Pular para o conteúdo principal

OBSERVANDO A PAUTA - Por que Maduro não pode sofrer um impeachment como o de Dilma - Daniel García Marco Da BBC Mundo em Caracas (Venezuela)


Dilma Rousseff e Nicolás Maduro
Image copyrightAFP
Image captionAs leis da Venezuela não permitem que Nicolás Maduro seja destituído da Presidência pelo Legislativo, como ocorreu com Dilma Rousseff no Brasil
A Assembleia Nacional da Venezuela deu início ao julgamento político do presidente Nicolás Maduro nesta terça-feira, mas uma coisa já está clara: ele não seguirá os mesmos passos de Dilma Rousseff, que foi destituída definitivamente pelo Congresso brasileiro em agosto passado.
Maduro é acusado de romper com a ordem constitucional do país com a suspensão, pela Justiça, de um referendo sobre a revogação de seu mandato.
Após quase três horas de debate, o próprio presidente da Assembleia, Henry Ramos Allup, opositor do governo, teve de esclarecer uma "confusão".
Ele afirmou que o julgamento político de Maduro não tem nada a ver com o processo de impeachment de Dilma no Brasil.
"Tenho escutado uma espécie de confusão por uma má leitura da Constituição ou mal entendimento, confundindo o julgamento de avaliação política com o que de destituição do presidente", disse ele.
Protesto pró-MaduroImage copyrightAP
Image captionApoiadores do governo Maduro protestaram na Assembleia Nacional no domingo
A sessão não teve um caráter jurídico, ainda que a maioria formada pela oposição tenha concordado em "iniciar o procedimento de responsabilidade política do presidente da República", sob a acusação de ter provocado a "devastação da economia do país" e de perpetrar "um golpe de Estado".
Sem impeachment
Na semana passada, o Conselho Nacional Eleitoral suspendeu o processo do referendo sobre revogação do mandato do presidente, organizado pela oposição.
Desde então, a Assembleia Nacional se tornou uma das frentes de batalha com o governo. Mas os acordos firmados ali não tem nada além de um papel simbólico e político.
"Na Venezuela, o julgamento político do presidente não pode levar à sua remoção do cargo", explica o professor de Direito e constitucionalista José Ignacio Hernández. "Não tem qualquer consequência jurídica imediata."
Assembleia Nacional acorda julgamento político de MaduroImage copyrightEPA
Image captionAs decisões da Assembleia Nacional sobre Maduro têm efeitos políticos e simbólicos, mas não jurídicos
O advogado constitucionalista explica que "a Promotoria e a Suprema Corte são necessárias para destituir um presidente de seu cargo".
Os aliados de Maduro se utilizaram desse argumento ao qualificar a sessão parlamentar como uma "ópera-bufa" e um "elemento de desestabilização do governo".
O presidente brasileiro, Michel TemerImage copyrightGETTY IMAGES
Image captionO regime de Maduro ainda não reconhece Michel Temer como presidente brasileiro
O deputado governista Julio Chávez chegou a mencionar os recentes casos em Honduras, Paraguai e no Brasil - na sua avaliação, ocorreu um "golpe parlamentar" nesses países.
O governo venezuelano continua a não reconhecer a legitimidade de Michel Temer como presidente brasileiro.

'Não é uma saudação à bandeira'

Responsabilizar politicamente o presidente, como pretende a Assembleia, controlada pela oposição desde as eleições legislativas de dezembro passado, poderia levar ao início de outros processos que teriam efeitos jurídicos.
Nicolás MaduroImage copyrightREUTERS
Image captionUm referendo sobre a revogação do mandato de Maduro promovido pela oposição foi suspenso
A Promotoria-Geral poderia então começar uma investigação. "Mas é pouco provável, o que não quer dizer que seja impossível", diz Hernández.
A crise política na Venezuela, agravada pela econômica, levou a uma luta de poderes que limitou bastante a capacidade de decisão da Assembleia.
Uma sentença de agosto do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), a corte máxima da Venezuela, declarou que a Assembleia agiu em desacato por realizar sessões com três deputados do Estado de Amazonas cuja posse foi suspensa até que se determine se houve fraude eleitoral.
Por isso, a principal autoridade judicial do país já havia adiantado que consideraria nula ou inválida qualquer decisão do Legislativo.

Abandono do cargo

A Assembleia concordou também nesta terça em instaurar uma comissão para "avaliar a possibilidade de declarar o abandono do cargo pelo presidente da República".
Essa medida legal, sim, teria efeitos jurídicos e poderia levar à destituição de Maduro.
O abandono de cargo não se refere necessariamente à presença física de Maduro na Venezuela, mas sim com o cumprimento das funções para as quais foi eleito.
Deputados discutem na Assembleia Nacional da VenezuelaImage copyrightEPA
Image captionSessão desta terça na Assembleia Nacional da Venezuela foi marcada por tumulto entre a maioria opositora e deputados governistas
"Tem a ver com quando o presidente foge completamente da Constituição, ou seja, que as funções que está exercendo não são de um presidente democrático", explicou na segunda-feira um consultor jurídico da Assembleia, Jesús María Casal.
No entanto, ainda que a decisão seja aprovada, ela seria levada ao TSJ, que provavelmente a anularia, diante de seu histórico recente. A Corte declarou inconstitucional seis dos dez projetos de lei aprovados pela Assembleia desde sua formação, em janeiro.
"Maduro não corre perigo com esse suposto julgamento político na Assembleia", diz o advogado Jesús Silva, que destaca que o Legislativo só pode fazer declarações políticas na hora de condenar a atuação do presidente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...