Pular para o conteúdo principal

LONGA VIDA AO GENIVAL - POR: OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA DE ARAÇATUBA


Genival Oliveira Gonçalves, o GOG, completa trinta anos de carreira.

GOG é um artista totalmente compromissado com a defesa da população negra. 

É reconhecido internacionalmente como o “Poeta do Rap”.

Nasceu em Sobradinho, na periferia do Distrito Federal. 

Fiel às suas origens fez de Brasília uma trincheira de luta contra as desigualdades.

Desde 1992, quando gravou o seu primeiro vinil, é considerado um dos melhores, dentre os maiores expoentes deste estilo, no Brasil e no mundo.

Sempre acompanhei o trabalho de GOG, e por volta do ano de 2010, tive a honra de visitar a sua família em Brasília, juntamente com outro amigo chamado Claudinho Silva.

Ao chegarmos a sua casa, GOG fez questão de nos apresentar a sua querida mãezinha, a Dona Sebastiana, que já estava acamada e parcialmente imobilizada numa cama hospitalar, devido a uma doença degenerativa.

Naquela episódio, eu pude ver os olhos de Genival marejados de lágrimas, mais ao mesmo tempo, ele transmitia uma satisfação, por estar cuidando pessoalmente de sua amada mãe.

Eu que já o admirava, senti-me abençoado por Deus, por estar ali naquele quarto, tendo a oportunidade de ver aquela cena familiar carregada de tanto amor e emoção.

Todos conhecem a competência de GOG, tanto em relação ao seu lado poético e também a sua militância.

Entre os anos de 2007 a 2010, quando eu representava a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (INSPIR) no Conselho Nacional pela Promoção da Igualdade Racial, convivi em muitas ocasiões com GOG, nas reuniões daquele Conselho, testemunhando as várias intervenções realizadas por ele naquele espaço de elaboração política, sempre com muita coerência, firmeza e determinação.

Atualmente, estamos passando por um período de redução das políticas sociais.

Muitas das nossas conquistas estão sendo transformadas em objeto de barganha política.

A nossa maior conquista desde Palmares, que foi a existência de um Ministério, já pertence ao passado.

Aproveitando este momento de muita reflexão, parabenizo os trinta anos de carreira de GOG.

Reverencio este grande homem, com a esperança de que um dia possamos  acreditar que seremos protagonistas, não coadjuvantes e que possamos fazer as nossas próprias escolhas.

Que zelemos, para que tenhamos nos postos de comando, pessoas verdadeiramente comprometidas com a trajetória de luta dos afrodescendentes brasileiros.

Lideranças que não se satisfaçam em se locupletar com cargos, mas que tenham o interesse coletivo como valor não negociável.

Genival Oliveira Gonçalves, o GOG, certamente é uma destas pessoas, que muitas vezes abriu mão de bens pessoais para investir no RAP, com o único objetivo de levar consciência política para os jovens das periferias.

É um guerreiro com "espírito" de Zumbi dos Palmares, que se preciso for, se sacrifica para defender as nossas bandeiras.

Longa vida ao Genival!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p