Pular para o conteúdo principal

#OBSERVANDOAPAUTA - O PNUD alerta ainda em seu documento que há alguns grupos sociais que permaneceram na pobreza e marginalidade - FONTE: SPUTNIK BRASIL


Favela nas Filipinas

Adeus, Adam Smith

© AFP 2016/ NOEL CELIS
Um em cada três latino-americanos corre o risco de retornar à pobreza devido à recessão econômica, depois de 15 anos de melhorias, destaca relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), culpando a desaceleração económica e falta de uma rede de políticas consistentes.
Na estimativa do PNUD, existe na América Latina uma população entre 25 e 30 milhões de cidadãos que se encontram hoje em vulnerabilidade e em risco de cair na pobreza, ou seja, uma em cada três pessoas que saíram da pobreza nos últimos 15 anos.
SHANA REIS/GOVERNO RJ
Governo do Rio apresenta pacote para conter crise, cortando 30% dos gastos
No relatório "Progresso Multidimensional: Bem-Estar para Além das Receitas", a agência da ONU destaca que as políticas públicas de há uma década, baseadas na educação e na criação de emprego, ajudaram a reduzir a pobreza, porém não conseguiram eliminar a desigualdade social. Hoje em dia, de acordo com analistas, são insuficientes uma vez que o mercado laboral está saturado e as nações do continente enfrentam restrições orçamentais.
"A América Latina foi muito inovadora nos últimos 15 anos em termos de política social e laboral, mas acreditamos que hoje, mais do mesmo — mais crescimento económico — não gerará necessariamente mais redução da pobreza e da desigualdade, ou pelo menos, ao mesmo ritmo do que no passado", afirmou o principal autor do estudo, o economista-chefe do PNUD, George Gray.
© FLICKR.COM/ DENNIS SKLEY
Instituições secretas que puxam os fios do mundo
Para evitar uma recaída económica de 30 milhões de pessoas, o organismo recomenda aos governos que repensem a noção tradicional de progresso e que abandonem as políticas públicas que tenham o Produto Interno Bruto (PIB) per capita como único indicador de desenvolvimento.
De acordo com o documento, as novas políticas públicas têm que aumentar a resiliência dos cidadãos e centrar-se na melhoria de quatro fatores fundamentais: proteção social, cuidados de saúde, qualidade laboral e acesso a ativos físicos e financeiros como uma casa, um carro ou uma conta de poupança, que atuam como amortecedores durante as crises.
ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
'Consciência humanitária' leva Brasil a oferecer remédios à Venezuela
"Nenhuma das conquistas sociais e econômicas recentes alcançadas na região foi produto do 'laissez faire'", adverte o estudo em referência à teoria econômica liberal do escocês Adam Smith, segundo a qual o Estado deve deixar a economia para o livre mercado.
Na avaliação da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), a atividade econômica regional vai registrar em 2016 uma redução pelo segundo ano consecutivo e cairá 0,6%, com diminuição do consumo, da demanda interna e dos preços de matérias-primas. Além disso, o desemprego aumentará 7% em 2016, depois de alcançar em 2015 a marca de 6,5%, o pior resultado em seis anos.
O PNUD alerta ainda em seu documento que há alguns grupos sociais que permaneceram na pobreza e marginalidade.
FABIO POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
PEC 215 e direito originário
De acordo com o relatório, os indígenas, afrodescendentes, camponeses, jovens, mulheres e minorias sexuais não puderam atingir o progresso em igualdade de condições, já que seu acesso ao mercado de trabalho se vê condicionado por vários fatores.
"Os fatores determinantes da saída da pobreza são diferentes dos fatores determinantes de recaída na pobreza", concluiu a diretora regional do PNUD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...