Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - 59 coisas que talvez você não soubesse sobre Prince - FONTE: Matthew Perpetua - BUZZ FEED



Prince não é uma mulher, não é um homem, e algo que você nunca vai entender. E outros fatos surpreendentes.



Warner Bros.
Warner Bros.
1. Prince escreveu sua primeira música aos 7 anos de idade, e ela se chamava “Funk Machine”.
2. Ele dançou no palco com James Brown, quando tinha 10 anos. “Meu padrasto me colocou no palco com ele e eu dancei um pouco até que o guarda-costas me tirou de lá”, Prince disse à MTV em 1985.
3. Mais tarde, ele dançou com Brown — e Michael Jackson! — neste vídeo incrível de um show no Beverly Theatre, em Los Angeles, em 1983 (BB King também estava no palco).
4. Ele teve sua primeira banda quando ainda era um adolescente e o nome dela era Grand Central.
5. Prince era um fã incondicional de Joni Mitchell quando adolescente. “Prince costumava me escrever cartas de fã com todos os U’s e corações dessa forma como ele escreve”, ela disse à New York Magazine. “E o escritório achava que essa era a correspondência de uma minoria de fãs fanáticos e jogava tudo fora!”
6. Ele já foi tão pobre que cheirava a comida em vez de comê-la. “Eu não tinha dinheiro, então eu ficava de fora do McDonald’s e cheirava as coisas”, ele disse àRolling Stone em 1985.
7. Ele rejeitou um contrato com a CBS quando tinha 19 anos porque eles insistiam que Verdine White, da Earth, Wind, and Fire, produzisse seus três primeiros álbuns. Prince depois assinou um acordo com a Warner Bros. que permitiu que ele produzisse as próprias músicas.
8. Outra cláusula do contrato de Prince com a Warner Bros. permitia que elerecrutasse e produzisse outros artistas para a gravadora. Ele se aproveitou disso para produzir um álbum para a The Time.
9. Apesar do fato de ele ter feito com que a The Time ensaiasse rigorosamente para o álbum, Prince acabou gravando ele mesmo cada parte instrumental no álbum de estreia deles. O único membro da banda que participou de verdade da gravação foi o cantor Morris Day, que foi forçado a imitar Prince e muitas vezes é ofuscado por suas backing vocals.
10. Jimmy Jam e Terry Lewis, a dupla de produtores por trás de muitos dos maiores sucessos de Janet Jackson nos anos 80, bem como pelos sucessos de Mariah Carey, Boyz II Men, Human League e George Michael, começaram como membros da banda The Time, mas foram demitidos por Prince.
11. Quando ele fez sua primeira aparição no Saturday Night Live, em 1981, ele cantou “Fightin’ war is a such a fucking bore”, mas isso não foi notado no momento e acabou indo ao ar.
Warner Bros.
Warner Bros.
Warner Bros.
12. Havia tanta fumaça durante a gravação dos vídeos de “1999” e “Little Red Corvette” que muitas pessoas no set tiveram diarreia por causa de todo o óleo mineral no ar.
13. Prince também escreveu e produziu uma gravação para Vanity 6, um trio liderado por Denise Matthews, uma mulher que ele estava namorando no início dos anos 80.
14. Ele originalmente queria que o grupo se chamasse The Hookers, e que Matthews usasse o nome artístico de Vagina — pronunciado “va-geen-uh” —, mas ela se recusou e escolheu o nome Vanity.
15. Prince deu ao grupo o nome de Vanity 6 porque as três mulheres tinham seis seios.
16. Prince é o único artista além dos Beatles a ter o clipe, disco e música em 1º lugar nos Estados Unidos, ao mesmo tempo, com Purple Rain e “When Doves Cry”.
17. “When Doves Cry” foi revolucionário por ser o primeiro grande sucesso R&B a não ter linhas de baixo.
18. Prince praticamente dirigiu todos os seus clipes nos anos 80, mesmo que houvesse, tecnicamente, um diretor oficial. Ele fez Larry Williams, o cara contratado para dirigir “When Doves Cry”, sentar do lado de fora com uma pilha de revistas enquanto o vídeo era gravado.
19. De acordo com o diretor de Purple Rain, Albert Magnoli, um dos pratos favoritos de Prince durante as filmagens era espaguete e suco de laranja.
