Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Editorial do NYT de hoje "Making Brazil's Political Crisis Worse": Fazendo a crise política brasileira ficar pior - por Jussara Dos Santos RaxlenSe - FONTE: MÍDIA NINJA

Tradução do forte editorial publicado hoje pelo New York Times, o primeiro em que o jornal se posiciona de uma forma mais crítica e clara em relação a atual crise brasileira.
http://www.nytimes.com/2016/05/13/opinion/making-brazils-political-crisis-worse.html?smid=tw-share&_r=2
Presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira
Presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira
“Fazendo a Crise Política Brasileira Ficar Pior”
Horas depois de senadores terem votado em peso a favor do julgamento da presidente brasileira Dilma Rousseff por supostas trapaças financeiras, ela denunciou o processo de impeachment contra ela como um golpe.
“Eu posso ter cometido erros, mas nunca cometi crimes,” declarou a Sra. Rousseff.
Esta é uma questão aberta para debate, mas a Sra. Rousseff está certa em questionar os motivos e a autoridade moral dos políticos que agora procuram expulsá-la da presidência. A presidente brasileira, a qual foi reeleita em 2014 para mais 4 anos de mandato, mostrou-se como uma política inepta e uma líder inexpressiva. Porém, não há evidência de que ela tenha cometido abusos de poder para ganhos pessoais. Enquanto isso, grande parte dos políticos que orquestram a sua saída estão implicados em vastos esquemas de propinas além de outros escândalos.
Semana passada, o Supremo Tribunal [Federal] decidiu que Eduardo Cunha, o deputado veterano que encabeçou o processo de impedimento da Sra. Rousseff, teria que abandonar o seu cargo para responder julgamento sobre acusações de corrupção. O vice presidente Michel Temer, quem tomou posse nesta quinta-feira, poderá ser banido de eleições para cargos políticos por oito anos, já que recentemente ele foi multado por ter violado os limites financeiros da sua campanha.
Sra. Rousseff é acusada de usar dinheiro de bancos nacionais para acobertar déficits do orçamento, uma tática que outros lideres brasileiros usaram no passado mas sem causarem uma investigação [judicial] tal qual a que cai sobre a Sra. Rousseff. Muitas pessoas, contudo, suspeitam que esses esforços de remover a Sra. Rousseff da presidência estejam ligados a decisão dela de permitir a continuação do processo de investigação do escândalo de corrupção ligado a companhia governamental de petróleo Petrobras [a Lava Jato]. Esse escândalo sujou o nome de mais de 40 políticos, incluindo líderes do próprio partido da Sra. Rousseff, o Partido dos Trabalhadores.
Se o Senado declarar a Sra. Rousseff culpada de crimes financeiros – o que parece ser provável já que 55 dos 81 senadores votaram a favor da continuação do processo de impeachment – líderes brasileiros poderão facilmente reverter ao costumeiro jogo político de “pagar para jogar” [corrupção]. Este cenário seria indefensável.
O Brasil está se recuperando da pior recessão da sua história desde 1930, e agora, essa crise política enche de dúvidas sobre “o estado de saúde” [a estabilidade] da jovem democracia brasileira. Como se esses problemas não bastassem, o governo brasileiro ainda enfrenta um surto do vírus Zika que assola o país nas vésperas do Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
As investigações recentes sobres esses crimes de corrupção tornaram visíveis a podridão da elite política brasileira, e chocaram o povo. Se o termo do atual mandato da Sra. Rousseff for de fato encurtado, brasileiros deveriam ter a opção de eleger um novo líder imediatamente. Uma nova eleição poderia acontecer em breve se o tribunal eleitoral, o qual vem investigando alegações de que dinheiro vindo do escândalo da Petrobras fora usado na campanha da Sra. Rousseff de 2014, invalidar a sua vitória nas urnas. Uma outra alternativa seria [caso essas denúncias serem sem fundamento] que o Congresso aprove uma lei que determine uma eleição antecipada [antes da de 2018].
Apesar da administração da Sra. Rousseff não ter sido eficiente, os senadores que ‘”saboreiam” a sua partida deveriam [no sentido de ser obrigatório] lembrar que ela foi eleita duas vezes. O Partido dos Trabalhadores ainda comanda considerável apoio da população, principalmente daqueles que nas duas ultimas décadas saíram da sua condição de pobreza.
Os índices de confiança na Sra. Rousseff e no seu partido caíram muito nos últimos meses. Mesmo assim a Sra. Rousseff está prestes a pagar um preço desproporcionalmente alto para erros administrativos, enquanto muitos dos seu mais ardorosos oponentes são acusados por crimes muito mais graves. Muito em breve, esses oponentes poderão constatar que toda a ira que agora tem a Sra. Rousseff como alvo será redirecionada para eles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...