Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - MANIA PARTICIPA DO FESTIVAL DIÁLOGOS AFRURBANOS EM GUARULHOS - POR: ALESSANDRA REIS

Crônicas Mendes

O festival Diálogos Afrurbanos chega em sua 10ª edição de forma sensacional, e este ano foi realizado entre os dias 3, 4 e 5 de Julho pelo "Ponto de Cultura" com "P" de Protagonismo, em parceria com a AME São Rafael - (Associação de moradores da Vila São Rafael) e com o apoio da direção da Escola Estadual Coronel Ary Gomes.
Tito do Fantasmas Vermelhos e a sua filha

A proposta principal do Festival esse ano foi a de interar, integrar, interagir  e potencializar as diversas vertentes e os  elementos que são provenientes do Universo da Cultura Hip Hop. 
Produtto Paralelo: Dan Dan, Renato de Souza Santana, Raul Moreno, Fábio Henrique, Dipper Beats, Tiago RedNiggaz

Assim dessa forma, o que foi pensado para essa edição, foi a ratificação de que as mídias sociais vieram para reafirmar de vez que as comunidades do gueto tem voz, e que apesar de poucos recursos financeiros, a criatividade e os recursos intelectuais conseguem superar a falta de equipamentos de alta tecnologia.
Parte do equipamento do Coletivo Invasão

A exemplo disso, é que o Festival contou com a transmissão ao vivo de todas as suas atividades, inclusive os debates, através da internet, e tudo isso foi possível graças a dinâmica e astucia do Coletivo Invasão, que é formado por  uma galera jovem de Guarulhos, e que tem como idealizador do Coletivo, Paulo Invasor Ishizuka, 
Crônica Mendes e a filha Isa

É esse tipo de ação, que demonstra o quanto nosso povo preto e do gueto está preparado para assumir o protagonismo de sua história, mesmo sem ter as mesmas condições e as mesmas oportunidades dadas as demais etnias e classes sociais,  dentro de uma sociedade sociedade elitista, opressora e segregadora.
Grafiteiros Zion e Pato

O convite e a participação do Coletivo MANIA - Movimento dos Ativistas Negros e Indígenas, foi realmente uma grande oportunidade para que nosso coletivo pudesse estar se interando através do contato direto com o Universo Hip Hop e através dessa vivência, estar começando a definir como pontos principais de nossas metas, a implantação e implementação efetiva do Hip Hop como agente transformador de nossas comunidades, já que o mesmo engloba Cultura, Artes, Esporte e Educação de forma ampla e absoluta e possibilita que os entes participantes deste processo possam promover a transformação social, urbana e econômica dentro das comunidades. O Hip Hop tem como um de seus pilares bases a economia solidária, que é um instrumento de difusão e solidificação da economia dentro das comunidades.
Julia Sorpilli, Ludmila Lopes, Abner Augusto, Beatriz Dias Martins, Alessandra Reis

Essa difusão pode ser observada de perto através das atividades praticadas dentro do evento, pois os artistas voltados as áreas de artes plásticas, além de partilharem suas experiências ministrando oficinas, também tiveram dentro do Festival a possibilidade de produzirem e escoarem seus produtos através da venda direta aos participantes do evento. Assim, o que se viu, foi a comercialização direta de artesanatos, camisetas e artigos voltados a cultura Hip Hop.
Crew Identidade em Movimento

Consequentemente, é importante informar que o Festival transcorreu em clima de troca de experiências,e fortalecimento da Cultura, mas acima de tudo, como proposta de modelo de transformação dentro da comunidade São Rafael, a qual acolheu o Festival, e mais ainda o Diálogos Afrurbanos, com o objetivo de contribuir  e difundir junto  com a comunidade local um modelo de ação social voltada diretamente para a educação, informação, conscientização, capacitação. Agregando assim, valores culturais e os elementos advindos da nossa cultura afro, como por exemplo o artesanato, como forma de comercialização e geração de rendas, e isso tudo foi possível por que o mesmo foi realizado dentro da Escola Estadual Cel. Ari Gomes localizada na comunidade de São Rafael.
James Lino 
O Evento contou com a presença de várias cidades do interior e as próximas a capital como Araçatuba, Barretos, Bauru, Diadema, Jacareí, Mogi das Cruzes, e Grande São Paulo, e o resultado dessa interação, foram três dias extremamente proveitosos, que proporcionaram um grande aprendizado e trocas de experiência entre os participantes e a comunidade de forma direta e eficaz.


 Betinho Zulu


Todos ficaram alojados na escola e os moradores da comunidade através da AME (Associação dos Moradores) é  que ficaram responsáveis pela incumbência de preparar as refeições de todo o grupo.
Pretologia


A delegação de Araçatuba foi extremamente ativa, e esteve participando de forma efetiva de todas as atividades, tais como as oficinas, como nos debates que foram todos pertinentes e de grande carga informativa dentro de cada segmento a que foram propostos. 
JP Caricaturas


E o debate sobre a aplicabilidade da Lei 10.639/03 teve a participação de Alessandra dos Reis, da delegação de Araçatuba e que é membro do NEABI- Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas e do Coletivo MANIA - Movimento dos Ativistas Negros e Indígenas de Araçatuba.


 Betinho Zulu e Paulo Invasor Ishizuka (Coletivo Invasão)

Participaram também do debate, a ex-deputada federal Janete Pietá, e a Mediadora Pandora da luz, que é educadora social.
Ramonstro e AG Kush 

Durante o debate um dos destaques foi a explanação e os relatos feitos sobre os avanços que a cidade de Araçatuba tem em relação a implantação da Lei 10.639/03 dentro das escolas da rede municipal de ensino, bem como também o cumprimento da lei 11.645/08 que abrange o ensino da cultura indígena e que foi motivo de grandes elogios por nossa cidade estar tão avançada nesse processo, no que concerne as demais cidades do estado, bem como a inclusão de forma efetiva da Cultura Indígena dentro de nossos espaços de discussão e lutas pela promoção da Igualdade Racial em nosso município.
Alessandra Reis, Beatriz Dias Martins, Fernando Nascimento, Janete Pietá


Desta forma, salientamos que a participação em eventos deste porte, contribuem na capacitação e formação dos participantes, transformando-se em ferramentas que somam-se estrategicamente na busca de ações afirmativas e que podem efetivamente transformar a realidade das nossas comunidades periféricas. 
Família 4 Vidas

Assim sendo, parabenizamos a Comunidade de São Rafael e os idealizadores do evento, Eduardo Barbosa (Bob Controversista), que este ano contou com a ajuda de Betinho Zulu.
Eduardo Barbosa (Bob Controversista)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...