Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - PROTAGONIZAR A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO BRASIL POR: MARCOS BENEDITO


O debate da temática racial, sempre ocupou um espaço secundarizado em todos os patamares da sociedade brasileira.

Pesquisas embasadas por organismos nacionais e internacionais atestam a existência do racismo institucional no Brasil.

Diante de políticas compensatórias, os afrodescendentes brasileiros se deparam com medidas aparentemente positivas, mais que no entanto, corroboram para o agravamento do preconceito, haja vista, o racismo ambiental praticado por organismos governamentais em relação ao “Programa Minha Casa, Minha Vida’, que desenvolve a lógica da criação de “guetos” em áreas afastadas da zona urbana, onde a população mais pobre, constituída em sua grande maioria por negros e negras, é submetida a total falta de estrutura, seja em relação ao transporte, escola, saneamento básico, falta de segurança etc.

Não podemos desconsiderar que existem várias iniciativas governamentais importantes e a existência de uma orientação política para a diminuição da desigualdade, na sociedade brasileira.

O problema é que a falta de interesse do Movimento Negro em debater determinados temas estruturantes, e a falta de humildade da cúpula governamental, resulta em ações desenvolvidas por pessoas que despacham em salas muito bem refrigeradas, com uma assessoria não negra e que desconhece a realidade das periferias nas grandes cidades, e que pensam que quatro paredes e um teto, são mais do que suficiente para resolver o problema de moradia da população preta e pobre no Brasil.

Como sempre faço, estive acompanhando algumas matérias publicadas por este prestigiado portal de notícias.

Uma delas me chamou a atenção, em especial, a notícia envolvendo uma possível indicação da Ministra da Promoção da Igualdade Racial da SEPPIR, Nilma Lino Gomes, para a Educação.

Creio que tem gente “viajando na maionese”, imaginando que este Congresso, em sua grande maioria, conservador, elitista e reacionário, admita esta possibilidade.

Digamos que houvesse uma mínima chance:
Isto significaria, no mínimo, o reconhecimento formal de que a SEPPIR é apenas uma secretaria com “status” de ministério, fato que não justifica a permanência de uma pessoa tão capacitada como a atual Ministra, na sua direção.

Considerando-se, que a secretaria tem um orçamento bastante inferior aos demais ministérios, e que isso, compromete toda a atuação da mesma, haja vista, a falta de ação em relação à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, a falta de iniciativa na criação do fundo para a implementação das ações previstas no Estatuto da Igualdade Racial, a paralisia em relação à federalização do feriado do “Dia da Consciência Negra” e outras pendências, que praticamente já estão “caindo no esquecimento”.  

Vivemos um momento político importante, porém, não podemos admitir que diante de qualquer ameaça de crise, sejamos nós os primeiros a pagar o preço, abrindo mão das nossas pautas, esvaziando os nossos espaços políticos, por interesses daqueles que dizem conhecer a nossa realidade.

Queremos uma SEPPIR atuante, que se preocupe em debater os temas relevantes com a devida profundidade, e que, imponha aos seus pares governamentais uma atitude condizente com os interesses da maioria da população.

Chega de sermos coadjuvantes, queremos protagonizar a trajetória histórica deste país.




*Marcos Benedito foi coordenador da Comissão Nacional Contra a Discriminação Racial da CUT entre 2007 e 2010, exerceu a presidência do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial, atualmente é Assessor de Planejamento e Elaboração de Projetos na Prefeitura Municipal de Araçatuba.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...