OBSERVATÓRIO - "Esse é nosso grande capital, desestabilizar os golpistas para que a democracia se restabeleça" - POR: MÍDIA NINJA
O ex Ministro da Cultura Juca Ferreira, esteve na noite desta segunda-feira (31), no Encontro da Frente Ampla de Servidores Públicos pela Democracia.
Segundo Juca a estratégia do atual governo interino e ilegítimo traça uma estratégia clássica dos golpistas que, na guerra, chamam de cerco e aniquilamento. Ou seja, atuam com o intuito de não deixar o adversário respirar, levantando questões pequenas, grandes, médias e de várias naturezas. De acordo com Juca, nesse quadro e diante da perplexidade do Governo Dilma Rousseff, eles (golpistas) conseguiram crescer com a capacidade de manipulação da opinião pública:
A imprensa cumpriu um papel decisivo na construção das condições para o golpe. Foi um fator decisivo num primeiro momento. E agora, com o governo Temer já instituído, a imprensa já diminuiu a intensidade do fogo cerrado.
De acordo com o ex ministro, o processo começou com o cerco ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o cerco no governo, depois atacaram com uma precisão cirúrgica, minando todo o processo de credibilidade.
Esses golpes de última geração na América Latina é de outra natureza. Usam o judiciário, o parlamento entra para consolidar a mistificação e a manipulação da opinião pública através da grande imprensa. Fizeram no Paraguai, fizeram em Honduras. E estão construindo cenários semelhantes em todos os países que têm governos democráticos e de centro esquerda na América Latina - salienta.
Para Juca, o problema do atual governo é que o brasileiro gostou de ter direitos, poder aquisitivo, acesso ao consumo. Gostou de sonhar, de ter bolsa família, Minha Casa Minha Vida. E a reação está sendo muito mais na sociedade, dos movimentos sociais, do que dos partidos políticos - que estão perplexos diante do que está acontecendo, com pouca capacidade iniciativa e orientação.
“Os movimentos sociais tomaram a dianteira. As mulheres estão num nível de ousadia impressionante de quem diz não recuaremos nem um milésimo de milímetro. Há uma reação social. Há uma postura que é possível tornar numa atitude anti golpe, a curto prazo. Temos que reagir agora, há uma possibilidade de deslegitimar completamente o governo golpista. O presidente Temer tem uma postura de bem sucedido, mas na verdade ta mostrando que é um trapalhão. Até agora, ele e aquela staff dele dizem que vão acabar com certos programas sociais, e de noite já estão se desmentindo. Acabam com o Ministério da Cultura, depois voltam atrás. Todo dia tem uma tentativa de colocar o programa deles na rua e são obrigados a recuar porque a sociedade não aceita. Esse é o nosso grande capital, desestabilizar o governo golpista para permitir que a ordem democrática se restabeleça.” - finaliza o ex ministro.
Comentários
Postar um comentário