OBSERVATÓRIO - Oposição à Dilma gasta R$ 2 milhões por mês para manter redes - 19 DE MARÇO DE 2015 AUTOR: NAIRA HOFMEISTER
O relatório elaborado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, vazado e publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo na terça-feira (17), aponta que a oposição à Dilma gastou R$ 10 milhões entre novembro de 2014 e março de 2015 para manter suas redes sociais funcionando contra a presidenta – o que significa a aplicação mensal de R$ 2 milhões nas ações.
Segundo o texto, essa é uma estimativa que leva em consideração “a manutenção dos robôs do PSDB, a geração de conteúdo nos sites pró-impeachment e o pagamento pelo envio de Whatsapp”.
Robôs são perfis falsos criados nas redes sociais exclusivamente com a finalidade de fazer reverberar uma mensagem. Isso ocorre porque sites como facebook são sensíveis ao interesse que desperta uma postagem: se mais perfis a compartilham, a rede social expõe o post a um grupo maior de pessoas e ele rapidamente viraliza. No caso do twitter, esses robôs contribuem para que as “hashtags” ganhem popularidade.
Segundo os cálculos da Secom, o PSDB manteve ativos 50 robôs utilizados na campanha eleitoral durante os meses subsequentes ao pleito. “Isso significou um fluxo contínuo de material anti-Dilma, alimentando os aecistas e insistindo na tese do maior escândalo de corrupção da história, do envolvimento pessoal de Dilma e Lula com a corrupção na Petrobras e na tese do estelionato eleitoral”, explica o documento.
O monitoramento da Secom apontou ainda que a partir do final de janeiro, “as páginas mais radicais contra o governo passaram a trabalhar com invejável profissionalismo, com uso de robôs e redes de Whatsapp”.
O emprego da tecnologia para gerenciar conteúdos turbinaram algumas dessas redes. A página no facebook do grupo Revoltados Online engajou 16 milhões de pessoas nos últimos três meses, segundo verificações da Secom. Já o perfil Vem Pra Rua, que convocou fortemente as manifestações do dia 15 de março, chegou a 4 milhões de compartilhamentos.
No mesmo período, as páginas do facebook de Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores atingiram 3 milhões de pessoas.
A todo, apenas em fevereiro as mensagens, textos e vídeos do grupo oposicionista podem ter atingido 80 milhões de brasileiros segundo cálculos da Secom, enquanto que os perfis do Planalto e do PT, juntos, não somaram 22 milhões. “Se fosse uma partida de futebol, estamos entrando em campo perdendo de 8 a 2″, ironiza o documento.
Apesar de serem minoritárias nas redes sociais desde 2013, diz o diagnóstico, a militância pró-governo deu combate durante os protestos do último dia 15 de março. “Houve uma disputa equilibrada até a PM falar em um milhão na Paulista, desmobilizando todo o regimento pró-governo”, atesta.
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