Você provavelmente não estará viva para ver igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho - Fonte: BBC Brasil - 25 julho 2015
Se você tem 20 anos de idade em 2015, suas chances de ver a igualdade de gênero no mercado de trabalho em todo o mundo já são pequenas. Segundo a previsão do Fórum Econômico Mundial, será preciso esperar até 2095 para que isso aconteça, caso o ritmo das transformações continue o mesmo.
Estatísticas mostram que a desigualdade de gênero – da qual a diferença salarial faz parte – tem diminuído na última década. No entanto, esta diminuição tem sido lenta e irregular.
O assunto voltou à tona após declarações recentes do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que prometeu diminuir a desigualdade de salários entre homens e mulheres em uma geração.
"Quando minhas filhas, Nancy e Florence, começarem a trabalhar, quero que elas pensem na desigualdade de salários entre gêneros da mesma forma como olhamos para quando mulheres não votavam e não trabalhavam – como algo ultrapassado e errado", disse, em um editorial no jornal The Times.
No Reino Unido – que está na 26ª posição no ranking geral sobre desigualdade de gênero e na 48ª posição no ranking que mede a igualdade de salários entre homens e mulheres para o mesmo emprego – a mudança em uma geração poderia ser possível.
No entanto, o cenário é diferente em outros países e regiões.
60%
é a desigualdade entre os sexos quando se trata de participação econômica e oportunidades para mulheres.
- Só 4% menos do que em 2006.
- 81 anos é o tempo necessário para que o mundo corrija a diferença nesse ritmo.
- Só em 2095 alcançaremos a igualdade de gênero no mercado de trabalho.
Considerando a estimativa do Fórum Econômico Mundial, as filhas de David Cameron terão, respectivamente, 91 e 84 anos de idade quando homens e mulheres estiverem no mesmo nível no mercado de trabalho em todo o mundo.
Comentários
Postar um comentário