Pular para o conteúdo principal

OBSERVANDO A PAUTA - Haiti realiza eleições presidenciais neste domingo em meio a grave crise - G1

Disputa terá 54 candidatos; quatro são favoritos.

Da France Presse

Cartazes de candidatos à eleição presidencial no Haiti  (Foto: Hector Retamal/AFP)Cartazes de candidatos à eleição presidencial no Haiti (Foto: Hector Retamal/AFP)













O primeiro turno das eleições presidenciais do Haiti, disputada por 27 candidatos, será realizado neste domingo (20), em um país mergulhado em uma profunda crise e devastado pelo furacão Matthew.
O país mais pobre das Américas tenta dotar-se de instituições sólidas depois do fim de três décadas da ditadura Duvalier, e o processo eleitoral reflete esse longo caminho para a democracia.
Na verdade, as eleições deveriam ter sido realizadas no ano passado, mas foram canceladas.
A primeira rodada do pleito, realizada em 25 de outubro de 2015 e na qual se apresentaram 54 candidatos, foi cancelada devido a fraudes que mergulharam o país em uma nova crise constitucional.
O então presidente, Michel Martelly, terminou seu mandato em 7 de fevereiro, sem passar o poder para um presidente eleito.
O Parlamento escolheu o titular do Senado, Jocelerme Privert, como presidente interino por três meses, mas o país está tão dividido e com instituições tão frágeis que não conseguiu reorganizar as eleições nesse prazo.
Por fim, o primeiro turno foi marcado para 9 de outubro, mas também foi adiado devido à passagem do furacão Matthew, que devastou o sul do Haiti e deixou mais de 500 mortos.
Quatro favoritos
Entre os 27 candidatos à Presidência, apenas alguns fizeram campanha e quatro se apresentam como favoritos.
Um dos principais é Jovenel Moïse, que venceu a votação anulada de 2015, depois de ser escolhido por Martelly para representar seu partido, o PHTK (Partido Haitiano Tèt kale).
Também se apresentará novamente seu principal adversário, Jude Célestin, da Liga Alternativa para o Progresso e a Emancipação do Haiti (LAPEH), que chegou em segundo na votação anulada.
Disputarão, ainda, o candidato do Partido Petit Dessalines, Moïse Jean-Charles, senador que fez nome como um feroz detrator de Martelly e que participou regularmente das manifestações opositoras.
O ex-presidente do Haiti Jean Bertrand Aristide ao lado da candidata à presidência do país Maryse Narcisse  (Foto: Hector Retamal/AFP)O ex-presidente do Haiti Jean Bertrand Aristide ao lado da candidata à presidência do país Maryse Narcisse (Foto: Hector Retamal/AFP)
A campanha de Maryse Narcisse, uma das duas mulheres que brigam pela Presidência, gera particular interesse, pois esteve ao lado do ex-presidente Jean Bernard Aristide, que foi expulso em meio a uma revolta armada, apesar de ainda gozar de grande popularidade.
Exílio ou pobreza
Os 6,2 milhões de eleitores haitianos mostraram pouca motivação nas eleições de 2015, e apenas 25% deles foram às urnas.
Em um país em que mais da metade de seus habitantes têm menos de 20 anos, poucos jovens se interessam pela política nacional. Ante um desemprego endêmico, muitos se arriscam a migrar ilegalmente para o continente americano.
Uma mulher prepara comida na cozinha de sua casa destruída pelo furacão Matthew nos arredores de Port Salut, no Haiti (Foto: Andres Martinez Casares/Reuters)Uma mulher prepara comida na cozinha de sua casa destruída pelo furacão Matthew nos arredores de Port Salut, no Haiti (Foto: Andres Martinez Casares/Reuters)
O Haiti, com uma inflação superior a 10% e uma dívida interna que supera os US$ 2 bilhões, viu boa parte de sua agricultura, o único setor com certo dinamismo, reduzir-se a zero pelos efeitos de Matthew.
"Chegou a hora"
Juan Raúl Ferreira, que lidera a missão de observação da Organização de Estados Americanos (OEA), se mostra mais otimista no que diz respeito à participação cidadã.
"Há uma dupla leitura a fazer do furacão: por um lado, obrigou a adiar as eleições e, por outro, provocou uma reação entre a população, que agora acha que é preciso realizar a eleição de uma vez por todas", explicou o diplomata uruguaio.
"As pessoas que sofrem com os enormes problemas depois do furacão, hoje dizem, 'quero ser representado em Porto Príncipe'. Chegou a hora de o Haiti ter instituições e autoridades democráticas", acrescentou Ferreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...