Pular para o conteúdo principal

#OBSERVANDOAPAUTA - MUDANÇAS NO TWITTER - 2 junho 2016 - Dave Lee Repórter de Tecnologia da BBC News


Twitter

Image copyrightPA
Image captionAs mudanças da plataforma vão permitir qe os vídeos e as fotos não reduzam o número de caracteres de cada mensagem
O Twitter está mudando algumas de suas regras básicas de funcionamento para tentar facilitar seu uso e, ao mesmo tempo, atrair mais usuários.
Nos próximos meses, a rede social vai permitir que os usuários acrescentem mensagens multimídia aos tuítes, incluindo fotos e vídeos, sem que estes consumam o limite de 140 caracteres de cada mensagem.
Também haverá alterações na forma como são apresentadas as conversas entre os usuários.
Jack Dorsey, um dos fundadores e diretor-executivo do Twitter, disse à BBC que o objetivo é garantir que "quando as pessoas tuítam, as mensagens façam sentido".
Um analista comentou que estas medidas mostram uma "mudança positiva" na rede social, mas acrescentou que elas apenas solucionam "um dos sintomas" da dificuldade do Twitter para aumentar sua audiência.
Apesar das referências constantes a tuítes em várias notícias, o Twitter tido dificuldades para atrair novos usuários, um problema parcialmente atribuído ao fato de a ferramenta parecer ser confusa para alguns.
"Uma de nossas principais prioridades para este ano é realmente refinar nosso produto, fazer com que ele seja mais simples", disse Dorsey.
As mudanças
Além de fotos e vídeos não contarem mais entre os 140 caracteres de cada tuíte, a plataforma também terá outras mudanças.
O uso de nomes de outros usuários em resposta a outros tuítes também não será mais contado.
Jack DorseyImage copyrightGETTY IMAGES
Image captionJack Dorsey, diretor-executivo do Twitter, quer tornar a plataforma mais amigável
Os usuários poderão retuitar e citar seus próprios tuítes, o que vai permitir que eles resgatem mensagens antigas e acrescentem comentários a elas.
Qualquer novo tuíte que não seja resposta a uma mensagem alheia e que comece com o nome de usuário de outra pessoa poderá ser visto por todos os seguidores desta pessoa.
Esta última mudança acaba com um dos sistemas mais desconcertantes do Twitter: os tuítes que começavam com o nome de um usuário só eram vistos pelos seguidores de quem escrevia a mensagem se eles também seguissem o usuário citado no início do tuíte.
Para driblar esta regra, os usuários acrescentavam um ponto aos seus tuítes para que fossem vistos assim: .@nomedeusuario.
"Isso não fazia sentido para ninguém e as pessoas tinham que dar a volta (nesta regra). É feio e confuso", disse Dorsey à BBC.

Mais usuários

Brian Blau, analista da consultoria de tecnologia Gartner, diz não acreditar que essas mudanças consigam tornar o Twitter mais atraente a novos usuários.
TwitterImage copyrightGETTY IMAGES
Image captionMais de 300 milhões de pessoas usam o Twitter no mundo inteiro, mas a rede não está conseguindo atrair novos usuários
"O problema central é atrair novos usuários e conseguir a lealdade deles ao longo do tempo", afirmou.
"Ainda não vimos nada do Twitter que me faça pensar que eles estão solucionando este problema fundamental."
As mudanças anunciadas na rede social não serão imediatas, mas ocorrerão ainda este ano.
O objetivo deste prazo é dar a oportunidade aos desenvolvedores de integrar as novas normas nos apps de terceiros e nas páginas da web.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p