20. O verdadeiro clube First Avenue em Minneapolis bastidores muito pequenos, então muitas das cenas filmadas no backstage que aparecem em Purple Raintiveram que ser filmadas em outros lugares.
21. Prince fez sua companheira e protegida musical de Purple Rain, Apollonia,manter o casamento dela em segredo para que o público pensasse que ela estava em um relacionamento romântico com ele.
22. Pat Smear, do Nirvana e do Foo Fighters, foi um extra no vídeo de “Raspberry Beret”. Ele foi rejeitado quando fez o teste, mas Prince insistiu que ele aparecesse no vídeo porque ele gostava dos dreadlocks de Pat.
23. Prince cedeu “Kiss” para Mazarati, um projeto paralelo de Brown Mark e Bobby Z., da banda The Revolution, mas tomou a música de volta depois que ouviu um arranjo sincopado que eles acrescentaram à canção.
Warner Bros.
Warner Bros.
24. Prince esteve profundamente apaixonado por Susannah Melvoin, a irmã gêmea do guitarrista da banda Revolution, Wendy Melvoin, durante grande parte dos anos 1980.
25. O romance que ele teve com ela, que foi complicado porque Prince era meio mulherengo, serviu de inspiração para algumas de suas melhores baladas, incluindo “The Beautiful Ones”, “Nothing Compares 2 U” e “Forever in My Life”.
26. Quando Melvoin e Prince se separaram de uma vez por todas, ele gravou uma música chamada “Wally”, na qual ele confiava seus pensamentos mais profundos sobre ela a seu guarda-costas e dançarino Wally Safford. Essa música foi ouvida somente pela engenheira de Prince, Susan Rogers, e foi apagada imediatamente depois de ter sido gravada, mas ele teria gravado uma outra versão, mais tarde, para a posteridade.
27. Prince passou a maior parte de 1986 gravando um álbum duplo com o título provisório de Dream Factory com a banda The Revolution, mas acabou rompendo com a banda e arquivando o projeto. Muitas das músicas foram incluídas em seu próximo álbum, Sign O The Times, mas outras apareceram em álbuns futuros, como Crystal Ball, ou foram deixadas para circular como bootlegs.
28. Prince desenvolveu um alter ego feminino conhecido como Camille, enquanto trabalhava em Sign O The Times. Ele usou a personalidade na música “If I Was Your Girlfriend”, e alcançou o efeito diminuindo a velocidade da fita enquanto cantava em seu registo normal, e, em seguida, acelerando a fita em reprodução.
29. Ele teria gravado um álbum inteiro como Camille, mas, eventualmente desencanou do projeto, assim como dos planos de filmar um filme sobre o personagem no qual ele faria dois papéis: ele mesmo e Camille.
30. Sua meio-irmã Lorna Nelson o processou em 1989 alegando que ela escreveu a letra de “U Got the Look”, mas depois de uma batalha judicial, um juiz ficou do lado de Prince.
31. Prince insistiu que The Black Album, seu funk pesado que veio depois de Sign O The Times, tivesse um recall e fosse cancelado uma semana antes de sua data de lançamento, em 1987, porque ele supostamente estava convencido de que a gravação tinha sido uma obra do diabo. Ele foi muito pirateado e, finalmente, lançado comercialmente em 1994.
32. Prince escondeu uma mensagem no vídeo de “Alphabet Street” que aparece na tela por uma fração de segundo antes do primeiro refrão: “Don’t buy the Black Album. I’m sorry”.
Warner Bros.
Warner Bros.
33. Tim Burton tinha originalmente planejado que a trilha sonora de Batmanfosse dividida entre Prince e Michael Jackson, com o primeiro cantando alguns funks e o segundo ficando com as baladas.
34. Prince acabou gravando o material de um álbum inteiro após conhecer e se apaixonar pela atriz Kim Basinger. Ele cancelou uma turnê japonesa para começar a trabalhar no material em uma tentativa de impressioná-la.
35. Logo após a trilha sonora ser lançada, ele produziu um álbum chamado A Hollywood Affair com a participação de Basinger, mas a gravação foi jogada fora, principalmente porque ela não era uma boa cantora.
36. Prince escreveu “Manic Monday” para os Bangles.
37. E coescreveu “Stand Back” com Stevie Nicks. Ele também tocava sintetizador no estúdio de gravação.
38. Ele também escreveu I Feel for You” para Chaka Khan.
39. E “Round and Round” para Tevin Campbell.
40. Além de “Sugar Walls” para Sheena Easton.
41. Ele também escreveu o sucesso de Cyndi Lauper “When You Were Mine”. Ele foi originalmente lançado em Dirty Mind, em 1980.
