Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - David Letterman diz adeus à TV após 33 anos - POR MARCELO BERNARDES - BLOG FOLHA UOL

“Agora, quando eu falar alguma besteira, vou ter que ir ao programa de uma outra pessoa para pedir desculpas”.

Foi essa uma das várias tiradas do monólogo de abertura do derradeiro programa do apresentador David Letterman, exibido na noite de quarta-feira pelo canal “CBS”.
Após ocupar a cadeira de “talk show host” por 33 anos, David Letterman aposentou para sempre seu “Late Show With David Letterman”. Durante essas mais de três décadas, Letterman teve 19.932 convidados ilustres (e não ilustres), de Fernanda Montenegro a Barack Obama divido entre 5.850 programas, venceu 16 prêmios Emmy (o Oscar da TV) e apresentou 5.614 “Top Ten Lists”, seu quadro mais famoso.
A seguir alguns dos melhores momentos do programa final de Letterman.

Platéia do Ed Sullivan Theater aplaude Letterman de pé, durante o derradeiro monólogo do apresentador.
Platéia do Ed Sullivan Theater aplaude Letterman de pé, durante o derradeiro monólogo do apresentador.

O ex-presidentes americanos Bill Clinton e George Bush Jr. e o atual presidente Barack Obama abriram o show dizendo que o “pior pesadelo da TV” estava chegando ao fim.

Barack Obama na abertura do último programa de Letterman.
Barack Obama na abertura do último programa de Letterman.

Letterman mencionou seu sucessor, Stephen Colbert, que estreia em 8 de setembro, dizendo que está bastante “excitado com o (futuro) show” e que “desejava o meu melhor” ao sucessor.
Dez famosos, cativos convidados do apresentador, participaram da Top 10 List. O tema “10 coisas que eu sempre quis dizer ao Dave” fez sátira aos finais ruins (e frustrantes) dos programas da TV americana (“Seinfeld”, “The Sopranos” e “Mad Men”) e da falta de negros como apresentadores de talk shows.
Entre os famosos estavam:
Barbara Walters: “Você sabia que você usa o mesmo perfume que Muammar Gaddafi?” (Barbara foi uma das raras jornalistas americanas a entrevistar o ex-ditador líbio). “Eu sabia”, retruca Letterman.
Steve Martin: “Suas extensivas cirurgias plásticas foram necessárias e também um erro”
Jerry Seinfeld: “Não tenho ideia do que farei quando você sair do ar. Mas, sabe, acabei de pensar em algo: ‘eu ficarei bem.'”
Jerry Seinfeld lê sua fala do Top 10 List.
Jerry Seinfeld lê sua fala do Top 10 List.
Chris Rock: “Estou apenas muito feliz que seu show foi entregue para um outro cara branco”. Letterman diz no final: “Não foi culpa minha!”
Julia Louis-Dreyfuss: “Obrigado por me deixar fazer parte de mais um imensamente desapontante final de um show de TV”. A câmera corta para um close-up de Seinfeld e Letterman diz: “não foi minha culpa também”.
Tina Fey no Top 10 List
Tina Fey no Top 10 List
Tina Fey: “Obrigado por finalmente provar que homens podem ser engraçados”.

Letterman e os dez convidados da Top 10 List. Entre eles: Alec Baldwin, Steven Martin, Bill Murray, Jim Carrey e o jogador Peyton Manning,
Letterman e os dez convidados da Top 10 List. Entre eles: Alec Baldwin, Steven Martin, Bill Murray, Jim Carrey e o jogador Peyton Manning,

Em uma rara montagem, Letterman mostra segredos de bastidores de seu dia a dia no programa da CBS. Abaixo quando ele chega ao teatro Ed Sullivan e brincando de atirar uvas num cesto durante reunião de pauta do programa.
Screen Shot 2015-05-21 at 12.30.53 AM


Screen Shot 2015-05-21 at 12.33.11 AM
Quase pronto para entrar no ar.
Letterman quase pronto para entrar no ar.
"É o que a gente faz por 33 anos", diz Letterman no final da montagem sobre os bastidores do programa.
“É o que a gente faz por 33 anos”, diz Letterman no final da montagem sobre os bastidores do programa.

A banda Foo Fighters fez a derradeira apresentação musical. Letterman explica o porquê da escolha. Onze anos atrás, ao passar por uma cirurgia no coração, Letterman, em seu primeiro programa depois da ausência médica, pediu para seus produtores convidarem os Foo Fighters para tocar no programa. “A produtora disse que seria impossível pois a banda estava em tour pela América do Sul (incluindo o Brasil)”, disse Letterman. “Para minha surpresa, eles cancelaram a tour e disseram que fariam nosso show!”. Letterman diz que a música “Everlong”, do Foo Fighters, tem “uma ressonância especial a meu problema médico”.
Letterman em seu derradeiro "boa noite"
Letterman em seu derradeiro “boa noite”
O programa final de Letterman “estourou” sua duração normal em mais de 17 minutos. Letterman agradeceu a todos os funcionários de vários setores de seu programa. “Ei, vocês ai do controle, vamos tentar manter o consumo de álcool hoje em três doses apenas”. Letterman agradece também a mãe dele, a esposa e o filho.
“Guarde um pouco para o meu funeral”, brincou Letterman ao falar do excesso de homenagens e clipes apresentados na TV nos últimos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...