Pular para o conteúdo principal

LONGA VIDA AO GENIVAL - POR: OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA DE ARAÇATUBA


Genival Oliveira Gonçalves, o GOG, completa trinta anos de carreira.

GOG é um artista totalmente compromissado com a defesa da população negra. 

É reconhecido internacionalmente como o “Poeta do Rap”.

Nasceu em Sobradinho, na periferia do Distrito Federal. 

Fiel às suas origens fez de Brasília uma trincheira de luta contra as desigualdades.

Desde 1992, quando gravou o seu primeiro vinil, é considerado um dos melhores, dentre os maiores expoentes deste estilo, no Brasil e no mundo.

Sempre acompanhei o trabalho de GOG, e por volta do ano de 2010, tive a honra de visitar a sua família em Brasília, juntamente com outro amigo chamado Claudinho Silva.

Ao chegarmos a sua casa, GOG fez questão de nos apresentar a sua querida mãezinha, a Dona Sebastiana, que já estava acamada e parcialmente imobilizada numa cama hospitalar, devido a uma doença degenerativa.

Naquela episódio, eu pude ver os olhos de Genival marejados de lágrimas, mais ao mesmo tempo, ele transmitia uma satisfação, por estar cuidando pessoalmente de sua amada mãe.

Eu que já o admirava, senti-me abençoado por Deus, por estar ali naquele quarto, tendo a oportunidade de ver aquela cena familiar carregada de tanto amor e emoção.

Todos conhecem a competência de GOG, tanto em relação ao seu lado poético e também a sua militância.

Entre os anos de 2007 a 2010, quando eu representava a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (INSPIR) no Conselho Nacional pela Promoção da Igualdade Racial, convivi em muitas ocasiões com GOG, nas reuniões daquele Conselho, testemunhando as várias intervenções realizadas por ele naquele espaço de elaboração política, sempre com muita coerência, firmeza e determinação.

Atualmente, estamos passando por um período de redução das políticas sociais.

Muitas das nossas conquistas estão sendo transformadas em objeto de barganha política.

A nossa maior conquista desde Palmares, que foi a existência de um Ministério, já pertence ao passado.

Aproveitando este momento de muita reflexão, parabenizo os trinta anos de carreira de GOG.

Reverencio este grande homem, com a esperança de que um dia possamos  acreditar que seremos protagonistas, não coadjuvantes e que possamos fazer as nossas próprias escolhas.

Que zelemos, para que tenhamos nos postos de comando, pessoas verdadeiramente comprometidas com a trajetória de luta dos afrodescendentes brasileiros.

Lideranças que não se satisfaçam em se locupletar com cargos, mas que tenham o interesse coletivo como valor não negociável.

Genival Oliveira Gonçalves, o GOG, certamente é uma destas pessoas, que muitas vezes abriu mão de bens pessoais para investir no RAP, com o único objetivo de levar consciência política para os jovens das periferias.

É um guerreiro com "espírito" de Zumbi dos Palmares, que se preciso for, se sacrifica para defender as nossas bandeiras.

Longa vida ao Genival!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...