Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS (CUFA) QUER TRANSFORMAR FAVELAS EM BAIRROS - Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil


A Central Única das Favelas (Cufa) promove, de 12 a 18 deste mês, em Nova York, a Semana Cufa Global, cujo destaque é o lançamento, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), das linhas gerais de um projeto que tem como foco a transformação das comunidades em bairros. 

Em Nova York, onde já existem representações em alguns bairros, como o Harlem e o Bronx, a Cufa está abrindo um escritório global, que centralizará as ações dos 17 países onde a organização não governamental (ONG) está presente.
Haverá atividades culturais, esportivas e sociais na sede da ONG, em Nova York. “E se der certo, a gente passa a fazer essa intervenção em outras cidades do mundo”, disse à Agência Brasil o fundador da Cufa, Celso Athayde. No ano que vem, a meta é promover a Semana Cufa Global em Londres, Inglaterra.
Athayde pretende fazer o lançamento, durante o evento em Nova York, da Favela Holding, que é uma 'holding' social de favelas. Trata-se de um empreendimento que tem ações e parcerias com diferentes empresas que atuam, ou querem atuar, nas comunidades. A Cufa reforçará, na ocasião, a importância de outras ações promovidas em favelas, não só no Rio de Janeiro, mas em diversos estados brasileiros. Em 2016, a Cufa deverá abrir escritório no Paquistão, anunciou Athayde.
O fundador da ONG afirmou que, por meio da ONU, a Cufa entendeu ser mais fácil estabelecer diálogo com favelas de outros países. “Automaticamente, a gente passaria a ter uma relação mais próxima com as Cufas de outros países”. A ideia não é só exportar e democratizar o acesso internacional à tecnologia social da Cufa, única no mundo, “mas também trocar e aprender um pouco com outros países. A gente entende que quanto mais as favelas se comunicarem, mais soluções a gente vai encontrar a partir das experiências de cada um”.
Para Athayde, essa é a receita para colocar na pauta problemas globais que, muitas vezes, apresentam soluções comuns. “A gente pode inspirar, para o Harlem, soluções que encontramos no Complexo do Alemão, e vice-versa”. Para isso, observou, essas pessoas precisam ser conectadas.
O encerramento da Semana Cufa Global será na ONU, no dia 18 de setembro, durante a assembleia geral da instituição. A Cufa apresentará um projeto das favelas de 17 países, com metas objetivas de educação, com a proposta de erradicação do analfabetismo nas comunidades, e de soluções alternativas para mulheres, homossexuais, deficientes, jovens moradores nesses territórios. “A favela não se desenvolve porque ela não tem o que cobrar”, disse Athayde. Ele defente que haja maior informação para os moradores de favelas, para que entendam o que é e o que significa, por exemplo, o Índice de Desenvolvimento Humano de sua região e a importância que isso tem para o crescimento sociocultural e econômico da população.
As metas que estão sendo estabelecidas visam que as favelas passem a ser consideradas bairros. O projeto terá de ser legitimado pelas favelas do país. Serão feitas audiências públicas sobre a proposta nos 27 estados brasileiros. Segundo Athayde, as metas serão definidas para os próximos dez anos, no período de 2016 a 2026. “Ele deixa de ser um projeto da Cufa e passa a ser um projeto à disposição daqueles que concordarem. Se um prefeito ou um governador assinar, eles precisam perseguir essas metas, e as favelas precisam pressioná-los para que as metas sejam perseguidas”.
As especificações do projeto serão discutidas pela Cufa em parceria com universidades, como a Universidade de Columbia, Estados Unidos, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de intelectuais e "notáveis do asfalto e da favela". As soluções deverão ser apresentadas até o início de 2016.
Um dos focos é que favelas até 30 mil habitantes devem ter um cinema e um campo iluminado. “Enquanto isso não existir, não está resolvido. Quando a gente alcançar as metas para os próximos dez anos, aquele lugar deixa de ser favela e passa a ser bairro, com infraestrutura básica”, afirmou. Athayde destacou, porém, que transformar-se em bairro não significa que a comunidade seja boa ou ruim, mas que pode ter medidas a perseguir.
Editor Maria Claudia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...