Na última reunião realizada pelo Movimento dos Ativistas Negros e Indígenas de Araçatuba (#MANIA), realizada no dia 17 de junho, na sede da Associação Servindo à Comunidade (ASC), no Jardim Universo, sob a coordenação do pastor Inácio, os ativistas do #MANIA debateram temas de fundamental importância para os afrodescendentes e indígenas de Araçatuba.
A criação de núcleos do #MANIA em vários bairros da cidade, sobretudo na periferia, foi um dos temas debatidos, concluindo-se que se faz necessário que a luta por conquistas e avanços para a população afrodescendente de Araçatuba deve chegar aos lugares mais distantes, envolvendo principalmente a população que habita nos lugares mais carentes da cidade, que é exatamente onde vive o maior número de pessoas que são vitimas do preconceito racial e social.
Neste sentido, através da liderança exercida pelo pastor Inácio, o #MANIA está propondo a criação do núcleo Jardim Universo.
O mesmo encaminhamento se dá em relação ao município de Birigui, onde recentemente a Câmara Municipal rejeitou a oficialização do feriado do “Dia da Consciência Negra”, no dia 20 de novembro.
O #MANIA avalia que como fruto do aprendizado resultante daquele processo, devemos aprimorar as nossas ações em Birigui, ampliando os fóruns de debate da temática racial, fortalecendo a OSCEA, que é uma ONG daquela região e que tem um grande simpatizante do #MANIA como presidente.
O #MANIA deverá ter o núcleo Birigui, em breve, colaborando para o fortalecimento da luta contra o racismo naquela região.
Outro ponto importante debatido na reunião, foi a criação do Observatório Negro, objetivando acompanhar todas as ações voltadas para a eliminação do preconceito racial nas 43 cidades da Macro-Região de Araçatuba, realizando políticas coordenadas na elaboração de ações afirmativas e na elaboração de políticas públicas voltadas para a população afrodescendente e indígena da região.
O #MANIA, deverá promover cursos de capacitação em oratória, utilização das novas tecnologias de comunicação, gestual e formação de novas lideranças, visando potencializar a capacidade de atuação dos seus ativistas.
O #MANIA compreende que as religiões de matriz africana, representam a nossa resistência, a nossa preservação histórica, cultural, a valorização das nossas tradições, o respeito à nossa ancestralidade.
Entendemos que o Brasil é laico e que o direito de praticar uma religião é um direito constitucional de cada cidadão e cidadã.
O #MANIA, através do ativista pastor Inácio, também conhecido como "Macalé" e que foi publicamente reconhecido como um dos precursores do movimento Hip Hop em Araçatuba, reafirma o seu compromisso na defesa dos valores desta cultura, defendendo a implementação de políticas de valorização e fortalecimento dos espaços livres de expressão da juventude e, sobretudo da juventude afrodescendente em Araçatuba.
O #MANIA se posiciona fortemente contra a exploração da imagem da mulher, sobretudo para fins comerciais, para aferição de lucro ou mesmo para subjetivas propagandas de interesses consumistas, ou até mesmo para atrair o interesse do público masculino.
Comentários
Postar um comentário