Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Blog recebe R$ 70 mil por mês do governo Alckmin para atacar Dilma Rousseff - Blog Pragmatismo Político

Blogueiro que distribui propaganda antipetista na internet para milhares de seguidores há 2 anos recebe R$ 70 mil por mês do governo de São Paulo. Após a revelação, ainda não se sabe se o blog continuará a receber a mesada do governo Alckmin. Jornalistas pedem investigação da Polícia Federal

blogueiro implicante 70 mil fernando gouveia
O blogueiro Fernando Gouveia (esq), proprietário do Implicante, recebe mesada de R$ 70 mil do governo Geraldo Alckmin (Pragmatismo Político)
Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo desmascarou um blog conhecido por propagar conteúdo de ódio e intolerância contra adversários políticos na internet. A página implicante.org, do advogado Fernando Gouveia, recebe R$ 70 mil por mês do governo Geraldo Alckmin (SP) desde outubro de 2014. Fernando também é dono da Appendix Consultoria, que recebe pagamentos da Subsecretaria de Comunicação do governo Alckmin desde junho de 2013.
Na internet, Gouveia se apresenta com o pseudônimo ‘Gravataí Merengue’. A principal razão de existir da página é o ataque contra as figuras de Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e contra pessoas e agremiações que tenham alguma relação ou simpatia à atual presidente e ao ex-presidente.
Após a revelação da mesada recebida pelo governo de São Paulo, Gouveia vem sendo criticado por profissionais da imprensa. Uma delas, a jornalista Barbara Gancia, chegou a defender uma investigação da Polícia Federal sobre o caso.
Este senhorzinho é só um de dezenas. Que bom que eles estão começando a sair à luz do dia […] Esse tal blogueiro antipetista que foi desmascarado aí é um dos tantos que já promoveram trollagem contra mim. É sobre ele e seu grupo que eu vira e mexe reclamo e falo no twitter, aqui, na rádio… Muita gente acha que é delírio, teoria de conspiração, que esse tipo de militância organizadíssima reptiliana e terrorista só existe do lado dos petistas. Pois eu lido com fake e com senhores como esse regularmente. Ainda bem que hoje temos uma Polícia Federal e uma Receita capazes de dar conta desse tipo de rastreamento com o pé nas costas, as mãos amarradas, de olhos vendados e… debaixo d ‘ água!“, escreveu Barbara.
Professor paulista ganha, em média, 2 mil por mês para educar. Blogueiro fofoqueiro ganha 70 mil por mês para deseducar politicamente“, postou o perfil La Pasionaria, um dos mais ativos no Twitter.
O jornalista Fernando Brito, do site Tijolaço, considera o episódio esclarecedor por reforçar algumas verdades e desfazer outros mitos que circulam nas redes.
O caso me fez lembrar do ex-presidenciável Aécio Neves, num dos debates [em 2014], vociferando contra ‘blogueiros sujos’, acusando-os de receberem ‘verba pública’. Blogueiros tucanos recebem dinheiro direto do governo de São Paulo, e não são atacados por receberem “verba pública”. Não precisam sequer oferecer banner. Mídia técnica? Esquece, isso é coisa de governo petista trouxa. Você não verá nenhum editorial do Globo contra esses blogueiros tucanos“, disse.
Para Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, Fernando Gouveia terá de explicar para seus quase meio milhão de seguidores no Facebook o que fazia com tanto dinheiro. “O negócio agora vai ser Gravataí explicar para seus cúmplices o que fazia com tanto dinheiro — no mínimo, terá de dizer por que não dividiu o butim com eles para que pudessem apoiar com mais rigor e sinceridade a livre iniciativa, o estado mínimo e o PSDB“, enfatizou.
O jornalista da Rede Record, Rodrigo Vianna, revela que o esquema para o financiamento do blogueiro com dinheiro público é realizado através de uma triangulação: a subsecretaria de Comunicação de Alckmin (chefiada pelo ex-repórter da Veja Márcio Aith) contrata a agência Propeg, que por sua vez manda a grana para Gravataí. Vianna questiona: “quantos outros sites na internet são beneficiários de triangulação semelhante no esquema tucano? É assim que se pretende combater a corrupção no Brasil?“, referindo-se ao fato de Gouveia indignar-se diariamente com denúncias de corrupção em governos petistas.

Sem critérios

A título de comparação, Pragmatismo Político, que nunca recebeu um centavo de dinheiro público oriundo de qualquer governo (esferas municipal, estadual e federal), tem uma audiência mais de dez vezes superior que a do Implicante. Isto é, para cada 100 mil pessoas que acessam Pragmatismo Político, 10 mil o fazem no Implicante. Os dados podem ser conferidos através de medidores oficiais de tráfego como o Alexa.
O caso da mesada de R$ 70 mil a Fernando Gouveia (Implicante), portanto, esclarece pontualmente que não há critérios técnicos para definir as relações de trabalho envolvendo dinheiro público, empresas de publicidade e veículos de comunicação. O episódio é mais um lamentável exemplo da precariedade das nossas instituições e de quão frágil é a nossa democracia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p