OBSERVANDO A PAUTA - 10 mapas que mostram que ainda há muito espaço livre no Planeta - INCRÍVEL.CLUB
Pode ser você até já saiba, mas, mostrando com mapas, fica ainda mais curioso e fácil de visualizar: a população mundial está distribuída, basicamente, em umas poucas regiões — e, felizmente, ainda existem áreas bastante despovoadas.
No Brasil, por exemplo, apenas três Estados (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) concentram cerca de 40% da população.
Isso não significa, no entanto, que, se há espaço sobrando, podemos usar todos os recursos que o Planeta possui. Pelo contrário: o objetivo deste post é lembrar que temos de tratar com respeito e responsabilidade tudo o que Terra nos dá.
Agora, mate a curiosidade com estes mapas interessantíssimos.
Olhe para este mapa: nas áreas marcadas em amarelo vive o mesmo número de pessoas que no restante do mundo.
Já este mapa mostra a relação da densidade da população do outro lado do Planeta. É difícil acreditar que nas grandes áreas marcadas em azul vivam apenas 5% da população mundial. E ainda mais estranho é que os 5% restantes vivam no pequeno "pedaço de terra" marcado em vermelho.
Aqui, vemos que metade de todos os habitantes da Itália vive em apenas 8% do território do país. A principal razão é que as montanhas ocupam a parte central da península.
Na Austrália, a situação é ainda mais incomum: cerca de 11 milhões de pessoas (metade da população) vivem em pequenos pedaços (marcados em vermelho), em comparação com o restante do continente. Isso porque boa parte do país é constituída por desertos.
A metade da população dos Estados Unidos vive nas grandes cidades que estão distribuídas pelo território do país. A mancha vermelha grande à esquerda (Costa Oeste) é a Califórnia, o Estado mais povoado.
Cerca de 90% do território do país é ocupado por montanhas, portanto, para a população só restam cerca de 10%.
Historicamente, a fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá passava pelo paralelo 49. No entanto, a metade dos canadenses vive mais ao sul desse paralelo: na mesma latitude que Oregon. É nessa região em vermelho (a leste, à margem dos grandes lagos) que fica Toronto, principal cidade do País.
A paisagem da Turquia consiste basicamente de montanhas e planaltos, que não são muito adequados para a construção de cidades. Por esse motivo, o mapa da distribuição da população tem um aspecto isolado.
Também chamada de África Mediterrânea, por ficar às margens do mar Mediterrâneo, reúne países como Líbia, Marrocos e Egito. O deserto do Saara, no sul de todos esses países, é um dos lugares mais hostis do Planeta. As duas áreas vermelhas que você vê no mapa são Rabat e Casablanca (no Marrocos, à esquerda, ou oeste) e também o território ao longo do rio Nilo, no Egito — à direita, ou leste. Não por acaso, o Nilo, que corta todo o Egito, permite viver em pleno Saara.
Nesta imagem animada vários mapas estão unidos em um só. Mostram o território ocupado por 10%, 20% ou mais da população da França. É um dos poucos países que é habitado quase que inteiramente.
Comentários
Postar um comentário