42. Ele escreveu “Nothing Compares 2 U” para The Family, mas Sinead O’Connor a foi a responsável pela música ter se tornado um sucesso mundial em 1990.
43. Ele tocou guitarra em “Like a Prayer”, de Madonna, mas não foi creditado oficialmente.
44. Ele também tocou em “Why Should I Love You?”, de Kate Bush.
45. Michael Jackson escreveu “Bad” com a intenção de cantá-la em dueto com Prince, mas Prince não se sentiu confortável com a letra e se opôs ao verso de abertura, “Your butt is mine”.
Warner Bros.
Warner Bros.
46. A primeira vez que Prince viu sua primeira esposa, Mayte Garcia, foi em uma fita de vídeo. A mãe de Garcia, uma fã fervorosa de Prince, insistiu que sua filhaenviasse fitas de vídeo de suas aulas de dança do ventre para Prince quando ela tinha apenas 16 anos.
47. Ele começou um namoro a distância com Garcia na esperança de seduzi-la e esperar até que ela tivesse 18 anos. Eles escreviam cartas um para o outro regularmente. Ele enviava para ela fitas com músicas novas e ela continuava mandando vídeos de dança para ele.
48. Prince se tornou uma Testemunha de Jeová por volta de 1997 e, posteriormente, abdicou do material mais sexualmente explícito dos seus shows e evitou escrever músicas abertamente sensuais por muitos anos.
49. Prince queria que o diretor de Clerks e Chasing Amy, Kevin Smith, fizesse um filme baseado em seu álbum de 2001 The Rainbow Children, mas Smith desistiudepois de perceber que o projeto — que incluía mensagens como “Jesus Cristo é o filho de Deus” piscando na tela — era para ser um filme de recrutamento para as Testemunhas de Jeová.
50. Prince mantinha um extenso arquivo de músicas não utilizadas, álbuns arquivados e projetos de vídeo abandonados variados em um depósito que ele chama de The Vault (o cofre), no seu estúdio Paisley Park.
51. A receita de Prince estava diminuindo em meados dos anos 90, mas ele ainda manteve o complexo do estúdio Paisley Park funcionando e com toda a equipe 24 horas por dia e gastou US$ 500.000 por ano mantendo um estúdio pronto em Los Angeles, para o caso de ele estar na cidade e sentir vontade de gravar.
52. O estúdio Paisley Park tinha uma equipe de serviço de bufê em tempo integral, uma equipe de 10 alfaiates prontos para criar roupas sob medida para Prince e seus músicos, e uma equipe de filmagem para gravar vídeos que nunca seriam lançados.
53. Quando Prince mudou seu nome para O{+> em meados dos anos 90, e fez uma apresentação para os jornalistas como se fosse uma nova personalidade. “Prince nunca dava entrevistas”, ele disse à Time Out em 1995. “Você teria que perguntar ao Prince o motivo, mas você não está falando com o Prince agora, você está falando comigo”.
54. Prince escolheu mudar seu nome para um glifo impronunciável como uma maneira de se vingar da Warner Bros., a quem ele culpou pelas baixas vendas de seu material do início dos anos 90 e de vários projetos do estúdio Paisley Park. Ele voltou a ser chamado de Prince em 2000, depois de todos os seus contratos com a Time Warner expirarem.
Fox
Fox
55. Prince era um grande fã de The New Girl e enviou a Zooey Deschanel um e-mail dizendo-lhe que ele só assistia a duas coisas na televisão — sua série e o jornal.
56. Ele foi convidado para participar de The New Girl, e desenvolveu um enredo no qual ele dá à personagem de Zooey Deschanel uma transformação espiritual para melhorar seu relacionamento com o namorado.
57. Ele também gravou uma música, “FALLINLOVE2NITE”, com Deschanel.
58. Prince se recusava a permitir que os jornalistas gravassem sua voz para entrevistas, mas também desaprovava que tomassem notas durante as entrevistas.
59. E, falando sério, Prince é o seu nome verdadeiro. Prince Rogers Nelson.
Os itens 12, 18 e 22 foram tirados de I Want My MTV: The Uncensored Story of the Music Video Revolution, de Rob Tannenbaum e Craig Marks.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p