Pular para o conteúdo principal

#OBSERVANDOAPAUTA - 7 dicas de como usar GIFs animados em apresentações de projeto - 26 Julho, 2016 por Danae Santibañez Traduzido por Romullo Baratto - ARCHDAILY

Introduzir movimento em desenhos e diagramas é um excelente modo de mostrar o desenvolvimento e progresso das ideias fundamentais de um projeto.  GIFs animados podem, portanto, ser ferramentas úteis para melhorar suas apresentações, explicando rapidamente uma grande quantidade de informações. 
Quando se trata de desenhos de arquitetura, é fundamental compreender quais informações precisam ser destacadas e qual a melhor forma de fazer isso, eliminando o excesso de dados e focando nos aspectos principais. Com isto em mente, apresentamos a seguir 7 diferentes tipos de GIFs animados que mostram o melhor dos projetos que representam. 

1) Contexto

Mostrar características ambientais específicas em um único desenho pode ser uma tarefa complexa. Mesmo se for possível reunir em um desenho todas as informações necessárias para compreender o entorno de um projeto, o resultado pode ficar carregado e saturado de dados. GIFs animados podem ser uma opção para apresentar o contexto de modo visualmente claro e limpo. 

2) Conceito do projeto

Explicar graficamente a ideia por trás de um projeto pode ser um grande desafio. Se você quer focar na lógica volumétrica ou no processo de concepção que o levou a ela, GIFs animados podem servir para mostrar uma sequência coerente para comunicar sua abordagem projetual. 

3) Relação espacial entre diferentes níveis

A maior parte dos projetos tem mais de um pavimento. Mesmo em construções de um único nível, sempre há um térreo e uma cobertura que podem se relacionar de diferentes modos. Quando um projeto tiver mais de um nível, a interação entre eles pode se tornar mais complexo e, portanto, difícil de comunicar. Os GIFs animados podem ser uma solução para explicar a relação entre diferentes níveis de um projeto. 

4) Detalhes

Detalhes arquitetônicos podem ter junções e especificações materiais muito complexas. Às vezes, um elemento pode ser colocado em outra posição, movido ou operado de diferentes modos. Nesse sentido, GIFs animados podem ajudar a passar a ideia de como determinados detalhes realmente funcionam. 

5) Programa

O programa de um projeto define uma ampla rede de relações humanas que ocorrem no espaço projetado. Diagramas e ilustrações em movimento podem servir para passar informações sobre o programa de modo simples e claro.

6) Construção e estrutura

Com um GIF animado o arquiteto pode mostrar em uma única imagem a estrutura completa ou o processo de construção do projeto; das fundações à cumeeira.

7) Vista geral do projeto

Uma vista geral de seu projeto é um excelente modo de mostrar diferentes estágios de sua intervenção; você pode mostrar um percurso interno pelo edifício ou algumas formas de habitar seu projeto. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol...

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no c...

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p...