OBSERVATÓRIO - 21 de março o Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial - 18 de março de 2013 - Por Marcos Benedito
Publicado em 18/03/2015 no blog do "Fórum da Construção da Consciência Negra de Araçatuba"
Passados 125 anos da promulgação da Lei Áurea, a população Afrodescendente continua sofrendo as consequências dos mais de 350 anos de escravidão.
De acordo com pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, Ciência e a Cultura) demonstram que a população negra ainda enfrenta problemas de desigualdade social, como o desemprego, dificuldade no acesso à escola, renda inferior e violência.
Há ainda um triste destaque para mulheres negras ocupando os piores empregos, situação que está diretamente ligada ao racismo e preconceito no processo de seleção. No caso específico das mulheres negras, estas apresentam um quadro de tripla jornada de trabalho e recebem em média salário de 50% ao valor da mulher não negra. Na pirâmide social, a mulher negra está na base, sendo a mais discriminada.
A baixa renda das famílias de afrodescendentes obriga boa parte dos jovens a abandonar precocemente a escola para o ingresso no mercado de trabalho. Segundo o “Mapa da Violência de 2006 – Os Jovens do Brasil”, divulgado pela OEI, é alto o índice de violência sofrida pelos negros. O estudo aponta que o jovem negro é o principal alvo: com 72,1% das mortes.
Outra forma de violência que podemos citar é a forma como os meios de comunicação e livros escolares retratam negros e negras estereotipados como subalternos, escravos, sem família e como trabalhadores sem qualificação.
Neste caso, a Lei 10.639/03, que institui o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas contribui decisivamente para a mudança desta realidade. No dia 21 de março de 1960, homens e mulheres que lutavam contra o regime do apartheid foram massacrados pela polícia da África do Sul.
69 pessoas foram assassinadas pelo regime e 186 pessoas ficaram feridas. Este episódio sangrento ficou conhecido como o "Massacre de Shaperville".
A ONU (Organização das Nações Unidas), em memória das vitimas instituiu o Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial, lembrando que no dia 21 de março de 1960, homens e mulheres que lutavam contra o regime do apartheid foram massacrados pela polícia da África do Sul. 69 foram assassinados e 186 ficaram feridos.
Este episódio sangrento ficou conhecido como o "Massacre de Shaperville".
O dia 21 de março efetivamente contribui para que a sociedade brasileira possa refletir sobre estes aspectos concluindo que sem igualdade de oportunidades e inclusão social não existe a democracia plena.
A justiça social somente será um fato, quando não houver a opressão da discriminação e todas as formas de discriminação no Brasil.
O Fórum da Construção da Consciência Negra (FCCN) foi criado por iniciativa das várias entidades que atuam na implemantação das políticas de igualdade de oportunidades em Araçatuba em parceria com a Secretaria Municipal de participação Cidadã da Prefeitura Municipal de Araçatuba.
Este Fórum foi criado em setembro de 2010 objetivando propiciar a existência de um único espaço de debate que permitisse a aglutinação de todas as entidades do Movimento Negro e da Sociedade Civil do município.
O que é a Lei 10.639/03 ?
A Lei Nº 10.639 de 9 de Janeiro de 2003 Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
Com o início da parceria Secretaria Municipal de Participação Cidadã, Associação Cultural Afro Brasileiro de Araçatuba, Secretaria Municipal de Educação com o aval do Prefeito Cido Sério, assinando o Termo de Compromisso de implementação da Lei 10.639/03, foi o marco da criação do Núcleo de Estudo Afro Brasileiro.
COPIE ESTE LINK NA SUA BARRA DE FERRAMENTA:
COPIE ESTE LINK NA SUA BARRA DE FERRAMENTA:
Comentários
Postar um comentário