Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Acampamento em MT é alvo de despejo; dois vereadores foram detidos - FONTE: MST - 31 de agosto

Policias da cavalaria e helicópteros estão no local e dois vereadores foram detidos em despejo de área do MST.

Policiais Militares cumprem ao longo da manhã desta segunda-feira (31) liminar de reintegração de posse deferida ao proprietário da fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Jaciara, ocupada pelo MST desde o dia 13 de julho. Dois vereadores do município de Jaciara que estavam no local foram detidos.

Policiais da cavalaria e helicópteros participam da ação. Cerca de 80 crianças e adolescentes estão no acampamento que foi batizado pelo MST como “Padre José Ten Cate”. 

De acordo com lideranças do Movimento, uma proposta para deixar o local de forma pacífica estava sendo elaborada para ser entregue nesta terça-feira (1) ao governo do Estado, Incra e juíza Adriana Sant’ana, titular da Vara Agrária, que deferiu a Liminar de Desapropriação (ação de despejo) concedida na ação de reintegração de posse.

Por meio do advogado Vilson Nery, o MST recorreu sem obter êxito. Conforme uma das lideranças do MST, o governador Pedro Taques havia deixado claro que iria negociar com os assentados. 
“Inclusive ele colocou secretários para fazer essa interlocução. O próprio Suelme Fernandes, da pasta de Agricultura Familiar e Regulação Fundiária, havia nos falado isso. Não teve processo de negociação. O governador não cumpriu sua palavra”.

O MST disse ainda "não achar estranho esta desocupação sem negociação, pois o Grupo Amaggi e seus sócios estão entre os que mais financiaram a campanha do governador Pedro Taques e agora estão cobrando a fatura do governador. A Fazenda Nossa Senhora Aparecida é do Grupo Amaggi, apenas está sendo usado o nome de Wlademir Ival Lotto, que o secretário executivo da Amaggi”

O coronel Tadeu é quem está comandando a operação. Numa primeira conversa no acampamento, disse que a operação só pode ser cancelada se tiver autorização de Cuiabá. Na Capital, o chefe da Casa Militar, Coronel Siqueira Campos, não atende o telefone e na secretaria informaram que ele está viajando.

O MST falou com a secretária adjunta da Casa Civil, Ana Paula, que alegou não saber o que estava acontecendo e que iria verificar. Diante disso, o MST está solicitando uma reunião para hoje às 16h com o secretario Suelme, a Juiza, o Prefeito de Jaciara e representantes dos vereadores para negociarem a saída pacificamente das mais de 800 famílias que estão no acampamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol...

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no c...

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p...