Os bombardeiros estratégicos russos Tu-95MS que participaram da parada militar de 9 de maio em Moscou são dotados de mísseis de cruzeiro de longo alcance com ogivas convencionais, revelou ex-comandante da Força Aérea do país.
Os aviões Tupolev Tu-95MS (“Urso”, na classificação da OTAN) são armados com mísseis de cruzeiro de longo alcance Kh-101 e ogivas convencionais, disse o ex-comandante da Força Aérea russa (1992-1998) Piotr Deinekin, entrevistado pelo jornalIzvestiya. Os bombardeiros estratégicos que participaram da parada militar de 9 de maio, em comemoração do aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial), não estavam armados mas tinham nas suas asas placas de montagem especiais.
Alemanha: Reforçar presença da OTAN junto às fronteiras russas é esquecer-se da História
“Claro que os adidos militares estrangeiros presentes na parada puderam observar nas asas das aeronaves as placas de montagem externas para mísseis estratégicos de cruzeiro Kh-101, os mais modernos”, disse o tenente-brigadeiro aposentado.
© AFP 2016/ MAXIM AVDEYEV
Comandante da OTAN na Europa: aliança deve estar pronta para combater a Rússia e os terroristas
© SPUTNIK/ ILYA PITALEV
Bombardeiros estratégicos russos Tu-95MS durante vôos de treinamento para parada militar de 9 de maio
A modificação anterior do avião levava seis mísseis de cruzeiro Kh-55 no mecanismo de lançamento rotativo do compartimento de armas. Sendo maiores, os Kh-101 não cabem dentro do bombardeiro e são fixados na asa.
© AFP 2016/ ADEM ALTAN
Imprevisibilidade da Rússia mantém país à frente da OTAN
O avião Tupolev Tu-95 entrou ao serviço ainda na época soviética, em 1956. Em 2010 uma esquadrilha destas aeronaves voou 30 000 km durante 43 horas seguidas, sendo os aviões abastecidos em voo quatro vezes.
Os Tu-95 são os aviões mais rápidos no mundo entre as aeronaves de turbo-propulsão. Após modernização, as máquinas devem continuar em operação até 2025.
Comentários
Postar um comentário