Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - 21 de março o Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial - 18 de março de 2013 - Por Marcos Benedito



Publicado em 18/03/2015 no blog do "Fórum da Construção da Consciência Negra de Araçatuba"

Passados 125 anos da promulgação da Lei Áurea, a população Afrodescendente continua sofrendo as consequências dos mais de 350 anos de escravidão. 

De acordo com pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, Ciência e a Cultura) demonstram que a população negra ainda enfrenta problemas de desigualdade social, como o desemprego, dificuldade no acesso à escola, renda inferior e violência.

 Segundo os estudos, o grau de escolaridade é menor e o rendimento médio do homem negro é equivalente a dois terços do valor do salário recebido pelo homem não negro. Nos dois estudos foi constatado que mais da metade dos desempregados afrodescendentes.

Há ainda um triste destaque para mulheres negras ocupando os piores empregos, situação que está diretamente ligada ao racismo e preconceito no processo de seleção. No caso específico das mulheres negras, estas apresentam um quadro de tripla jornada de trabalho e recebem em média salário de 50% ao valor da mulher não negra. Na pirâmide social, a mulher negra está na base, sendo a mais discriminada.


A baixa renda das famílias de afrodescendentes obriga boa parte dos jovens a abandonar precocemente a escola para o ingresso no mercado de trabalho. Segundo o “Mapa da Violência de 2006 – Os Jovens do Brasil”, divulgado pela OEI, é alto o índice de violência sofrida pelos negros. O estudo aponta que o jovem negro é o principal alvo: com 72,1% das mortes.

Outra forma de violência que podemos citar é a forma como os meios de comunicação e livros escolares retratam negros e negras estereotipados como subalternos, escravos, sem família e como trabalhadores sem qualificação.

Neste caso, a Lei 10.639/03, que institui o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas contribui decisivamente para a mudança desta realidade. No dia 21 de março de 1960, homens e mulheres que lutavam contra o regime do apartheid foram massacrados pela polícia da África do Sul.

69 pessoas foram assassinadas pelo regime e 186 pessoas ficaram feridas. Este episódio sangrento ficou conhecido como o "Massacre de Shaperville".

A ONU (Organização das Nações Unidas), em memória das vitimas instituiu o Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial, lembrando que no dia 21 de março de 1960, homens e mulheres que lutavam contra o regime do apartheid foram massacrados pela polícia da África do Sul. 69 foram assassinados e 186 ficaram feridos.

Este episódio sangrento ficou conhecido como o "Massacre de Shaperville".

O dia 21 de março efetivamente contribui para que a sociedade brasileira possa refletir sobre estes aspectos  concluindo que sem igualdade de oportunidades e inclusão social não existe a democracia plena.

A justiça social somente será um fato, quando não houver a opressão da discriminação e todas as formas de discriminação no Brasil.

O Fórum da Construção da Consciência Negra (FCCN) foi criado por iniciativa das várias entidades que atuam na implemantação das políticas de igualdade de oportunidades em Araçatuba em parceria com a Secretaria Municipal de participação Cidadã da Prefeitura Municipal de Araçatuba.

Este Fórum foi criado em setembro de 2010 objetivando propiciar a existência de um único espaço de debate que permitisse a aglutinação de todas as entidades do Movimento Negro e da Sociedade Civil do município.

O que é a Lei 10.639/03 ?

A Lei Nº 10.639 de 9 de Janeiro de 2003 Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

Com o início da parceria Secretaria Municipal de Participação Cidadã, Associação Cultural Afro Brasileiro de Araçatuba, Secretaria Municipal de Educação com o aval do Prefeito Cido Sério, assinando o Termo de Compromisso de implementação da Lei 10.639/03, foi o marco da criação do Núcleo de Estudo Afro Brasileiro.

COPIE ESTE LINK NA SUA BARRA DE FERRAMENTA:

http://fccn-aracatuba.blogspot.com.br/2013/03/fccn-21-de-marco-o-dia-internacional.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol...

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no c...

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p...