Pular para o conteúdo principal

OBSERVANDO A PAUTA - Por que o inventor da bateria dos celulares não tem smartphone - BBC BRASIL

John Goodenough

Image copyrightUNIVERSIDADE DO TEXAS EM AUSTIN, EUA
Image captionJohn Goodenough, de 94 anos, inventou as baterias de íon-lítio. Para muitos, o físico deveria ganhar um Prêmio Nobel
Você pode nunca ter ouvido falar em John Goodenough, mas provavelmente tem em casa - no celular ou laptop - baterias inventadas por ele.
Aos 94 anos, o professor de Engenharia Mecânica da Universidade do Texas em Austin, nos EUA, não ganhou um Prêmio Nobel e diz que não liga para homenagens.
Mas muita gente acha que ele merecia um Nobel.
A bateria de íons de lítio criada por Goodenough se tornou popular a partir da década de 1990 e revolucionou a telefonia móvel.
E o mais incrível é que o professor não é fanático por smartphones e não tem celular.

Baterias que explodem

Entre as vantagens da bateria de lítio estão duração, leveza e capacidade de armazenamento.
Os maiores problemas são o limite de cargas e a sua fragilidade na ausência de oxigênio.
Troca de bateria de lítioImage copyrightREUTERS
Image captionA bateria criada pelo professor Goodenough contribuiu para a popularização dos celulares
Ou seja, assim como registrado recentemente com a linha Galaxy Note 7 da Samsung, uma sobrecarga pode provocar a explosão da bateria.
"Normalmente, quando acontecem explosões o problema está na bateria original do aparelho. O eletrólito utilizado é inflamável, e isso significa que se a bateria for superaquecida haverá uma explosão", disse Goodenough ao programa Today da BBC.
O professor afirma que o importante é monitorar cuidadosamente o funcionamento da bateria e não recarregar o celular rapidamente.

'Não quero ser incomodado'

Mas esses são conselhos de um teórico, já que Goodenough nunca teve celular.
"Tenho computador no meu escritório, mas quando chego em casa não gosto que me incomodem mais do que o necessário", justificou, entre risos.
E como o professor se sente ao saber que seu invento transformou o mundo?
Samsung Galaxy Note 7Image copyrightARIEL GONZALEZ
Image captionSmartphone Galaxy Note 7 após a explosão da bateria de lítio
"Não penso muito nisso, mas fico muito satisfeito de ter criado algo para as pessoas de todo o mundo. É muito gratificante fazer com que elas tenham acesso a novas tecnologias."
O professor explica sua crítica aos smartphones:
"Vejo jovens andando e teclando esses pequenos aparelhos e tablets para se comunicarem. Eles saem para jantar e não conversam entre si, preferem falar ou teclar. Isso não é vida".
Goodenough não vê contradição no fato de ter criado a bateria que levou justamente à popularização dos celulares.
"A tecnologia é moralmente neutra. O que interessa é o que fazemos com ela."
Goodenough e Barack ObamaImage copyrightGETTY IMAGES
Image captionEm 2013, o presidente Barack Obama condecorou Goodenough com a Medalha Nacional de Ciência pela invenção das baterias de lítio


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol...

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no c...

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p...