e a situação dos negócios internacionais resultam na decolagem e pouso de milhares de aviões todos os dias.
O fotógrafo baseado em Los Angeles Mike Kelley capturou um relance dessa movimentação aérea em um projeto chamado Airportraits ("retratos aéreos", em tradução livre), ao tirar fotos de avião após avião para criar composições de imagens de um dia na rotina dos aeroportos mais cheios do mundo.

Aeroporto Internacional de Los Angeles


Montagem de fotos de aviõesDireito de imagemMIKE KELLEY
Image captionAviões no LAX (Aeroporto de Los Angeles)

"Eu sempre fui fascinado por aviação e um dia enquanto estava no LAX (Aeroporto de Los Angeles) observando aviões eu decidi capturar várias decolagens e colocá-las juntas em uma única imagem para mostrar seus caminhos e o volume de tráfico partindo do aeroporto", diz Kelley.

Aeroporto de Zurique


Montagem de fotos de aviõesDireito de imagemMIKE KELLEY
Image captionAviões no aeroporto de Zurique

"A inspiração por trás desse conjunto de imagens foi simples considerando o sucesso da original", diz Kelley.
"Eu sabia que a ideia tinha potencial e que devia fazer algo a respeito. Há vários aeroportos incríveis, companhias aéreas e aviões por aí que eu gostaria de fotografar, então o plano foi colocado em ação para fotografar o máximo possível".

Aeroporto de Heathrow, Londres


Montagem de fotos de aviõesDireito de imagemMIKE KELLEY
Image captionAviões no aeroporto de Heathrow

As fotos de Kelley mostram alguns dos aeroportos mais reconhecíveis do mundo, incluindo o Heathrow, de Londres, e o Haneda, de Tóquio, com vista para o monte Fuji.
"Eu geralmente escolho aeroportos com base em sua localização ou em quão icônicos eles são em uma escala global", diz o fotógrafo. "O Heathrow é obviamente um dos aeroportos mais conhecidos, para o bem ou para o mal, e localizado da cidade que deve ser a mais conhecida do mundo. Haneda é o aeroporto mais movimentado do mundo e você consegue ver o icônico monte Fuji em uma dia perfeito. Eu queria ligar esses locais incríveis com o tráfego aéreo de uma maneira nunca antes vista".
É importante destacar que as fotos não mostram o tráfego todo - os aviões que aparecem em Heathrow são apenas alguns entre os mais de 1,4 mil que partem e pousam todos os dias na cidade.

Aeroporto de Dubai


Montagem de fotos de aviõesDireito de imagemMIKE KELLEY
Image captionMontagem mostra partidas no aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Depois da foto de Kelley em Los Angeles, tirada em março de 2014, a próxima cidade foi Dubai.
"Essa localização foi mais difícil, já que eu tive que me organizar especialmente para fotografar o aeroporto. Depois disso, eu voltei para LA por um tempo antes de organizar uma viagem ao redor do mundo que começou no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã".
Para cada montagem, Kelley passou entre 8 e 12 horas por dia fotografando os aviões.

Aeroporto de Guarulhos, São Paulo


Montagem de fotos de aviõesDireito de imagemMIKE KELLEY
Image captionPara tirar as fotos, Kelley passou várias horas no mesmo lugar

Para tirar as fotos, Kelley passou várias horas no mesmo lugar, tirando foto após foto de cada avião ao chegar e partir em sua câmera digital.
"Realmente depende de uma série de fatores, especialmente o clima e a posição do sol. Às vezes pode levar um dia de captação e um dia de Photoshop e em alguns casos leva semanas de espera e então meses no Photoshop para deixar tudo perfeito".

Aeroporto Kingsford Smith, em Sydney


Montagem de fotos de aviõesDireito de imagemMIKE KELLEY
Image captionFotógrafo viajou a diversos locais do mundo para fotografar aeroportos movimentados

Kelley teve que garantir que a luz estaria equilibrada o máximo possível durante o dia inteiro de filmagem.
"Depois de encontrar o local de captação, tive que esperar por um dia em que vento, clima e luz cooperassem. Já que aviões decolam contra a direção do vento, isso significa esperar por um dia com ventos constantes na direção que funcionasse melhor com o local de captação escolhido. Se os ventos mudassem de direção na metade do caminho, eu perderia um dia inteiro de trabalho (os pousos e decolagens mudam de direção ou pista). Da mesma forma, se o tempo mudasse muito ao longo do dia, isso tornaria a composição das imagens mais difícil já que cor, iluminação e exposição em todas as partes do cenário mudam de acordo com a sombra das nuvens e o sol".

Aeroporto Schiphol, Amsterdã


Montagem de fotos de aviõesDireito de imagemMIKE KELLEY
Image captionDepois de tirar as fotos, foi a vez de editar e iniciar as composições

As fotos exigiram muita paciência. "A situação ideal era ter um ótimo local de captação que mostrasse os aviões, algum toque local, o sol atrás de mim (ou uma sombra consistente das nuvens) e ventos constantes por um dia inteiro. É fácil em um local como Los Angeles, que é sempre ensolarado. Em um lugar como Londres? Tive que fazer três viagens a Londres para conseguir boas imagens por causa da mudança constante de clima e vento. O mesmo aconteceu com Tóquio: no fim das contas não é mentira a história de que o monte Fuji é um 'monstro' caprichoso. Ele só é visível nos dias mais claros então eu tive que ir ao Japão duas vezes para conseguir a imagem que eu queria".
Depois de tirar as fotos, foi a vez de editar e iniciar as composições. Kelley então colocou a imagem de cada avião sobre o fundo do aeroporto.
"Eu tinha entre 10 e 15 fotos de cada um deles e selecionei a melhor imagem de cada avião, mas era bem entediante. No final eu tinha todas as minhas aeronaves no lugar e era apenas uma questão de ajustar luz, cor e contraste".

Aeroporto de Auckland, Nova Zelândia


Montagem de fotos de aviõesDireito de imagemMIKE KELLEY
Image captionÉ importante destacar que as fotos não mostram o tráfego todo

A vantagem é que Kelley é um ávido fã de aviação. "O projeto me ensinou sobretudo que eu tenho mais paciência e foco do que imaginava. Eu consigo operar com muito menos horas de sono do que pensava poder, e que sou capaz de comer todo tipo de comida esquisita de avião. Eu sempre soube que as pessoas estavam dispostas a ajudar, mas a quantidade de ajuda que recebi de tantas pessoas - pilotos, controladores de tráfego, aeroportos, donos de terras, tudo - foi realmente incrível", diz.
"Eu aprendi muito sobre como a aviação funciona. Quando você senta e observa aviões durante um dia inteiro em aeroportos em todas as partes do mundo você de repente entende melhor como horários e mudanças de escala funcionam. Eu costumava me interessar pelo assunto, mas agora eu consigo olhar para o céu em qualquer hora do dia e dizer a você que tipo de avião é aquele, de onde vem e para onde vai".

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site da BBC Future.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...