Pular para o conteúdo principal

#OBSERVANDOAPAUTA - OTAN QUER MELHORAR RELAÇÕES COM A RÚSSIA - SPUTNIK BRASIL

Inauguração dos exercícios Trident Juncture em Trapani, na Itália

Meia-volta volver! Porque quer a OTAN melhorar relações com a Rússia

© AFP 2016/ MARCELLO PATERNOSTRO
DEFESA
URL curta
61786131

É pouco provável que a Organização do Tratado do Atlântico Norte abandone sua postura de contrariar a Rússia, o que tem determinado todas as decisões da Aliança nos últimos anos. Porém, o analista político Andrei Koshkin disse à Sputnik que o bloco está pensando em reajustar sua posição e melhorar as relações com Moscou.

Presidente da República Tcheca quer referendo à permanência do país na OTAN e UE
Embora não seja óbvio, mas a OTAN começou se afastando de sua postura rígida antirrussa. "A correção do rumo, a meu ver, está começando a dominar a agenda [do bloco]. Até à próxima cúpula da OTAN, a liderança da aliança militar, aparentemente assumirá um discurso mais calmo em relação à Rússia", disse ele, se referindo ao evento que ocorrerá daqui a pouco em Varsóvia.
Tal mudança na política do bloco, se realmente acontecer, vai marcar uma contramarcha na intensificação das ações determinadas da Aliança na Europa central e oriental, assim como na região do Mar Báltico, que tem dominado a pauta depois da reunificação democrática da Crimeia com a Rússia e do desenrolar da crise ucraniana. Altos funcionários da OTAN, especialmente o ex-Comandante Supremo Aliado na Europa (SACEUR), general Philip M. Breedlove, insistiram que a Rússia passou a representar a maior ameaça tanto para a Aliança como para a ordem mundial global.
© AP PHOTO/ VIRGINIA MAYO
Ministério da Defesa russo responde a 'grito de político reformado' general Breedlove
De acordo com o analista, a reação da Rússia fez com que a OTAN deixe de considerar tal abordagem como viável e sustentável.
"O desejo [da OTAN] de retomar o diálogo prova que a resposta da Rússia ao fortalecimento militar do bloco é adequadamente equilibrada. Não temos outra opção, as nossas ações são justificadas. É o que me faz acreditar que a Aliança vai ajustar sua abordagem. O processo já teve início. [A Aliança] já está negociando uma eventual correção de rumo na postura referente a Rússia", explicou Koshkin.
© AFP 2016/ NOEL CELIS/POOL
Opinião: Brexit ajuda a evitar a guerra entre Rússia e OTAN
O analista mencionou ainda que a alteração radical das estratégias da OTAN relativas à Rússia vai demorar bastante, devido ao fato de os integrantes da Aliança terem opiniões diferentes sobre o assunto.
"Além disso, esta orquestra tem seu maestro, os Estados Unidos", adiciona o analista.
A OTAN está se preparando para a cúpula da Aliança na Polônia, que ocorrerá entre 8 e 9 deste julho. O bloco já tem revelado algumas medidas que serão formalmente aprovadas na semana que vem. Entre estas está o deslocamento de quatro batalhões internacionais para a Lituânia, Letônia, Estônia e Polônia em sistema rotativo sob alegação da ameaça não-existente por parte da Rússia.
  • Saber Strike 2016, Estônia
  • Paraquedistas americanos em treinamento na Estônia
  • Soldado estoniano participa dos exercícios militares anuais em conjunto com as tropas da OTAN, Estônia, maio de 2014 (foto de arquivo)
  • Ensaios militares Rapid Trident 2015 na Ucrânia
  • Parceiros norte-americanos e estônios treinam em conjunto (foto de arquivo)
  • Militares ucranianos participam dos exercícios Rapid Trident realizados pela OTAN, oeste da Ucrânia, setembro de 2014
1 / 6
© SPUTNIK/ SERGEI STEPANOV
Saber Strike 2016, Estônia
Mesmo que a mudança da abordagem da OTAN a Moscou esteja prestes a ocorrer, as autoridades russas não têm conhecimento disso.
© SPUTNIK/ ALEKSEI DRUZHININ
Putin explica porque OTAN aumenta presença no Leste da Europa
Ontem (30), o presidente Vladimir Putin chamou a expansão do bloco para oriente "de um grande erro", acrescentando que a Aliança poderia se ter focado, em vez disso, na criação de "uma nova arquitetura de segurança comum e integral da costa do Atlântico até ao Pacífico", com a Rússia exercendo papel de "parceiro de pleno direito".
© SPUTNIK/ VASILY BATANOV
Moscou vai 'seguir de perto' a atividade dos EUA e da OTAN no Mar Negro
"Parece que hoje a OTAN está fazendo um show da sua postura antirrussa. Além de procurar por qualquer ação da Rússia, que pudesse justificar a legitimidade e necessidade da existência do bloco, a organização está dando passos no sentido de confrontação", disse o líder do país.
No dia anterior, o chanceler russo Sergei Lavrov chamou às relações entre Moscou e OTAN de "decepcionantes", reiterando ainda que o bloco fez com que as relações bilaterais tivessem sido congeladas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p